As 7 escolhas mais difíceis de se fazer nos jogos

As 7 escolhas mais difíceis de se fazer nos jogos

Quando os desenvolvedores fazem você refletir qual caminho moral seguir.
#Games Publicado por Vinicius, em

Os criadores muitas vezes gostam de apresentar escolhas para os jogadores, testando suas moralidades com decisões nada fáceis de tomar. Algumas dessas certamente já fizeram muitos pausar o jogo para refletir.

Pensando nisso, separamos aqui algumas das decisões que mais nos fizeram refletir sobre qual caminho tomar. Lembrando que a lista pode contar com spoilers!

The Walking Dead - Matar ou Poupar Lee

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A primeira temporada de The Walking Dead da Telltalte possui sem duvidas uma das narrativas mais marcantes nos jogos, tanto que chegou a ganhar o prêmio de Jogo do Ano no The Game Awards no ano em que foi lançado.

Apresentando um forte elenco de personagens, o jogo fez grande sucesso em parte pelo seu sistema de escolhas, onde cada decisão poderia alterar o percurso da história acarretando até mesmo na morte de alguns personagens.

Embora o jogo certamente tenha sua cota de decisões difíceis, a última escolha é sem dúvidas a mais pesada. Ao passar o jogo todo no controle de Lee enquanto ele tenta se recuperar da mordida de um zumbi, no final somos colocados no papel da jovem Clementine.

A decisão final está longe de ser simples, Lee está virando um zumbi e Clementine deve escolher atirar ou não nele. Depois de passar a história toda acompanha a história de ambos os personagens, ver eles tendo esse final triste e ainda com uma escolha tão pesadas em suas mãos é certamente para acabar com qualquer jogador.

Ghost of Tushima - Matar ou Poupar o tio de Jin

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Em Ghost of Tsushima entramos no papel de Jin Sakai, um honrado samurai que vê seu lar sendo atacado por Mongóis. Com seus amigos e familiares sendo atacados e mortos, Jin acaba parando em uma encruzilhada: manter sua honra ou usar métodos desonrosos para acabar com os inimigos.

Conforme a história avança e Jin cada vez mais se vê cometendo atos que os samurais consideram desonrosos, seu tio começa a questionar suas ações e em certo ponto até mesmo a caçá-lo.

No final da história, somos colocados em um combate entre esses dois membros da mesma família. Quando a batalha finalmente termina, os jogadores são colocados em um impasse: matar ou poupar o tio de Jin.

A situação se torna ainda mais complicada levando o contexto em conta: o tio de Jin deseja morrer, já que para um samurai ser poupado em combate significaria ser desonrado. Realizar o desejo do seu tio de morrer com honra ou poupar o único membro restante da sua família?

Life is Strange - Sacrificar Chloe ou Arcadia Bay

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Apostando no mesmo gênero dos jogos da Telltale, a Square Enix trouxe a franquia Life is Strange. Focado em escolhas, o jogo conseguiu se destacar por implementar o conceito de viagem no tempo, permitindo que você até mesmo desfizesse algumas das suas decisões.

Toda a narrativa gira em torno da protagonista Max usar seus poderes para manter Chloe viva, a qual originalmente morre no começo do jogo. No entanto, parece que o universo não deseja que ela continue viva.

Desastres cada vez maiores continuam a ocorrer a medida que a história avança, chegando ao ponto em que um enorme tornado ameaça destruir Arcadia Bay, a cidade natal de ambas as personagens.

No final, os jogadores são confrontados com a escolha de salvar Chloe ou deixar ela morrer para salvar toda a cidade. Obviamente a escolha certa seria deixar Chloe morrer, já que salvaria as centenas de pessoas que vivem na cidade, mas depois de passar o jogo inteiro ao lado da personagem, não é fácil simplesmente deixá-la ir.

Mass Effect 3 - Curar a Genophage

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Mass Effect foi uma franquia de RPG da BioWare baseada na possibilidade dos jogadores fazerem escolhas que alteravam a narrativa do jogo, afetando até mesmo as futuras sequências da franquia.

A franquia certamente possui muitos momentos que colocam os jogadores para fazerem uma escolha difícil, então não é fácil escolher um para a lista. No entanto, a cura do Genophage em Mass Effect 3 é certamente uma das mais marcantes.

Nesse universo, os Krogans eram uma raça temida por seu poder bruto e por se reproduzirem rapidamente, tornando-os excelentes conquistadores. Para resolver o problema, os Salarians criaram a Genophage, uma doença que reduziu drasticamente a taxa de sobrevivência dos Krogan no nascimento.

Em Mass Effect 3 o protagonista Shepard tem a escolha de finalmente curar o Genophage e possivelmente causar outra revolução Krogan ou sabotar a cura. Para tornar tudo pior, para liberar a cura, você precisa sacrificar um dos seus principais companheiros, o cientista Mordin.

Fallout: New Vegas - Vault 34

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Fallout sempre trouxe muitas decisões difíceis em seus jogos, e em Fallout: New Vegas a Obsidian apresentou um dilema nada simples para os jogadores, onde a escolha moral não está bem clara.

Ao visitarem a Vault 34, os jogadores descobrem que a instalação está vazando radiação nas áreas próximas, causando a morte das colheitas em várias fazendas, o que significa que muitas pessoas começaram a morrer de fome.

O problema é que enquanto explora a Vault, você descobre mensagens deixadas por habitantes que ficaram presos lá, pedindo para que você transfira a energia para abrir as portas e os liberar. O problema é que fazer isso irá liberar a radiação e matar completamente as plantações.

É preciso então escolher entre salvar as plantações próximas ou liberar os cidadãos presos dentro da Vault. O pior de tudo, você nem sabe ao certo se os moradores da Vault ainda estão realmente vivos ou se são ainda humanos antes de terminar a missão.

The Elder Scrolls V: Skyrim - Destino de Paarthurnax

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Outro jogo da Bethesda que apresentam diversas escolhas morais nada fáceis. Em Skyrim, você descobre ser o Dragonborn, o único humano com a habilidade de realmente matar um dragão.

Após aceitar seu destino e eliminar diversos dragões em seu caminho, você chega ao topo de uma montanha onde encontra Paarthurnax, um dragão que traiu os outros da sua raça e planeja ajudá-lo a derrotar Alduin, o dragão Devorador de Mundos.

Em The Elder Scrolls, dragões são seres extremamente propensos a violência e atacar os seres humanos. O próprio Paarthurnax cometeu atos hediondos contra os humanos no passado, e embora tenha trocado de lado, ele vive em uma constante batalha contra sua natureza.

Então entra os Blades, um grupo que acredita que os dragões devem ser motos, incluindo Paarthurnax. Poupar ele significa trair os Blades e ficar de fora de uma das principais facções do jogo. Por outro lado, Paarthurnax parece ser um dragão realmente bom e nos entregou uma das melhores frases do jogo: "O que é melhor - nascer bom ou superar sua natureza maligna através de grande esforço?"

BioShock - Little Sisters

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Nem todas as escolhas refletem apenas na narrativa, também afetando diretamente o gameplay. Esse é o caso de BioShock, onde apresentas decisões morais que alteram o final do jogo e também suas habilidades de combate.

As Little Sisters, as pequenas garotinhas protegidas pelos Big Daddies, são uma grande fonte de poder, por isso todos em Rapture estão atrás delas. Destruir um Big Daddy te dá acesso a essas pequenas indefesas.

Cabe ao jogador sacrificar essas garotinhas em troca de aumentar ainda mais sua quantidade de poder, o que garante habilidades mais fortes e uma maior facilidade em destruir seus inimigos, ou salvá-las para não ficar com peso na consciência.

Salvar todas as garotinhas disponíveis no jogo ainda significa receber o final bom, o que torna essa decisão ainda mais complicada.

E você, qual considera a escolha moral mais difícil que já teve que fazer em um jogo? Conta para a gente na seção de comentários abaixo!

Vinicius
Vinicius #VSDias55
Equipe do Site, Florianópolis
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