Análise: DualSense Edge

Análise: DualSense Edge

Será ele o novo rei dos controles profissionais? Testei o controle profissional da Sony de 200 dólares.
#Análises Publicado por Bot, em

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS9qVFNIYTdKLmpwZw==

Unboxing

O caixa do controle inclui:

  1. Controle sem fio DualSense Edge
  2. Cabo USB trançado
  3. 2 capas padrão
  4. 2 capas de domo alto
  5. 2 capas de domo baixo
  6. 2 botões traseiros de meio domo
  7. 2 botões traseiros de alavanca
  8. Encaixe de conector
  9. Estojo em plástico rígido

Slide https://imgur.com/JuL4arz.jpg;;;https://imgur.com/msVcWlg.jpg;;;https://imgur.com/uCdLby6.jpg

Construção

O DualSense Edge é feito inteiramente em plástico (possuindo laterais internas emborrachadas). O touchpad agora é preto e contém símbolos tradicionais do PS em alto relevo (assim como os gatilhos L2 e R2). Os botões são pretos com símbolos brancos. O Edge é mais pesado pesando 335 gramas contra 280 gramas do controle original do PlayStation 5.

Slide https://imgur.com/xmlWtmz.jpg;;;https://imgur.com/OBqMlML.jpg

Troca dos Analógicos

Uma característica única que possui é a capacidade de remover parte frontal onde estão localizados os analógicos a partir da trava RELEASE, localizada atrás do controle. Removendo você tem acesso a duas pequenas alavancas internas metálicas que removem os módulos de controle analógico como as fotos a seguir:

Slide https://imgur.com/vYyUMxy.jpg;;;https://imgur.com/gq1Y8xw.jpg

Essa característica modular é um excelente ponto positivo em relação ao seu concorrente, o Xbox Elite V2, que possui problemas crônicos conhecidos de drift (assim como o controle padrão do PS5 e Xbox Series) que causa prejuízo para vários consumidores anualmente. A solução final para correção desse defeito seria utilizar analógicos com sensor de efeito Hall no lugar dos potenciômetros, mas essa tecnologia é cara e possui patentes, porém uma empresa chamada Gulikit, que trabalha com esse tipo de analógico para Steam Deck e Nintendo Switch, está desenvolvendo um módulo para ser utilizado com o DualSense Edge.

IMAGEaHR0cHM6Ly9pbWd1ci5jb20vYVRmTFMxQy5qcGc=

Esses módulos por sua vez permitem a troca dos sticks, que são aquelas ‘borrachinhas’ do analógico, que podem ser côncavas ou convexas. Nesse controle, há um conjunto idêntico ao do controle padrão, porém é incluído na caixa mais 2 pares no estilo controle do PS3, possuindo alturas diferentes. Ele é fixado por travas com anéis, diferente do controle Xbox Elite que é magnético e sendo assim bem mais prático.

IMAGEaHR0cHM6Ly9pbWd1ci5jb20vdUdzbkVxYS5qcGc=

Botões adicionais traseiros

Na parte de trás estão localizados dois compartimentos para uso das alavancas (famosos paddles) ou as meias-luas direita e esquerda, onde funcionam como botões adicionais (com nome de LB e RB) e permite vincular com 16 dos 17 botões presentes do controle (exceto o botão CREATE). Esses botões adicionais são configurados apenas no software que será detalhado mais adiante.

Slide https://imgur.com/T6xJFrY.jpg;;;https://imgur.com/DFxi2g6.jpg

Controle mecânico de curso dos gatilhos

Ambos os gatilhos analógicos apresentam controles mecânicos deslizantes de parada para reduzir a distância percorrida com três predefinições disponíveis (curso completo, médio ou curto). Normalmente outros controles profissionais removem a funcionalidade dos gatilhos adaptáveis para fornecer o limitador de curso, porém a Sony desenvolveu um sistema que permite o uso dele em conjunto com o limitador, embora o último nível possa afetar o funcionamento deles.

IMAGEaHR0cHM6Ly9pbWd1ci5jb20vT0JxTWxNTC5qcGc=

Software no PS5

Aqui está a cereja do bolo do controle, ele possui um software integrado ao PS5 que possui dezenas de opções de personalização, mais até que o Xbox Elite, que é referência nessa área a anos. A maior desvantagem que está disponível apenas no console, ou seja, qualquer mudança citada nesse tópico só poderá ser realizada no PS5.

O controle conta com 2 botões de função chamados FN, pressionando-os um submenu aparece sobreposto ao jogo e permite selecionar rapidamente um perfil: Botão TRIÂNGULO para perfil padrão, Botão CÍRCULO para perfil 1, Botão X para o perfil 2 e Botão QUADRADO para o perfil 3. Apenas os três perfis poderão ser modificados e todos eles são gravados na memória interna do controle. O D-PAD esquerdo e direito pode ser utilizado para o controle do balanço BATE-PAPO/JOGO e o D-PAD cima e baixo para controle do volume do Headset conectado (via P2 ou USB), exceto se ele for um dos Pulse (3D, Elite e Explorer) ou Inzone (H7 e H9), pois neles os controle de volume geral e controle de chat e voz tem que ser feito no próprio fone, já que controle recusa a controla-los e aparece uma mensagem de erro (meu Headset Inzone H9 por exemplo só funciona com a dongle setado no modo PC). O botão OPTION (antigo START) permite ir a tela de configuração dos perfis, detalhado adiante.

IMAGEaHR0cHM6Ly9pbWd1ci5jb20vQk1CVXlPZS5qcGc=

Pressionando o OPTIONS, aparece a tela de criação de perfil e vinculação dos botões. Como dito anteriormente, apenas 3 podem ser modificados e vinculados, mas você pode criar quantos perfis quiser que ficará salvo no console.

