O que você já fez na vida?, comenta Cliff a respeito dos haters

"O que você já fez na vida?", comenta Cliff a respeito dos haters

Cliff acredita que ao menos tentou e chegou a criar algo com LawBreakers.
#Games Publicado por Vinicius, em

Cliff Bleszinski ficou conhecido por criar a icônica franquia Gears of War. Infelizmente após abrir seu próprio estúdio, o desenvolvedor não teve a mesma sorte, com fracassos como LawBreakers.

Embora LawBreakers tenha falhado, Cliff se mostra bastante feliz com o trabalho que a equipe criou. Para ele, na época do seu lançamento o gênero já estava bastante competitivo, com Overwatch sendo o grande destaque.

Eu realmente aprecio o apoio do fundo do meu coração. Trabalhamos muito naquele jogo e acredito que fizemos um jogo muito, muito legal. No final do dia, acabamos sendo pisoteados pela Blizzard. O gênero hero shooter estava sobrecarregado na época.

Infelizmente Cliff afirma que muitos ficaram felizes com o seu jogo fracassando, o que acabou o afetando profundamente. Ele diz que trabalhou 2 anos sem receber salário, apenas para manter o estúdio aberto, fazendo por paixão.

Quando o estúdio e LawBreakers faliram… estávamos vendo os números diminuírem constantemente, isso partiu meu coração. [...] Grande parte da Internet achou hilário que o estúdio arrogante do designer de jogos estivesse falindo. E eu pensava, “Cara, eu tentei. No final do dia acordei e fiz alguma coisa, sabe?" E foi aí que comecei a ficar defensivo na internet. É muito mais fácil criticar do que criar. Às vezes, quando as pessoas me criticam, eu penso: “O que diabos você já fez na vida?”

A cultura Troll piorou exponencialmente. Estou orgulhoso do que fizemos e sempre estarei. Eu não recebi salário por dois anos quando o estúdio estava aberto e apenas trabalhei duro nisso. A equipe é ótima. Ainda sou amigo e mantenho contato com muitos deles. Fazer videogames é difícil. É por isso que estou feliz em prestar consultoria agora, porque nunca quero ser CEO ou designer-chefe tão cedo.

Para Cliff, grande parte da arte vem da tristeza, e na época em que criou Gears of War, Cliff diz que estava passando por uma época ruim em sua vida, com a saúde do seu cão cada vez mais piorando e seu primeiro casamento tendo dado errado, o que deu frutos ao primeiro jogo. Já durante LawBreakers, ele estava em um momento mais feliz.

Acredito que, infelizmente, muita arte boa vem do tormento e da tristeza na vida de alguém. [...] Eu acho que, como criador, quando eu tinha meu próprio estúdio - Boss Key Productions - fizemos aquele jogo LawBreakers, o qual era muito bom, e depois Radical Heights, o qual não era um jogo completo, mas era bastante divertido. LawBreakers foi legal, mas eu estava muito feliz na época. Foi um jogo de tiro multiplayer. Mas acho que há algo a ser dito sobre sofrimento e arte. Cortar sua orelha enquanto você pinta.

No passado, Cliff afirmou que havia se arrependido de ter lançado o jogo no PS4 em vez do Xbox One. De acordo com ele, essa decisão acabou sendo feita por causa da base instalada maior do console da Sony, mas a base de fãs que ele construiu com Gears estava toda no Xbox.

Sim, eu disse publicamente que isso foi um erro. Arjan Brussee, meu COO, ele olhou para os números e viu que a base instalada do PlayStation na época era exponencialmente maior do que o Xbox na época. Mas minha base de fãs da franquia Gears se sentiu traída.

Já pedi desculpas inúmeras vezes nas redes sociais por isso, e isso pode ter sido um fator importante. No final das contas, éramos um estúdio pequeno e só tínhamos recursos suficientes para fazer... foi um milagre termos conseguido fazer o jogo no PC e rodá-lo em uma batata, e depois também fazê-lo no PlayStation. Então, para levá-lo ao Xbox… simplesmente não tínhamos recursos, mas deveríamos ter priorizado o Xbox.

Apesar do fracasso do jogo, Cliff lembra da época especialmente por ter recebido um elogio de Hideo Kojima. Após lançar o jogo, os dois se encontraram e o desenvolvedor japonês elogiou Cliff por ter lançado seu jogo com seu próprio estúdio.

Eu acho que estávamos em um painel na E3, e ele estava exibindo um trailer de um de seus novos jogos Metal Gear. Kojima é tão voltado para o cinema, certo? Ele é ótimo. Mas a questão é que ele está tão envolvido em suas cenas, com cenas de 45 minutos. Tipo, vá fazer um filme logo, amigo! [...] Acabamos conseguindo esse tipo de vínculo. Ele era o cara, enquanto meu estúdio estava desmoronando... Levei meus sogros, hum, para o Japão há um tempo atrás.

LawBreakers havia sido lançado, o número estava diminuindo e eu saí para jantar e beber com ele, e Death Stranding ainda não havia sido lançado. E ele olha para mim e diz: “Você fez algo que eu ainda não fiz. Você lançou um jogo com seu próprio estúdio.” E isso me encorajou a continuar o máximo possível. Por mais que Boss Key tenha falhado, ainda estou orgulhoso do que fizemos, mas ele é um cara único.

Fonte: Comingsoon
Vinicius
Vinicius #VSDias55
Equipe do Site, Florianópolis
Publicações em Destaque