Presidente Lula diz que games são só violência... será?

Presidente Lula diz que games são só violência... será?

Confira 5 games aconchegantes sobre amor e companheirismo
#Games Publicado por Vinicius, em

Nesta terça-feira, 18 de abril, ocorreu uma reunião no Palácio do Planalto em que o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva se encontrou com os ministros, governadores e líderes dos poderes Legislativo e Judiciário. A discussão em pauta foi o uso de redes sociais para disseminação de discurso de ódio.

Após as tristes notícias de ataques em escolas no Brasil, o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu comentar sobre a situação, acusando os jogos de estarem apenas ensinando a matar e os chamando de "porcarias".

Ele alega que os jogos atualmente não estão falando de "amor" ou "educação", são apenas jogos que ensinam a molecada a matar, chegando a citar que há mais mortes do que durante a Segunda Guerra Mundial.

Quando meu filho tem 4 anos e ele chora, o que eu faço para ele? Dou logo um tablet para ele brincar. Ensino logo um joguinho. Não tem jogo, não tem game falando de amor. Não tem game falando de educação. É game ensinando a molecada a matar. É cada vez muito mais mortos do que na Segunda Guerra Mundial. É só pegar o jogo da molecada, o meu filho, o filho de cada um de vocês. O meu neto, o neto de cada um de vocês (…) Eu duvido que tenha um moleque de 8, 9, 10,12 anos, que não esteja habituado a passar grande parte do tempo jogando essas porcarias.

Confira 5 Jogos sobre Amor e Companheirismo

Como jogadores, certamente sabemos que nem todos os jogos incentivam a violência. Temos até mesmo alguns títulos que ensinam sobre amor e pregam mensagens bonitas e comoventes.

Aproveitando a ocasião, separamos aqui alguns jogos onde o foco não é a violência, mas sim sobre amor e companheirismo.

Spiritfarer

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy85MC8wODkwMDkuanBn

Spiritfarer é um jogo que retrata a morte, mas não de forma violenta. No papel de uma barqueira responsável por carregar os espíritos dos mortos, você acaba conhecendo diversos personagens diferentes.

O jogo traz muitas histórias emocionantes, sempre apresentando esse mundo de uma forma criativa, tudo combinado com belas animações de arte, todas feitas à mão, mostrando todo o carinho que o estúdio teve.

Spiritfarer é um jogo relaxante, focado em gerenciar e melhorar seu barco. Você passa o tempo plantando, pescando, cozinhando e muito mais, enquanto cria memórias inesquecíveis com as mais variadas personalidades.

Undertale

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy85MC8wODkwMTAuanBn

Undertale é um jogo simples por fora, a respeito de uma jovem garota que caiu em um mundo subterrâneo governado por monstros e precisa descobrir um jeito de escapar e voltar para o mundo humano.

O jogo possui combate, o qual é realizado por turno, mas a todo momento transmite a mensagem de que a violência não é a resposta. Terminar o jogo sem derrotar nenhum inimigo é sem dúvidas o desafio proposto a cada encontro.

Matar um inimigo possui seu peso e o jogador é constantemente desmotivado a fazer. É um jogo único, com personagens carismáticos e uma mensagem muito bonita por trás.

To The Moon

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy85MC8wODkwMDYuanBn

Para quem procura uma história de amor, To The Moon é uma das mais bonitas que irão encontrar nos jogos. O enredo acompanha a jornada de dois doutores através das memórias de um homem à beira da morte, para poderem realizar artificialmente o seu último desejo.

Os visuais e gameplay simples de To The Moon podem afastar alguns jogadores, mas o conteúdo apresentado em sua história é sem igual. É uma narrativa extremamente comovente, fazendo qualquer um derramar uma lágrima.

Stardew Valley

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy85MC8wODkwMDcuanBn

Para quem procura mais foco no gameplay do que na história, Stardew Valley é uma excelente opção. Um dos indies mais populares dos últimos anos, você precisa assumir o comando de uma fazendo.

Stardew Valley é um jogo relaxante e tranquilo, onde seu único objetivo é cuidar da sua fazendo e criar uma vida melhor nessa nova cidade. Você planta sua colheita, faz novas amizades e até mesmo criar uma família.

Firewatch

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy85MC8wODkwMDguanBn

Por fim, nossa última recomendação fica para Firewatch. Esse é um jogo que sabe despertar diversas emoções nos jogadores, contando uma bela história sobre relacionamentos e como eles podem ser facilmente destruídos.

No papel de Henry, um homem que arranja um novo emprego distante para tentar se afastar de sua antiga vida que era uma bagunça, mas novos acontecimentos acabam dando uma virada na vida dele.

A história e diálogos do jogo entregam uma narrativa profunda, repleta de emoções. Certamente a maioria dos jogadores acabará ao menos soltando algumas lágrimas durante o jogo.

E você, qual jogo sobre amor, compaixão e companheirismo recomendaria? Conta para a gente na seção de comentários abaixo!

Vinicius
Vinicius #VSDias55
Equipe do Site, Florianópolis
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque