Resident Evil 9 - Primeira ou terceira pessoa?

Resident Evil 9 - Primeira ou terceira pessoa?

Qual perspectiva você gostaria de ver no próximo título principal da franquia?
#Games Publicado por Vinicius, em

A série Resident Evil já passou por muitas mudanças durante os anos, indo de um survival para um jogo de ação e mais recentemente apostando em uma pegada mais de terror. No entanto, uma mudança drástica que vimos nos jogos mais recentes foi na perspectiva da câmera.

Enquanto os remakes dos jogos antigos mantinham uma câmera em terceira pessoa sobre os ombros, a mesma usada do Resident Evil 4 ao 6, com os novos jogos a Capcom preferiu optar por uma câmera em primeira pessoa, como visto em Resident Evil 7 e Village.

Resident Evil Village foi o encerramento oficial da saga de Ethan Winters, seu mais novo protagonista. Se a Capcom retornará para os antigos personagens ou criará um novo não sabemos, mas muitos fãs certamente estão curiosos para descobrir que caminho a empresa seguirá.

Com Ehan fora de cena, fica a grande dúvida: será que a Capcom retornará com a câmera em terceira pessoa para os títulos principais? Ou veremos ela mantendo a perspectiva em primeira pessoa?

Primeira Pessoa

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy84Ny8wODY4MzgucG5n

Resident Evil 7 trouxe a câmera em primeira pessoa para os jogos principais da franquia. Apesar de ter revirado os olhos de alguns jogadores, o jogo acabou sendo um dos maiores sucessos da série e mostrou que a câmera em primeira pessoa possui suas vantagens.

A perspectiva de primeira pessoa certamente ajudou a Capcom a trazer aquele clima mais pesado que ela desejava. Comparado aos jogos em terceira pessoa, Resident Evil 7 e Village possuem momentos muito mais assustadores.

Se a Capcom decidisse continuar se focando mais no aspecto terror, uma câmera em primeira pessoa certamente poderia voltar a ser utilizada com proveito.

Terceira Pessoa

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy84Ny8wODY4NDAucG5n

Resident Evil sempre foi um jogo focado muito em seus personagens, nos apresentando a protagonistas como Chris, Leon, Jill e Claire, os quais acabaram caindo no gosto do público. E esse é sem dúvidas um dos maiores incentivos para retornar a franquia principal para a terceira pessoa.

A Capcom já afirmou que Resident Evil Village foi encerramento da história de Ethan. Ainda não sabemos quem irá assumir como principal no nono jogo, no entanto, caso seja os personagens clássicos, certamente seria muito melhor poder controlá-los em terceira pessoa.

Ver personagens como Chris e Leon em primeira pessoa não possuiria o mesmo impacto. Embora não seja um problema do primeira pessoa em si, Ethan nunca teve um forte foco em sua aparência, até mesmo seu rosto é mantido escondido pela empresa.

Ambas as opções

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy84Ny8wODY4MzkucG5n

Com a recente atualização de Resident Evil Village, a Capcom deu a opção dos jogadores poderem escolher entre jogar o jogo em terceira ou primeira pessoa. Isso certamente agradaria ambos os tipos de jogadores caso se mantivesse no próximo jogo da franquia.

O grande problema é que em Resident Evil Village o jogo foi projetado inicialmente para ser jogador em primeira pessoa e isso é extremamente perceptível ao tentar jogar em terceira. Alguns cenários são muito apertados para a câmera em terceira pessoa e se comparar a movimentação com os remakes de Resident Evil 2 e 3, a diferença é notória.

É claro que seria possível melhorar esse aspecto em um próximo jogo, mas poder focar o desenvolvimento em apenas um tipo de câmera certamente permitira que a empresa se focasse nos pontos postivos de cada uma.

Opinião

Embora primeira pessoa tenha funcionado muito bem nos jogos mais recentes da franquia, se com Resident Evil 9 a Capcom pretende retornar com personagens icônicos ou até mesmo apresentar um novo personagem com mais personalidade que Ethan, talvez o melhor fosse retornar a série principal para a terceira pessoa.

Os remakes mostraram que a franquia continua tendo um formato perfeito para a câmera em terceira pessoa e Resident Evil 4 Remake parece estar polindo o gameplay ainda mais, entregando a fórmula que a maioria dos fãs da franquia gostariam de ver.

E você, qual câmera gostaria de ver a Capcom trazendo no próximo título da franquia principal? Preferia ver o retorno da perspectiva em primeira pessoa ou gostaria que mantivesse em primeira pessoa? Conta para a gente na seção de comentários abaixo e não se esqueça de deixar seu voto na enquete abaixo!

Vinicius
Vinicius #VSDias55
Equipe do Site, Florianópolis
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque