Análise - Horizon Chase 2

Análise - Horizon Chase 2

Um dos melhores jogos de corrida arcade do ano!
#Análises Publicado por CODORÇO, em

Depois do sucesso de Horizon Chase Turbo, a Aquiris, estúdio brasileiro lança a sua tão aguardada sequência, o Horizon Chase 2.

Um jogo que traz todas as ótimas mecânicas do primeiro título porém agora com gráficos novos, jogabilidade aprimorada e um novo modo Multiplayer.

O jogo foi lançado em agosto de 2022 primeiramente como um exclusivo da Apple, mas em 14 de setembro de 2023 recebeu um lançamento surpresa para o Nintendo Switch e PC através da Epic Game Store.

Horizon Chase 2

Se você jogou o primeiro título da franquia, já vai estar familiarizado com os modos de jogo e o estilo de Horizon Chase 2, porém engana-se quem acha que esse título é só mais do mesmo. Pois logo de cara ao entrar na primeira corrida já vemos uma grande evolução em todos os aspectos do game.

Slide https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/100/horizon-chase-2-099145.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/100/horizon-chase-2-099146.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/100/horizon-chase-2-099147.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/100/horizon-chase-2-099148.jpg

Ao abrir o game temos três modos de jogo para escolher, o clássico Volta ao Mundo, Playground e Torneio.

Cada um deles oferece um tipo diferente de competição, porém na questão de jogabilidade, todos os modos são muito parecidos.

Começando pela Volta ao Mundo, aqui as corridas são separadas por Países, sendo necessário chegar pelo menos em quinto para desbloquear a próxima pista e consequentemente para progredir para o próximo país.

Cada país possui de 3 cidades e cada cidade possui de 3 a 5 corridas. Aqui as corridas são de dois tipos: Corridas normais e corridas contra o tempo.

As corridas normais possuem 20 jogadores, onde além de ganhar, você também terá que coletar moedas pela pista.

E as corridas contra o tempo, você estará sozinho na pista, mas precisará coletar moedas verdes para diminuir o tempo total da corrida.

Slide https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/100/horizon-chase-2-099149.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/100/horizon-chase-2-099150.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/100/horizon-chase-2-099151.jpg

Indo para o Playground aqui nós podemos desafiar jogadores online em pistas aleatórias ou comprir desafios que se completados corretamente, te rendem créditos para gastar customizando os carros.

Para finalizar temos o modo torneio que é dividido em 3 categorias, Amador, Profissional e Master. Nesse torneio corremos em diversas pistas, ganhando pontos por colocação, e no fim aquele que tiver mais pontos se tornará o vencedor do torneio.

No modo Playground e no Torneio ao invés de moedas azuis na pista, temos fragmentos de nitros e ao pegarmos todos, ganhamos um nitro extra para ajudar na partida.

Uma característica legal é que todos os modos são compatíveis com multiplayer local, de até quatro pessoas.

Slide https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/100/horizon-chase-2-099152.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/100/horizon-chase-2-099153.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/100/horizon-chase-2-099154.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/100/horizon-chase-2-099155.jpg

Jogabilidade

Aqui o efeito de velocidade é impressionante, e muitas vezes estamos tão rápido que praticamente fazemos as curvas no puro reflexo.

Porém, mesmo com essa super sensação de velocidade eu achei que o Horizon Chase 2 ficou muito mais fácil de se jogar que o primeiro título, isso porque nesse novo jogo, temos um controle melhor do carro e uma visibilidade bem mais ampla da pista, sendo mais fácil prever a próxima curva.

Slide https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/100/horizon-chase-2-099156.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/100/horizon-chase-2-099158.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/100/horizon-chase-2-099165.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/100/horizon-chase-2-099166.jpg

Para aqueles que gostam de um desafio, infelizmente o game não tem seletor de dificuldade, mas ao longo dos países, vemos que as partidas ficam mais difíceis, porém, não difíceis de ganhar, mas sim de se conseguir o super troféu. (Que só podemos conseguir vencendo a corrida e coletando todas as moedas da pista.)

Outra coisa que fez diminuir a dificuldade do jogo foi a remoção do sistema de combustível. Mecânica essa que no primeiro jogo te obriga a abastecer o carro coletando galões de combustíveis na pista.

Uma característica que me irritou um pouco no game, foi o efeito de carrinho de bate bate dos carros, pois, muitas vezes, pequenas encostadas em outros veículos geram um impacto tão grande que te tiram da pista.

Acredito que a força do impacto deveria ser contabilizada de acordo com a força da batida lateral, aí sim seria mais "realista", porem isso também deixaria o jogo muito mais facil.

Em fim o jogo é facil para quem quer se divertir, mas é dificil para quem quer concluir o 100%.

Gráficos e Países

A transição da engine Unity para a Unreal Engine trouxe uma melhoria significativa na qualidade gráfica do jogo. Os cenários são ricamente detalhados e capturam com êxito a atmosfera de várias cidades ao redor do mundo.

Os efeitos de iluminação são lindos, e proporcionam uma experiência visual super agradável, especialmente nas corridas noturnas, onde a iluminação ambiente, os faróis dos carros e os reflexos adicionam uma incrível profundidade às pistas.

Slide https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/100/horizon-chase-2-099157.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/100/horizon-chase-2-099164.jpg

Também em diversas corridas podemos presenciar mudanças climáticas como tempestades de areia, nevascas e chuva, que aprimoram ainda mais o mundo do game.

Realmente vemos que a Aquiris fez um ótimo trabalho, tanto nos gráficos do jogo quanto na representação das cidades.

Slide https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/100/horizon-chase-2-099159.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/100/horizon-chase-2-099160.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/100/horizon-chase-2-099161.jpg

Lista dos países representados no Horizon Chase 2:

  1. Estados Unidos: Flórida, Vermont e Califórnia.
  2. Brasil: Norte / Nordeste, Sul e Sudeste.
  3. Marrocos: Drá-Tafilalet, Fez-Meknès e Marraquexe-Safim.
  4. Itália: Abruzos, Cinque Terre e Apúlia.
  5. Tailândia: Central, Sul e Norte.
  6. Japão: Kanto, Kansai e Hokkaido.
  7. Extra: Talvez essa seja uma pista de como será o próximo jogo da franquia. (Eu iria gostar bastante)
Esta parte do texto foi marcado como Spoiler. Clique aqui para ver o contéudo.

Carros e customizações

Cada carro possui diversas pinturas, chassis e rodas para desbloquear. Eles também possuem níveis próprios, que vão de 1 a 10 e ao passar de nível, você poderá fazer upgrades nesses carros, assim aprimorando a sua jogabilidade e velocidade.

Slide https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/100/horizon-chase-2-099169.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/100/horizon-chase-2-099170.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/100/horizon-chase-2-099171.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/100/horizon-chase-2-099172.jpg

Aqui os carros são bem projetados, cada um com a sua característica única, sendo as características principais: Velocidade, Arrancada, Controle e Nitro.

No total o jogo disponibiliza 12 carros, sendo que alguns deles só podem ser liberados mediante certas condições.

Cada carro é único, porém só de olharmos para eles, conseguimos notar uma certa semelhança com alguns carros existentes no mundo real.

Slide https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/100/horizon-chase-2-099167.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/100/horizon-chase-2-099168.jpg

Na minha opinião, eu achei que o jogo foi lançado com poucos carros, porém provavelmente veremos mais alguns modelos sendo lançados ao decorrer do tempo, assim como aconteceu no Horizon Chase Turbo.

Trilha sonora

Aqui não tem como negar, a trilha sonora desse jogo é impecável. Dando um ar de alegria e nostalgia a cada pista que corremos. E assim como o primeiro jogo, aqui temos de novo o Barry Leitch como compositor, esse que é nada mais, nada menos que o compositor original de Top Gear(Top Racer).

Conclusão

Em resumo eu posso dizer que o Horizon Chase 2 é praticamente um game obrigatório que todos os fãs de jogos de corrida arcade devem ter. Aqui a Aquiris teve um excelente êxito em garantir uma sequência digna para o título que ao mesmo tempo que mantém a identidade original também evolui diversas mecânicas chaves para um bom gameplay.

Jogo analisado no PC - Windows, versão “Epic Games”. Key disponibilizada pelo Jesús Fabre.

9.8
thumb_up
Nota
O melhor jogo de corrida arcade do ano!
Prós
  1. Ótima jogabilidade.
  2. Ótima Trilha sonora.
  3. Belos gráfico cartunescos.
  4. Bom Preço.
Contras
  1. Poucos Carros.
CODORÇO
CODORÇO #codorco

😱 Não clique aqui: Não clique

TwitterInstagramBlog

Contato - [email protected]

Equipe do Site, Rio Grande do Sul - Gravataí
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque