"O que você já fez na vida?", comenta Cliff a respeito dos haters
Cliff Bleszinski ficou conhecido por criar a icônica franquia Gears of War. Infelizmente após abrir seu próprio estúdio, o desenvolvedor não teve a mesma sorte, com fracassos como LawBreakers.
Embora LawBreakers tenha falhado, Cliff se mostra bastante feliz com o trabalho que a equipe criou. Para ele, na época do seu lançamento o gênero já estava bastante competitivo, com Overwatch sendo o grande destaque.
Infelizmente Cliff afirma que muitos ficaram felizes com o seu jogo fracassando, o que acabou o afetando profundamente. Ele diz que trabalhou 2 anos sem receber salário, apenas para manter o estúdio aberto, fazendo por paixão.
A cultura Troll piorou exponencialmente. Estou orgulhoso do que fizemos e sempre estarei. Eu não recebi salário por dois anos quando o estúdio estava aberto e apenas trabalhei duro nisso. A equipe é ótima. Ainda sou amigo e mantenho contato com muitos deles. Fazer videogames é difícil. É por isso que estou feliz em prestar consultoria agora, porque nunca quero ser CEO ou designer-chefe tão cedo.
Para Cliff, grande parte da arte vem da tristeza, e na época em que criou Gears of War, Cliff diz que estava passando por uma época ruim em sua vida, com a saúde do seu cão cada vez mais piorando e seu primeiro casamento tendo dado errado, o que deu frutos ao primeiro jogo. Já durante LawBreakers, ele estava em um momento mais feliz.
No passado, Cliff afirmou que havia se arrependido de ter lançado o jogo no PS4 em vez do Xbox One. De acordo com ele, essa decisão acabou sendo feita por causa da base instalada maior do console da Sony, mas a base de fãs que ele construiu com Gears estava toda no Xbox.
Já pedi desculpas inúmeras vezes nas redes sociais por isso, e isso pode ter sido um fator importante. No final das contas, éramos um estúdio pequeno e só tínhamos recursos suficientes para fazer... foi um milagre termos conseguido fazer o jogo no PC e rodá-lo em uma batata, e depois também fazê-lo no PlayStation. Então, para levá-lo ao Xbox… simplesmente não tínhamos recursos, mas deveríamos ter priorizado o Xbox.
Apesar do fracasso do jogo, Cliff lembra da época especialmente por ter recebido um elogio de Hideo Kojima. Após lançar o jogo, os dois se encontraram e o desenvolvedor japonês elogiou Cliff por ter lançado seu jogo com seu próprio estúdio.
LawBreakers havia sido lançado, o número estava diminuindo e eu saí para jantar e beber com ele, e Death Stranding ainda não havia sido lançado. E ele olha para mim e diz: “Você fez algo que eu ainda não fiz. Você lançou um jogo com seu próprio estúdio.” E isso me encorajou a continuar o máximo possível. Por mais que Boss Key tenha falhado, ainda estou orgulhoso do que fizemos, mas ele é um cara único.