Análise | Armored Core VI: Fires of Rubicon

Análise | Armored Core VI: Fires of Rubicon

A FromSoftware retorna para usa clássica franquia. Será que valeu a pena?
#Análises Publicado por Vinicius, em

Nos últimos anos a FromSoftware vem apostando forte no gênero soulslike, criando franquias como Dark Souls, Elden Ring e Sekiro. No entanto, o estúdio agora decidiu retornar para uma das suas IPs mais clássicas: Amored Core.

Saindo um pouco da sua zona de sucesso, a FromSoftware conseguiu surpreender com Armored Core VI: Fires of Rubicon?

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy85Ny8wOTYwODguanBn

Armored Core VI: Fires of Rubicon é um jogo que sem dúvidas encontra-se em uma posição um tanto quanto estranha. Sendo uma franquia antiga, certamente possui sua parcela de fãs, mas desde seu último lançamento, a FromSoftware ganhou uma legião de fãs, os quais certamente possuem expectativas para os jogos do estúdio.

Uma das grandes mudanças que Armored Core traz para os jogos da FromSoftware é a história. Aqui as coisas não são tão misteriosas e interpretativas, mas sim uma narrativa comum com um elenco de personagens bem definido.

E para um estúdio acostumado com histórias interpretativas, tenho que dizer que a FromSoftware fez um bom trabalho com a narrativa de Armored Core VI: Fires of Rubicon. Uma trama complexa e que costuma tocar em temas morais bem interessantes.

Além disso, embora o elenco de personagens se comunique com o protagonista através do rádio, sem mostrarem o rosto, eles ainda conseguem se destacar com fortes personalidades, em grande parte pelo bom trabalho dos atores, os quais deram características únicas para cada personagem. É fácil se conectar com esses personagens.

A trama do jogo envolve o planeta Rubicon 3, o qual possui uma substância extremamente valiosa, colocando várias corporações competindo pela sua posse. No papel de um mercenário, você precisa escolher trabalhar para quem paga mais. Durante a narrativa, os jogadores encontrarão diversas reviravoltas, às vezes até mesmo podendo mudar a percepção desse mundo.

Dependendo das escolhas que você aceitar, elas vão influenciando o progresso da história e o final obtido. Isso ajuda a dar muito mais agência para o jogador, se sentindo realmente no papel de um mercenário e também aumentado o fator replay.

Falando em fator replay, Armored Core VI: Fires of Rubicon traz um New Game+ robusto para quem deseja se aventurar uma segunda vez, trazendo novas missões e até mesmo alterando algumas das que você já fez anteriormente, dando um gostinho de novidade.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy85Ny8wOTYwODkuanBn

Para um jogo com grande foco no gameplay, a narrativa é bem complexa, trazendo muitos questionamentos morais interessantes. Talvez a FromSoftware pudesse ter se aprofundado um pouco mais, mas certamente fez um ótimo trabalho para complementar a ação.

Entrando na ação, é aqui onde o jogo realmente brilha. Armored Core VI: Fires of Rubicon é um jogo frenético que consegue transmitir a sensação de realmente pilotar um mecha de tecnologia avançada.

Os mechas são muito ágeis, permitindo esquivas rápidas, saltos enormes e impulsos de alta velocidade. Tudo funciona de forma muito responsiva, com controles precisos mesmo durante as batalhas mais agitadas. Podendo equipar diversas armas em seu mecha, as batalhas são um grande espetáculo.

Assim como em outros títulos da FromSoftware, Armored Core V incentiva adotar um estilo de combate mais agressivo, não dando brechas para os inimigos. Inimigos mais simples encontrados podem ser facilmente derrotados, no entanto, com rivais mais fortes ou outros jogadores no multiplayer o jogo possui uma camada de estratégia graças ao Sistema de Controle de Atitude.

Os ataques causados nos inimigos enchem uma barra de atordoamento, a qual deixa eles congelados no lugar ao ser totalmente preenchida, abrindo uma oportunidade de atacar livremente e causar um dano massivo.

Como essa barra esvazia gradualmente, cada momento que você não está atacando o inimigo é uma oportunidade perdida. Essa mecânica de gameplay cria um balanço divertido, sendo necessário equilibrar os momentos de atacar e fugir, mas sempre criando aquele ímpeto no jogador para ir para cima.

Os destaques ficam para os chefes. Esse sempre foi um ponto positivo nos jogos da FromSoftware e aqui volta novamente a brilhar. Mechas com um design incrível e tamanhos descomunais oferecem batalhas emocionantes e um verdadeiro desafio.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy85Ny8wOTYwOTAuanBn

Embora os chefes apresentem desafios mais elevados que o restante do jogo, Armored Core VI ainda assim oferece uma experiência muito mais tranquila que os outros títulos do estúdio, abrindo a possibilidade de mais jogadores experimentarem.

