Análise | Railway Empire 2

Análise | Railway Empire 2

Seja o chefe da sua própria ferrovia
#Análises Publicado por Sr Ori, em

Railway Empire 2 é um jogo de estratégia bem semelhante a jogos como SimCity, Tropico e Cities Skylines, onde seu objetivo é administrar uma cidade ou lidar com algum tipo de gerenciamento com diversos desafios. O seu diferencial é que ele aborda o gerenciamento de ferrovias, ou seja, o jogador é dono de uma empresa de transporte ferroviário e deve auxiliar as cidades a crescerem levando recursos que elas precisam. Em resumo, o jogo se trata sobre isso...

Apesar de ser teoricamente simples suprir a necessidade das cidades, o jogador deve lidar com outras mecânicas mais complexas no meio do caminho para atingir esse objetivo. O jogador basicamente deve planejar qual rota irá montar, quantas vias serão usadas, se uma via tem cruzamento, se vale a pena ela custar mais caro, se a mercadoria para aquela cidade vale a pena naquele momento e várias outras coisas que fazem o jogador refletir sobre suas decisões, pois qualquer erro pode levar a empresa a falência ou congelar na progressão.

O jogo também possui umas mecânicas que vão um pouco mais além do que esse padrão que comentei acima, como sabotar concorrentes (sim, existem outras empresas que competem pela atenção das cidades), comprar ações de mercado, pedir empréstimos, verificar se a cidade recebe determinada mercadoria, etc.

Apesar de não ser tão complexo e detalhado quanto um Cities Skylines, o jogador poderá gastar várias horas planejando as rotas que os seus trens irão percorrer, além de muitas vezes terem que otimizar as existentes (geralmente as rotas mais antigas). A otimização de rotas é inclusive uma das partes que o jogador irá gastar boa parte do seu tempo, seja por conta do excesso de tráfego em uma rota que a está deixando paralisada, ou por simplesmente reaproveitar rotas existentes para baixar o custo de um novo trajeto. Nessa ideia de planejar rotas, é possível criar várias formas de conectar trilhos e cidades. O jogo permite criar trilhos subterrâneos, pontes e conectar novos trilhos com outros já existentes para reaproveitar a rota.

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS9WVDFyQ2hFLmpwZw==

Agora um ponto negativo desse jogo é que após conseguir estabilidade com uma certa quantidade de cidades produzindo, recebendo e entregando recursos, o jogo não cria alguma forma de gerar déficit de dinheiro para a empresa, diferente do que ocorre em outros jogos do estilo. Então caso o jogador consiga essa estabilidade, ele consegue gastar seu saldo de dinheiro sabendo que em nenhum momento ele terá uma projeção de saldo negativa (a não ser que o jogador faça alguma merda muito grande). Então o maior desafio do jogo em si é o início que te entrega muito pouco dinheiro, ou os desafios colocados na campanha que nem sempre o dinheiro consegue solucionar sozinho (apesar de ajudar bastante hehe).

Modos de jogo

Railway Empire 2 possui um tutorial bem explicativo para quem irá iniciar sua jornada pela primeira vez, contendo 7 capítulos que irão ensinar o básico para conseguir lidar com os outros modos de jogo. Apesar disso, ele não ensina a como lidar com os desafios que a campanha e outros modos colocam, permitindo que o jogador também aprenda por si.

Ele também possui uma campanha de 5 capítulos que, apesar de parecerem pequenos, demoram pelo menos umas 20 horas por conta da quantidade de missões em cada um deles (e obviamente que os desafios não são tão fáceis). Em todos esses capítulos o jogo entregará diferentes desafios que precisam ser cumpridos em determinado tempo, entregando novos assim que os anteriores forem concluídos e assim por diante até concluir todo o capítulo.

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS9KYjJOMjBzLnBuZw==

Outra possibilidade é abrir um mundo sandbox onde o jogador escolhe como quer jogar, além de poder convidar um amigo para administrar a empresa de forma cooperativa. O modo cooperativo não funciona tão bem por conta de os jogadores controlarem a mesma empresa com os mesmos recursos. O modo PVP por algum motivo também não existe, talvez por conta de pensar que os jogadores precisam pausar o tempo para planejar ou também pode ser simplesmente descaso da desenvolvedora com esse modo de jogo.

Audiovisual

Por conta de ser um jogo em que a pessoa terá que ficar por várias horas pensando e olhando menus, geralmente não escolhem uma quantidade tão grande de músicas para complementar o jogo. Porém elas obviamente não podem ser enjoativas, já que é isso que o jogador irá ouvir o tempo todo.

A trilha sonora de Railway Empire se encaixa nesse critério, porque é bem tranquila de ouvir por várias horas seguidas e não atrapalha no raciocíno. Porém a quantidade disponível de músicas é menor do que de outros jogos do gênero, muitas vezes nem parecendo que possui variação, o que poderiam ter caprichado melhor como o Two Point Campus por exemplo.

Slide https://i.imgur.com/4CwFvLh.jpg;;;https://i.imgur.com/nTJzEYa.png;;;https://i.imgur.com/2So5rA5.jpg

Em questão gráfica ele é bem feito e conseguimos ver os detalhes das cidades, ferrovias, trens, fazendas, etc. E o interessante é que o jogo é bem otimizado, porque mesmo após um longo período em um mesmo cenário dificilmente encontrei travamentos.

Concluindo

Railway Empire 2 é um ótimo jogo para os amantes de jogos de estratégia e gerenciamento de recursos, pois mesmo que não goste tanto da temática de trens (meu caso), ainda assim conseguirá aproveitar todos os desafios que o jogo impõe, assim como outros jogos do gênero.

Ele está disponível tanto para PC quanto para consoles, e inclusive é totalmente possível jogar pelo controle, apesar de ser necessário um pouco de adaptação por conta da quantidade de menus e atalhos envolvidos.

Disponível para: PC, PlayStation, Nintendo Switch e Xbox.

8.0
thumb_up
Nota
Um City Building criativo e desafiador com temática de ferrovia.
Prós
  1. Desafios bem elaborados
  2. Bons gráficos
  3. Satisfatório de solucionar problemas
  4. Vários modos de jogo
  5. Mecânicas bem feitas
Contras
  1. Multiplayer poderia ser bem melhor
  2. Trilha sonora com pouca variedade
  3. Dinheiro pode não ser um problema após um tempo de jogo (e dependendo do jogador)
Sr Ori
Sr Ori #luhckaz100

Fã de yakuza e jogos que trazem experiências criativas e diferentes das que já tive.

Colaborador do Site
Publicações em Destaque
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por coca,
#Games, Por VSDias55,