Análise | Star Wars Jedi: Survivor

Análise | Star Wars Jedi: Survivor

Respawn retorna com um dos melhores conteúdos que Star Wars já teve nos últimos anos.
#Games Publicado por Vinicius, em

A Eletronic Arts e a Respawn Entertainment decidiram apostar em um jogo do Star Wars com inspirações nos soulslike, o qual acabou sendo um grande sucesso, apresentando um novo protagonista nesse rico universo.

Agora o estúdio está de volta com uma sequência para a aventura de Cal. Será que trouxe grandes melhorias ou foi apenas mais do mesmo?

Star Wars Jedi: Survivor apresenta um certo distanciamento do gênero soulslike. Apesar de ainda possuir certas características, o estúdio optou por puxar mais para o lado da aventura.

A história é provavelmente uma das melhores que os fãs de Star Wars viram na franquia durante os últimos anos. Cal retorna mais maduro do que antes e dessa vez passa por momentos ainda mais impactantes.

O jogo faz um ótimo balanço entre cenas emocionantes, divertidas e impactantes. As cutscenes possuem um tom extremamente cinematográfico, com excelente atuação e também direção.

Em seus momentos mais impactantes, o jogo sabe como deixar o jogador empolgado. Os combates de sabre de luz, os chefes se preparando para o combate, tudo passa aquela sensação de épico.

As partes finais de Star Wars Jedi: Survivor foram certamente um espetáculo à parte. Cenas incríveis, batalhas épicas, tudo funcionando perfeitamente, com um desfecho satisfatório para a história.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy85MS8wOTA2MDIuanBn

O combate funciona da mesma forma que no primeiro jogo, mas dessa vez Cal é um Jedi mais experiente. Isso significa que você já começa com grande parte dos movimentos aprendidos no original. Ainda assim há muitas novidades, como a inclusão de três novas posturas. Elas trazem uma boa variedade para o combate, cada uma delas com combos e ataques bem diferentes um dos outros.

Além do sabre normal e o sabre duplo já presentes no jogo original, agora temos o espadão que consegue causar muito mais dano e traz maior defesa, mas conta com ataques lentos; os dois sabres são rápidos e letais, mas com pouco alcance e baixa defesa; por fim temos o blaster, o qual introduz uma arma de longo alcance ao jogo.

Essas adições ajudam o jogador a todo momento a se adaptar aos perigos que aparecem, entregando formas diferentes de se jogar. O fato de só poder carregar duas posturas ao mesmo tempo também faz com o jogador se especialize naquelas que mais o agradaram.

Cada postura ainda tem sua própria árvore de habilidade com diversas skills que ajudam no combate. Como o jogo não apresenta status para melhorar, o uso de novas habilidades é essencial para sobreviver contra inimigos mais fortes.

A quantidade de inimigos também é muito maior. Grande parte dos presentes no original retornam, mas ainda temos diversas novas adições, as quais forçam estilos diferentes de abordagem, desde robôs e soldados do Império até feras selvagens.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy85MS8wOTA2MDUuanBn

Uma das melhores mudanças em relação ao jogo original foi sem dúvidas sua exploração. Fallen Order até mesmo acabou gerando várias brincadeiras por causa do seu costume de presentear os jogadores sempre com ponchos. E pelo jeito os desenvolvedores notaram isso, tendo inclusive transformado isso em uma piada na sequência.

Em Survivor as recompensas por exploração são muito melhores. Você encontra diversas opções de personalização para o Cal, desde jaquetas e calças até penteados e barbas. Há também muitas melhorias, como aumentar sua vida ou força. Isso torna muito mais gostoso ir atrás desses prêmios.

A exploração também é beneficiada pela menor linearidade dos cenários. Aqui os mapas possuem muitos caminhos para serem desbravados e segredos para localizar. Sem contar que dessa vez temos um enorme planeta que serve como um mundo aberto completo para se explorar.

Nem só de combate se faz o jogo e as partes de plataforma também conseguem se destacar. É sempre divertido os desafios propostos pelo jogo, com Cal necessitando saltar obstáculos, andar pelas paredes e se pendurar em cordas.

Além de trazerem uma boa variedade ao jogo, esses momentos ainda conseguem ser divertidos e prazerosos. As novas habilidades de locomoção de Cal também ajudam a tornar tudo mais dinâmico. Certos momentos até parecem ter saído diretamente dos antigos jogos da franquia Prince of Persia.

Pra ajudar na exploração ainda foram adicionadas montarias, com espécies diferentes em cada planeta. Embora não seja possível voar, também há criaturas voadoras que ajudam Cal a planar entre locais mais altos.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy85MS8wOTA2MDQuanBn

Todas essas adições ajudam a tornar o mundo de Star Wars Jedi: Survivor ainda mais vivo, como uma parte orgânica do universo esperando para ser explorada e ter seus segredos revelados.

O planeta de Koboh traz um mapa vasto, cheio de inimigos, caminhos, missões secundárias e recompensas. Entre as missões principais, seja no próprio Koboh ou em outros planetas, os jogadores sempre podem voltar para esse mapa aberto e explorar seus confins. Isso dá uma dinâmica muito melhor do que no primeiro jogo.

Ainda temos um bar que serve como uma espécie de Hub. Após progredir na história, você pode sempre retornar para esse lugar, onde terão novos NPCs ou novas opções de conversas. Embora não seja nada muito profundo, ainda há uma certa personalização do ambiente, permitindo que você escolha as músicas tocando e até mesmo tenha sua própria plantação com as sementes que encontra durante sua jornada.

Além de dar mais vida ao jogo, esse hub ainda ajuda a criar um senso de progresso dentro desse universo, com os personagens reagindo aos novos acontecimentos e comentando a respeito da aventura de Cal. Suas histórias sobre seus passados também fazem com que eles sejam muito mais do que simples NPCs, dando maior profundidade.

Infelizmente o jogo é afetado por um grande problema de performance em todas as plataformas. Jogando nos consoles, o Modo Performance se mostrou bem insatisfatório, com constantes quedas de fps, especialmente nas seções de mundo aberto. O Modo Gráfico já apresentou uma performance mais estável, no entanto, a resolução ainda não era das melhores, apresentando até mesmo a aparição de artefatos na tela durante cenas mais rápidas.

Os planetas presentes para se explorar no jogo trazem cenários bonitos e bem desenvolvidos, mas há uma certa falta de variedade. Há poucos planetas para se explorar, com alguns sendo bem lineares sem conteúdos secundários. Mais planetas opcionais ou até mesmo outro planeta com mapa aberto poderia ter ajudado a dar uma maior variedade ao jogo.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy85MS8wOTA2MDEuanBn

Conclusão

Star Wars Jedi: Survivor é uma sequência que não busca simplesmente replicar o que o primeiro jogo fez, mas sim expandir todos os seus elementos e consertar aquilo que não estava funcionando muito bem.

O jogo infelizmente apresenta graves problemas de performance, mas ainda assim apresenta uma das melhores histórias já contadas dentro do universo de Star Wars junto de um gameplay extremamente polido. Para os fãs da franquia, esse é um jogo obrigatório.

9.0
thumb_up
Nota
Uma história com alma e jogabilidade excelente apresentam o que há de melhor em Star Wars.
Prós
  1. História e personagens estão entre os melhores da franquia
  2. Combate dinâmico e responsivo
  3. Diversas opções de posturas com habilidades únicas
  4. Exploração trouxe enormes melhorias
  5. Muito conteúdo secundário para aproveitar
  6. Sequência soube expandir o que deu certo e corrigir as falhas do primeiro
Contras
  1. Grandes problemas de performance em todas as plataformas
  2. Pouca variedade de planetas
Vinicius
Vinicius #VSDias55
Equipe do Site, Florianópolis
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.