Análise | Octopath Traveler 2

Análise | Octopath Traveler 2

Um JRPG nostálgico ainda mais polido que o original.
#Games Publicado por Vinicius, em

Com suas principais franquias de JRPG como Final Fantasy e Dragon Quest cada vez evoluindo mais tecnicamente, a Square Enix decidiu trazer um pouco de nostalgia em 2018 com o lançamento de Octopath Traveler.

O jogo pretendia trazer aquela mesma sensação que os jogadores tinham ao jogar um RPG em seus Nintendinhos para as plataformas atuais. O jogo acabou sendo um sucesso maior do que a Square Enix esperava e deu início aos jogos HD-2D da empresa.

Quase cinco anos depois e Octopath Traveler agora recebe uma sequência. Será que valeu a espera?

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy84Ny8wODYxNDguanBn

Octopath Traveler 2 segue a mesma fórmula do seu antecessor, apresentando uma campanha que conta oito histórias separadas, cada um com seu protagonista único e abordando temas diferentes.

Enquanto viaja pelo mapa, passando por cidades e masmorras, os jogadores vão reunindo os oito protagonistas disponíveis. O jogo dá liberdade total ao jogador avançar na campanha da forma que desejar e inclusive explorar praticamente o mapa inteiro já de começo.

Deseja fazer a história completa de um dos protagonistas antes de partir para outro? É possível. Prefere ir revezando e avançar um pouco da história de cada? Também é uma opção viável. Em Octopath Traveler 2, você decide a ordem que a história irá avançar.

Se tratando de combate, o jogo não muda muito em relação ao seu antecessor, com as batalhas sendo em turnos. Ao contrário de grande parte dos JRPGs nesse estilo, Octopath busca uma proposta mais estratégica para o seu combate.

Uma das principais mecânicas do jogo é o sistema de Boost, onde a cada turno você ganha um BP, o qual pode ser usado para aumentar o número de ataques do seu personagem. É possível utilizar até três BP de uma vez, permitindo que você desencadeie quatro ataques simultâneos.

Simplesmente sair atacando os inimigos dificilmente dará certo, para vencer é preciso quebrar a defesa deles, o que os deixará nocauteado. Para quebrar a defesa, é preciso dar uma certa quantia de golpes com o elemento ou arma contra o qual o inimigo é fraco.

Esse jogo exige a todo momento que os jogadores usem as fraquezas dos inimigos, combinando com seus BP, para quebrar a defesa, o que torna o combate muito mais estratégico e interessante, especialmente nas desafiantes lutas contra chefes.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy84Ny8wODYxNDkuanBn

O sistema de Job retorna, mas com algumas melhorias interessantes. Agora é possível liberar os Jobs como uma forma de sub-classe para os personagens, mantendo as habilidades passivas. Isso abre uma gama muito maior de criação de build para o jogo.

Ainda há poderes latentes para encontrar no mapa, os quais são habilidades espeiciais extremamente poderosas. Se usadas na hora certa, elas podem mudar completamente o rumo até mesmo das batalhas mais difíceis.

Sendo um jogo que você passa grande parte do tempo lendo, é notável o esforço da equipe nessa sequência. Octopath Traveler 2 traz uma narrativa ainda mais consistente que o primeiro jogo e personagens melhores desenvolvidos.

Cada protagonista traz uma história e personalidade interessante, além de apresentar muitos personagens secundários também bem trabalhados. Outro ponto em que o jogo melhorou em relação ao original foi o ritmo da história.

Antes todos os protagonistas possuíam quatro capítulos de história. Já Octopath Traveler 2 varia o número, permitindo que cada história seja melhor contada e desenvolvida em seu tempo sem precisar se encaixar em um número específico de capítulos.

Uma das reclamações em relação ao primeiro jogo era o quão pouco os personagens interagiam entre si, cada um tendo sua própria narrativa separada e não se interligando. Isso melhorou no segundo jogo? Sim, mas pouco.

Os personagens continuam não fazendo parte da história uns dos outros, mas agora há mais momentos ondem eles interagem, especialmente nas conversas da taverna ou nos 'Crossed Paths', missões secundárias onde mais de um personagem partem em aventura juntos.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy84Ny8wODYxNDcucG5n

Se tratando de visuais, ele traz os mesmos gráficos HD-2D do primeiro jogo, mas aprimorando ainda mais. Os cenários conseguem ser ainda mais bonitos, com uma iluminação impressionante e efeitos de partículas ainda mais belos.

A nova câmera dinâmica ainda ajuda a tornar tudo mais imersivo, com o ângulo de visão mudando tanto durante a exploração quanto no combate quando necessário, para dar aos jogadores uma perspectiva melhor do que está acontecendo.

Já a trilha sonora é um show à parte. Os jogos da Square Enix sempre impressionam quando se trata das suas músicas e Octopath Traveler 2 não é exceção. A trilha é muito mais variada, com orquestras e outros estilos, todas fazendo homenagem aos jogos da época do Nintendinho e estando entre as melhores que você ouvirá esse ano.

As missões secundárias infelizmente continuam sendo um pouco irritantes. Até mesmo quando bem escritas e desenvolvidas, completá-las às vezes acaba sendo um pouco incômodo pela forma que o jogo mantém o jogador no escuro.

Ao pegar uma missão com um NPC, na grande maiorias das vezes não há nenhuma informação concreta do que você realmente precisa fazer e até onde ir. Até mesmo quando você descobre onde a missão quer que você vá, ainda precisa descobrir o que fazer, o que significa testar todas as habilidades dos seus personagens até descobrir a certa.

Outros problemas presentes no primeiro jogo que continuam na sequência é a forma que a party funciona. Após escolher seu primeiro personagem, ele vira o líder da party e não pode ser trocado até você ter terminado a história.

Além disso, só é possível trocar os outros três membros da party nas tavernas. O que já seria algo um pouco incômodo, se torna ainda pior considerando que os personagens fora do grupo não ganham XP.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy84Ny8wODYxNDYuanBn

Conclusão

Octopath Traveler 2 é um JRPG que certamente irá agradar muito os jogadores mais antigos, embora para os fãs mais novos do gênero dependerá e quão estão abertos a experimentar elementos antigos. Ele entrega oito história e personagens incríveis, com um combate altamente estratégico e uma trilha sonora estelar.

O jogo certamente é mais do mesmo que vimos no primeiro Octopath Traveler, repetindo até mesmo algumas das suas falhas, mas ele entrega um jogo mais polido e com melhoras nas suas principais mecânicas.

8.8
favorite
Nota
Com belos visuais e uma excelente escrita, Octopath Traveler 2 é essencial para todo fã de JRPG.
Prós
  1. Visuais HD-2D ainda mais bonitos
  2. Combate de turnos bem estratégico
  3. História e personagens bem desenvolvidos
  4. Trilha sonora estelar
  5. Liberdade de acompanhar a história na sua ordem
Contras
  1. Protagonistas ainda não interagem tanto quanto gostaria
  2. Gerenciamento de party apresenta as mesmas limitações do original
Vinicius
Vinicius #VSDias55
Equipe do Site, Florianópolis
Publicações em Destaque