O foco aqui é fazer o jogador se sentir uma verdadeira máquina de guerra e o estúdio conseguiu transmitir a sensação com perfeição durante os combates. Lutar contra um chefe gigante nesse combate frenético e finalmente derrotá-lo passa uma grande sensação de satisfação.

Inicialmente os comandos do jogo podem parecer confusos, devido aos muitos movimentos e complexidade de algumas mecânicas, mas com o decorrer do jogo tudo se torna mais natural, com a ação acontecendo de forma orgânica.

Embora não seja um mundo aberto como Elden Ring, o sistema de missões em Armored Core VI traz mapas mais contidos com certa liberdade para explorar, encontrando inimigos no caminho e até mesmo algumas missões secundárias.

E como todo bom jogo de mecha, Armored Core VI conta com um robusto sistema de personalização. O jogo traz uma vasta variedade de peças para você modificar o seu mecha à vontade, tanto em armas quanto em partes corporais. Peças trazem elementos como peso e proteção, tendo que equilibrar para ter um mecha funcional durante as lutas.

Se tratando de armas, os jogadores possuem total liberdade de moldar o seu mecha para o seu estilo de gameplay. Duas armas leves, uma em cada mão, ou uma arma pesada de duas mãos. Se preferir você também pode focar no combate corpo a corpo, com direto a um escudo e espada.

As peças são liberadas em um ritmo tranquilo, sempre dando espaço para o jogador testar o que melhor se adequa ao seu gosto. Peças antigas podem até mesmo ser facilmente vendidas pelo mesmo preço que você comprou, criando um sistema que incentiva os jogadores a todo momento a experimentarem algo diferente sem medo de ficarem sem fundos.

Criar build é um dos grandes focos do jogo, preparando um mecha que se adeque ao seu estilo de jogo, mas também saber equilibrar de forma que não fique em desvantagem durante lutas mais desafiadoras. É necessário saber se adequar para cada combate, se focando em velocidade, defesa ou força bruta.

O jogo ainda conta com um modo multiplayer, sendo possível participar de partidas 1v1 ou 3v3 para enfrentar outros jogadores. Embora não seja um elemento que ofereça muita profundidade, trazendo apenas a possibilidade de combates PvP padrões, ainda consegue ser divertido e manter o jogador por mais tempo interessado no jogo.

Ao contrário dos outros títulos da FromSoftware, não há opção de jogar de forma cooperativa. No entanto, isso não significa que elementos de cooperação estejam ausentes. É possível compartilhar sua construção de mecha com a comunidade, para que outros jogadores baixem builds específicas para enfrentar certos desafios.

Embora graficamente não seja nada impressionante, Armored Core VI é salvo por uma boa direção de arte, com cenários bem detalhados e trazendo uma ótima variação de ambientes, tanto em áreas fechadas quanto locais mais abertos.

Sendo um jogo de alta velocidade, infelizmente a câmera nem sempre consegue acompanhar os movimentos do jogador da forma esperada. É fácil às vezes acabar perdendo o inimigo de vista, mesmo com um sistema de lock-on disponível. Sendo um jogo com foco tão grande em velocidade e movimento, esse é um deslize que pode certas vezes prejudicar a experiência.

Enquanto os chefes podem apresentar grandes desafios, os restantes dos níveis acabam muitas vezes pendendo demais para o lado fácil, especialmente se souber montar uma build boa. Esse contraste de partes mais triviais e momentos de alto pico de dificuldade poderia ter sido melhor equilibrado.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy85Ny8wOTYwOTEuanBn

Conclusão

Armored Core VI: Fires of Rubicon entrega tudo aquilo que promete, um combate frenético, batalhas emocionantes e uma vasta gama de personalização. A FromSoftware ainda conseguiu jogar uma história interessante e personagens carismáticos por cima.

Apesar de alguns deslizes, como problemas na câmera em momentos mais frenéticos e muitas partes com ausência de dificuldade, Armored Core VI é um jogo divertido e com muito a oferecer, sendo um prato cheio para os fãs de ação.

8.6
favorite
Nota
Armored Core VI oferece batalhas frenéticas que irá empolgar todo fã de ação, com combates emocionantes e forte personalização de mecha.
Prós
  1. Gameplay rápida e satisfatória
  2. Robusto sistema de customização
  3. Fator replay forte
  4. Batalhas emocionantes contra chefes
  5. História consegue deixar jogador interessado
Contras
  1. Problemas com a câmera
  2. Diversos momentos muito fáceis
Vinicius
Vinicius #VSDias55
Equipe do Site, Florianópolis
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque