Análise | EA Sports PGA Tour

Análise | EA Sports PGA Tour

O jogo perfeito para quem deseja entrar no Golfe.
#Análises Publicado por Vinicius, em

Com a tecnologia cada vez avançando mais rápido nos dias de hoje, os jogos de esportes vem se beneficiando extremamente, entregando físicas e jogabilidades cada vez mais realistas para os fãs.

A EA Sports é sem dúvidas um dos maiores nomes no gênero, lançando franquias de sucesso como EA Sports FC, Madden NFL, entre outros. Agora a empresa volta com uma nova aposta: um jogo focado em golfe.

Olhando de fora, o golfe pode parecer um esporte de certa forma simples, mas possui diversas nuances que podem afetar o resultado final, incluindo fatores externos. A equipe da EA Sports se esforçou para garantir que isso fosse representado fielmente no jogo.

EA Sports PGA Tour traz mecânicas extremamente complexas, levando em conta diversos fatores como a direção e força do vento, posição em que a bola é acertada e até mesmo o tipo de taco utilizado, isso tudo gera uma experiência muito realista.

Devido a todas essas mecânicas, o jogo exige um certo grau de aprendizado por parte do usuário, o que pode demandar um pouco de tempo e esforço. Ainda assim, dominar os vários sistemas do jogo acaba entregando uma experiência gratificante.

Sendo minha primeira vez jogando a sério um jogo de golfe, o EA Sports PGA Tour trouxe alguns ajustes que me ajudaram a me acostumar mais rápido com suas mecânicas, incluindo um modo arcade.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy84OS8wODg3NTQuanBn

Jogando no Modo Arcade, o jogo se torna muito mais receptivo para os novatos, sendo mais leniente em suas mecânicas e perdoa erros se tratando das jogadas, o que deixa muito mais prazeroso para quem deseja apenas brincar.

Já quem procura um verdadeiro desafio, as maiores dificuldades exigem um grande conhecimento das mecânicas, o que significa passar um bom tempo se aprofundando em cada um dos sistemas do jogo.

Em questão de dificuldade, EA Sports PGA Tour é perfeito tanto para iniciantes quanto para fãs mais assíduos do esporte. Se deseja dar uma chance ao golfe, não há motivos para se sentir intimidado com a complexidade.

Na parte visual, assim como nos outros jogos da EA Sports, PGA Tour faz um excelente trabalho técnico. Os campos são todos bem trabalhados e detalhados, o que ajuda a trazer um nível de imersão ainda maior.

Os personagens ainda apresentam uma boa gama de personalização, permitindo que você altere diversos aspectos da aparência, o que garante uma jogatina com um avatar totalmente criado por você.

O jogo também oferece muito conteúdo, incluindo diversos modos de jogo, tanto online quanto single-player. Você pode se aventurar em Partidas Rápidas, Desafios, diversas opções de Torneios e muito mais.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy84OS8wODg3NDkuanBn

E é claro, temos o Modo Carreira. Aqui você começa seu personagem do zero, como um iniciante, e pode ir avançando e construindo sua carreira. Esse modo ainda conta com alguns sistemas de RPG, onde você ganha experiência e pode adquirir novos tipos de tacadas.

Ainda há torneios diários onde ao completar desafios você pode receber experiência, itens únicos e competir contra os outros jogadores para ver quem alcança a melhor pontuação no placar.

Os personagens possuem diversos cosméticos para se ganhar, mas como era de se esperar o título traz a presença de microtransações. Por sorte não foi aplicado de forma muito predatória, com a grande parte sendo possível conseguir apenas jogando e as compras com dinheiros reais nunca dando vantagem em gameplay.

Alguns aspectos acabaram prejudicando um pouco a experiência geral. Embora não seja realmente um grande problema, o ritmo do jogo às vezes é afetado pela forma que as partidas funcionam.

Muitas vezes, após fazer sua tacada, você precisa esperar um bom tempo enquanto animações de comemoração e da torcida são realizadas ou longas esperas para os opoentes controlados por IA fazerem suas jogadas.

Talvez sejam aspectos inerentes ao golfe, mas acabam afetando negativamente um pouco o fluxo do jogo para quem deseja apenas brincar e fazer tacadas. As partidas se tornam mais longas do que o necessário.

Embora não seja um jogo focado em diálogos, a falta de uma localização para o português pode acabar sendo sentida pelos jogadores sem familiaridade com a língua. Devido à alta complexidade do jogo, há muitos textos ensinando o funcionamento das suas mecânicas que são essenciais para quem deseja progredir.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy84OS8wODg3NTEuanBn

Conclusão

EA Sports PGA Tour é o mais próximo de um simulador perfeito de golfe nos jogos. O título considera cada aspecto do esporte, até mesmo pequenos detalhes como direção do vento e a forma que a bola é acertada. É um jogo sem dúvidas complexo e exige grande motivação para aprender a jogar, mas ainda assim oferece muitos modos para facilitar o processo.

Alguns problemas de ritmo nas partidas e a falta de localização em nosso idioma são contratempos menores, que não pesam muito no produto final. Para quem procura jogar golfe do conforto da sua casa, EA Sports PGA Tour é a escolha ideal.

EA Sports PGA Tour está disponível para PC, PlayStation 5 e Xbox Series X/S.

8.8
thumb_up
Nota
Tanto para novatos quanto fãs antigos, EA Sports PGA Tour é ideal para quem se interessa por golfe.
Prós
  1. Simulação perfeita de golfe
  2. Gameplay complexa com muitas variáveis
  3. Vários modos de dificuldade disponíveis
  4. Excelente em questão técnica
  5. Muito conteúdo para aproveitar
Contras
  1. Alguns problemas de ritmo na partida
  2. Falta de PT-BR
Vinicius
Vinicius #VSDias55
Equipe do Site, Florianópolis
Publicações em Destaque