Escritor de Dragon Age afirma que indústria não valoriza os escritores

Escritor de Dragon Age afirma que indústria não valoriza os escritores

Na época de Anthem, a própria BioWare estava querendo diminuir o foco na escrita.
#Games Publicado por Vinicius, em

A escrita é um dos elementos mais importantes em um RPG, com muitos dos clássicos do gênero entregando histórias e personagens memoráveis que até hoje são adorados pelos jogadores.

Infelizmente parece que nem todas as empresas apreciam um bom escritor, conforme revelado por David Gaider, principal escritor da franquia Dragon Age. De acordo com ele, muitos estúdios não dão importância para os escritores tanto quanto dão para outros cargos, incluindo a própria BioWare.

Leia Também:

  1. Hogwarts Legacy foi a maior receita no Reino Unido e EUA durante o primeiro trimestre de 2023
  2. Chrono Odyssey, promissor MMORPG feito na Unreal Engine 5, ganha gameplay mostrando seu combate

A escrita é uma dessas disciplinas que é constantemente desvalorizada. É algo que todo mundo pensa que pode fazer ("Eu posso escrever uma frase! Eu sei o que é uma história!") Então, por que pagar muito por isso, certo?

Nos jogos, você vê essa atitude até mesmo entre aqueles que querem entrar na indústria. "Não tenho nenhuma habilidade REAL... Não sei fazer arte, não sei programar, então acho que vou me tornar um escritor? É melhor do que controle de qualidade!" Como se a escrita do jogo não exigisse nenhuma habilidade real que requer desenvolvimento.

Até mesmo a BioWare, que construiu seu sucesso com base na reputação de boas histórias e personagens, lentamente passou de uma empresa que valorizava abertamente seus escritores para uma em que éramos... silenciosamente odiados, com uma dependência em uma narrativa cara vista como um "incômodo" prejudicando a empresa.

David Gaider afirma que seus últimos anos na BioWare, ele sentia que tudo que os responsáveis pelo estúdio queriam era saber como poderiam gastar menos com escrita, acelerando o processo.

Talvez isso soe como uma acusação séria, mas é o que eu senti distintamente até sair em 2016. De repente, tudo o que os responsáveis estavam perguntando era "como podemos ter MENOS escrita?" Uma boa história simplesmente aconteceria, por meio de uma varinha mágica, em vez de ser algo que precisasse de suporte e prioridade.

No final do dia, você pode dizer que gosta de uma boa escrita - seja em um jogo, um filme, um artigo online ou qualquer outra coisa - mas se você não valoriza isso o bastante para priorizá-lo e apoiá-lo... e sim, pagar aos escritores o que eles merecem... não é isso que todo mundo está ouvindo.

Quando o escritor deixou a empresa em 2016, a BioWare estava trabalhando em Anthem, seu jogo multiplayer. Lançado em 2019, o título acabou sendo um grande fracasso e teve seu suporte encerrado.

Após o fracasso de Anthem, a BioWare planeja voltar a apostar em jogos com foco single-player, estando atualmente trabalhando em Dragon Age: Dreadwolf e um novo Mass Effect. Esperamos que o estúdio esteja novamente valorizando seus escritores.

Fonte: Reddit
Vinicius
Vinicius #VSDias55
Equipe do Site, Florianópolis
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por coca,