IMAGEaHR0cHM6Ly9pbWd1ci5jb20veHh1a2g2RC5qcGc=

Dentro de cada perfil, há diversas opções individuais para personalizar. A primeira área permite remapear cada botão no DualSense Edge, bem como aplicar atribuições de botão aos dois botões traseiros.

Slide https://imgur.com/OtrYfuE.jpg;;;https://imgur.com/w9vpoJK.jpg

A segunda seção permite ajustar as zonas mortas do analógico (algo inexistente por exemplo no Xbox Elite, que permite um meio de mitigar o problema de drift), bem como escolher entre curvas de sensibilidade predefinidas.

Slide https://imgur.com/Gg0zrN8.jpg;;;https://imgur.com/Kf6Y341.jpg

A seção final permite ajustar zonas mortas e de ativação para os gatilhos analógicos, sendo possível alterar ele individualmente ou simultâneo.

IMAGEaHR0cHM6Ly9pbWd1ci5jb20vRTFZWHZaUi5qcGc=

Também existem opções para ajustar a vibração e a intensidade dos gatilhos adaptáveis, mostrado na foto anterior.

Software no PC

Oficialmente, o DualSense Edge não possui software para o PC, porém existem softwares de terceiros como DSX e DS4Windows que permitem configurar praticamente todas as funções do controle com mais funcionalidade que o software original.

Você pode escolher a cor e modo do LED, desligar o led indicador do número de jogadores, desligar a luz do microfone, configurar o touchpad para funcionar como mouse ou botão extra no DS4Win, emular o controle do Xbox em jogos não compatíveis, adicionar os efeitos dos gatilhos adaptáveis em jogos não compatíveis com uso de mods no DSX (exemplo usar o Gatilho Adaptável no Forza Horizon 5) etc.

Slide https://imgur.com/GIvDtlu.jpg;;;https://imgur.com/AsA25JE.jpg

O DS4Windows é gratuito e oferece mais opções de configurações, exceto que não tem ainda suporte a gatilhos adaptáveis como o DSX e nem uma interface mais amigável, mas possuem ferramentas como overclock no controle via Bluetooth.

Infelizmente, apenas o perfil padrão pode ser modificado, sendo os outros apenas no console. Os desenvolvedores estão descobrindo mais sobre o controle e o suporte a salvamento na memória interna chegará em breve.

Se sua intenção é apenas usar o controle e configurar os botões extras e os LEDs recomendo o DSX, que custa 17 reais na Steam. Agora, se quiser configurar mais profundamente, o DS4Windows é sua melhor opção. Uma observação é que a Steam suporta nativamente controle e permite modificar os botões traseiros e os de função. Jogos compatíveis com o DS padrão também funcionam, porém os perfis internos determinam o uso dos botões traseiros.

Bateria

Aqui o ponto mais fraco do controle, resumindo a bateria é RUIM. Para conseguir integrar todos os recursos do DualSense padrão e recursos específicos desse controle, a Sony sacrificou o espaço dedicado à bateria, onde diminuiu de 1500mAh para 1050mAh, ou seja, é 30% menor em capacidade. Esse fator, aliado com clock maior no controlador do controle, que garante ter a menor latência entre os controles atuais (incríveis 0,5ms no cabo e 4ms no BT), faz com que dure cerca de 6h no máximo, mesmo com alguns recursos desabilitados. A duração depende do jogo, mas se você joga mais que isso seguidamente, vai precisar fazer uma pausa na jogatina. Uma solução é ter uma base oficial do PS5, que faz o carregamento rápido em 2h (vendida separadamente). Nesse ponto, o Xbox Elite V2 destrói seu concorrente, com suas 40h e sua base de carregamento já incluída (exceto na versão Core).

Personalização

Diferente do Xbox Elite V2 que possui até um site próprio para personalização, o DualSense Edge possui apenas um tipo de coloração, porém no Aliexpress já existem kits para personalizá-lo, como capas, sticks, paddles e cúpulas metálicas de diversas cores, que permite deixá-lo mais ao seu gosto. Recentemente personalizei o meu controle conforme as imagens abaixo:

Slide https://imgur.com/8DcBUAE.jpg;;;https://imgur.com/nS24wz3.jpg

Conclusão

O DualSense Edge é a melhor opção para seu console PS5 de um controle profissional para quem quer manter as características do controle padrão. Sua integração com o console é fantástica e nenhum outro concorrente possui (É necessário usar um PC ou Smartphone para modificar as configurações de botões no Victrix Pro BFG ou Razer Wolverine V2 Pro Wireless por exemplo).

Seu preço, embora acima do Xbox Elite V2, é menor que qualquer outro com as mesmas funcionalidades. O delay extremamente baixo deve ganhar os corações dos jogadores mais hardcore. A desvantagem dele é sua bateria de baixa capacidade, falta de software oficial para o PC (embora tenha opções fantásticas como o DS4Windows) e a falta de mais 2 botões adicionais (como a maioria dos concorrentes possuem), todavia isso depende muito do perfil pessoal e do jogo (eu por exemplo, no R6 2 botões adicionais são o suficiente, mas para um Fortnite eu necessitaria de pelo menos mais um). Se quiser apenas um controle com paddles, existem kits de 150 a 300 reais vendidos separadamente no Aliexpress ou ML que não requer conhecimento de solda para usar no controle padrão, todavia a instalação é complexa, pois é necessário desmontar o controle inteiro.

E você, o que achou do DualSense Edge? Compraria? Deixa sua opinião nos comentários abaixo.

Bot
Bot #OMAE WA MOU SHINDEIRU
Usuário do Site
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque