Bleak Faith Forsaken é acusado de copiar animações da FromSoftware

Bleak Faith Forsaken é acusado de copiar animações da FromSoftware

Novo soulslike gera polêmica por trazer animações iguais às de Elden Ring.
#Games Publicado por Vinicius, em

Essa semana tivemos o lançamento de Bleak Faith Forsaken, um novo soulslike feito por um pequeno grupo de apenas 3 desenvolvedores. No entanto, o estúdio por trás do jogo acabou entrando em um polêmica.

Ao colocarem as mãos no jogo, os jogadores encontraram diversos assets muito similares aos vistos nos jogos da FromSoftware, com animações que são iguais frame por frame das vistas em Elden Ring.

aHR0cHM6Ly9wbGF5ZXIudmltZW8uY29tL3ZpZGVvLzgwNzE1Mjg4MQ==

aHR0cHM6Ly9wbGF5ZXIudmltZW8uY29tL3ZpZGVvLzgwNzE1MzI2Mg==IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS93MzUzb1NWLnBuZw==

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS9OdzN2R1drLnBuZw==

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS8wUndzUVJmLnBuZw==

Como você notou nas imagens acima, não há dúvidas de que as animações e movimentos dos inimigos de Bleak Faith Forsaken são as mesmas presentes em Elden Ring, como da popular chefe Malenia.

Após toda polêmica se espalhar pela internet, o criador de Bleak Faith Forsaken postou uma resposta em sua defesa. De acordo com ele, muitas das animações foram compradas do marketplace da Epic, as quais foram usadas nos jogos da Fromsoftware.

Sempre fomos transparentes sobre o uso da Epic Marketplace para animações que são boas e se encaixam no nosso tema (o resto eu fiz - só precisávamos de mais variedade e não sou um animador profissional, tive que aprender para este jogo).

A Fromsoftware terceiriza muito de sua arte em todos os jogos que você ama, se você olhar em volta descobrirá que eles COMPRAM centenas de assets de arte de outras empresas também e reutilizam esses assets porque muito disso não é INHOUSE. Lamento estourar sua bolha se você pensou que o próprio Miyazaki fazia tudo, ou os 200-300 funcionários que eles têm. Portanto, lembre-se de que, ao comparar nossa qualidade com Elden Ring, talvez isso coloque em contexto o que 3 desenvolvedores realmente significa.

O grande problema é que o usuário PersiaNinja, o qual vende as animações da FromSoftware no marketplace da Epic, já foi acusado diversas vezes de extrair os assets dos jogos da empresa e vender sem autorização. O usuário inclusive já teria tido produtos removidos da loja por esse motivo.

Outra questão mencionada pelo desenvolvedor de Bleak Faith Forsaken a respeito de cópias de animação é que a técnica de Rotoscópio é muito comum em todas as indústria de entretenimento e não é considerado cópia.

Rotoscópio é um dispositivo que permite aos animadores recriarem quadro a quadro uma cena com base em outro produto, sendo geralmente usado como referência para animação.

Exemplos de Rotoscópio:

IMAGEaHR0cHM6Ly82NC5tZWRpYS50dW1ibHIuY29tL2VkMTdkN2EzZjVjMjFlNjc1OWEwNzAzZDc2MjYwYmEzL3R1bWJscl9uZHNzamZFNmxzMXRtb295MG8xXzQwMC5naWY=

IMAGEaHR0cHM6Ly82NC5tZWRpYS50dW1ibHIuY29tL2Q5YzRkZTNjN2Y2NWNjYjc4ZTI2MjY2NDY2M2RjYTliL3R1bWJscl9uajZqampNWXpIMXFoZmlyN280X3IxXzI1MC5naWY=

Vinicius
Vinicius #VSDias55
Equipe do Site, Florianópolis
Publicações em Destaque