Análise: IXION - Você vai gostar de sofrer no espaço

Análise: IXION - Você vai gostar de sofrer no espaço

Vagando pelo espaço em uma lata de ferro, ninguém irá ouvir seus gritos de desespero!
#Análises Publicado por Allan Kardec, em

No começo de dezembro passado foi lançado para PC via Steam e Epic Games, o promissor IXION, um game de simulação, estratégia espacial e gerenciamento que mal vinha sendo mencionado durante o ano, mas chamou a atenção na Gamescom e durante alguns Steam Festival. O game que é um misto de Frostpunk com opera espacial, que desafia os jogadores ao limite enquanto tentam sobrevier as adversidades de estar confinado em uma espaçonave em um caminho sem volta pelo espaço. Mas será que o game é tudo isso que parece?

WW83UlFMR3pnVWM=

IXION foi lançado em 7 de dezembro de 2022, desenvolvido pela Bulwark Studios e distribuído pela Kasedo Games, e coloca os jogadores no comando da nave Tiqqun, em um futuro onde a Terra está a beira do colapso ambiental, esta nave é um protótipo de estação espacial da empresa DOLOS que lidera o esforço para encontrar um novo lar para a raça humana, e tem como o objetivo de explorar os confins do espaço levando a humanidade a novas fronteiras jamais alcançadas.

Já no inicio do game somos apresentados as funções básicas que você controlará durante sua jornada, desde a construção da base, a exploração, coleta de recursos e tomada de decisões, além do nosso fatídico destino, ser os últimos representantes da humanidade, que agora deverá encontrar um novo lar para a raça humana. Sim a Terra foi destruída, e a culpa é nossa, nosso objetivo agora é um caminho sem volta pelas estrelas. Não se preocupe, pois isso não é um spoiler já que é mostrado no trailer do game.

UXl4bDBDdE5uZUE=

O game tem grande foco na construção de base, onde você deverá escolher onde e como inserir os edifícios e estruturas que manterão o funcionamento de sua estação e proverão recursos aos tripulantes, junto disto, você também deverá se preocupar com o gerenciamento de espaço interno na estação, pois saber como e onde inserir cada edifício será fundamental, já que você está em uma lata de sardinha espacial, então cada centímetro pode lhe fazer falta quando as coisas complicarem.

Slide https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/85/084639.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/85/084644.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/85/084638.jpg

No quesito exploração, já que estamos no espaço é fundamental saber onde você está se metendo, o que podemos utilizar e onde estão os recursos valiosos para sobrevivência. Explorar o espaço a sua volta será fundamental para o sucesso da missão já que só assim você saberá onde estão os asteroides para retirar recursos e até planetas interessantes para se enviar naves científicas de exploração, e claro. Essas naves podem trabalhar em pesquisas que liberam pontos para melhorias e desbloqueio de novas tecnologias que futuramente poderão fazer toda diferença em sua jornada. A arvore de habilidades pode parecer simples, mas é complexa suficiente para que você tenha que pensar duas ou três vezes antes de gastar pontos liberando um upgrade.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy84NS8wODQ2NDAuanBn

Outro fator será a tomada de decisões, pois a todo momento você estará sendo confrontado com decisões que irão impactar no seu gameplay, a grande maioria dos eventos pode alterar o moral da tripulação ou desencadear novos eventos que podem terminar lhe dando bons resultados ou fins trágicos.

Não só isso, você deverá estar atendo quanto a manutenção e expansão da estação, pois a Tiqqun é uma incrível estação espacial, mas como qualquer máquina ela precisa de manutenção e aperfeiçoamento. Expandir novas áreas irá influencia na estrutura de toda estação, o que irá requerer mais recursos e também mais energia. Pequenas movimentações também podem impactar na estrutura do complexo e lá se vai mais recursos... e falando neles.

Você também terá que fazer o básico de sempre - extrair, transportar e armazenar os recursos necessários para que tudo funcione. Decisões e ações simples que nem pensamos muito de tantos jogos que já jogamos com esse tipo de sistema, mas aqui as coisas complicam um pouco, como seu espaço é limitado, querer recolher mais recurso de um tipo pode influenciar na falta de espaço para armazenar outro, mas deixar que um falte pode ser vital em um sistema onde não tenha muito dele. E não custa dizer, os recursos são o que fazem tudo funcionar, deixar algo faltar pode ser um caminho sem volta para o fim. Mencionei que os tripulantes também são um recurso? Então fique atento...

OTZMZmJXY1EwNjQ=

IXION não inova em nada, todos elementos que citei já vimos em outros games, mas a junção deles de uma forma concisa e interessante faz com que o game fique extremamente interessante e desafiador. Você irá falhar e ser deposto de seu cargo várias e várias vezes, mas retornará para tentar novamente superar aquela sequência de erros cometidos que "talvez" possam levar a algo bom.

O game insiste em lhe forçar ao limite, IXION faz com que ficar parado não seja uma opção, já que há vezes onde tudo está funcionando bem, todos recursos supridos e sendo coletados, mas uma pequena insatisfação da tripulação com a quantidade de insetos fornecidos para alimentação, pode gerar uma cadeia de eventos que eleva rapidamente a tensão e culminando em greves, desabastecimento e desastres dentro da estação. Não será difícil você se deparar com ocasiões onde alguns tripulantes sem habitação se rebelem, e gerem confusões com demais tripulantes. Greves por excesso de trabalho também pode começar por causa da má gerencia no abastecimento de comida na sessão.

Vale ressaltar que a Tiqqun é dividida em seis sessões, cada vez que você abre uma nova os desafios de montar a sessão se repete, e cada nova sessão pode ser desenhada para suprir uma necessidade da estação, sendo especializada em uma área necessária para que tudo funcione corretamente. Sessões especializadas em alimentação requer mais espaço para as plantações, de fabricas precisam de mais leitos para os trabalhadores, e a espacial de um bom gerenciamento de estocagem para receber os recursos coletados no espaço. Pense bem como montará uma sessão, pois reconstruir pode causar uma boa dor de cabeça, perca de tempo e intriga entre a tripulação que não é muito conivente com mudanças radicais. A vantagem é que todos recursos de um edificar são reaproveitados caso você queria o remover do local.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy84NS8wODQ2NDMuanBn

IXION também te mantém sempre no foco e dentro da história, você é o comandante de uma nave, com os últimos sobreviventes da humanidade e não deverá se esquecer disso NUNCA. Um ponto forte do game, já que diferente de vários outros que se propõem a ser um gerenciador com construtor de base que comumente se perdem na história ou até em motivar o jogador. IXION dá um show na narrativa, o lore é incrivel e um prato cheio para amantes de ficção científica. Algo que reforça um dos pontos baixos que achei no game, não há tradução para português. Já que o game adentra a pontos muitas vezes técnicos com elementos fictícios e até teorias científicas reais, o que pode ser complicado para quem não entende inglês fluentemente compreender o que está ocorrendo e a importância das suas decisões.

Várias vezes o jogo irá te forçar a decisões morais e éticas, que influenciarão na sua confiança com a tripulação. Trazer para a estação uma nave de prestigiados cientistas contaminados com um fungo alienígena, pode causar uma infecção generalizada e o fim da missão, ou os abandonar destruindo sua nave científica, pode trazer a revolta entre a tripulação que lhe prenderá em uma cápsula criogênica para sempre. Construir uma doca de reparo para não deixar a estação colapsar pode requerer o espaço de criação de insetos, que acarretará no aumento do sofrimento da tripulação faminta por mais uma ração de grilos a fazendo revoltar e lhe jogando do mesmo jeito naquela cápsula criogênica.

Slide https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/85/084642.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/85/084637.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/85/084636.jpg

IXION é um jogo difícil feito para te desafiar, então não espere moleza, pois como disse, mesmo parado com tudo funcionando, o game irá iniciar uma sequências de eventos que lhe forçará a agir. Mas você deve estar se perguntando, difícil quanto? Bom, não passar do tutorial pode ser um exemplo (não me orgulho disso):

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy84NS8wODQ2MzUuanBn

Outro ponto forte do game é a trilha sonora, uma incrível e bem feita sinfonia que te empolga e relaxa enquanto joga. Talvez a melhor que eu tenha visto nos últimos tempos em um game relativamente simples e fora dos radares do grande publico. Também vale mencionar os gráficos, na parte interna da Tiqqun pode parecer simples mas quando a vemos por fora, na visão do espaço, é um show a parte, cada planeta e destroço que você orbita tem suas características, um belo show de imagens e excelente para tirar uns prints para quem gosta de wallpapers com temas espaciais.

E como nem tudo são flores, alguns pontos podem ser destacados como negativos para o game. Muitas vezes as missões são complicadas de se entender (a tradução ajudaria), mas por falta de uma explicação melhor e até um tutorial no menu contexto, faz com que suas decisões não sejam muito acertadas, levando a eventos geralmente com resultados ruins. Mas talvez até seja algo planejado, já que há missões que independente da decisão, o resultado será ruim. Encontrei alguns bugs que foram rotineiros no inicio, como o mouse parar de funcionar, as setas para rolagem da tela ou até não conseguindo clicar em elementos do mapa. Mas após alguns updates parece que diminuiu bastante essas ocorrências.

No fim, IXION é um grande e excelente jogo para quem não se incomoda em passar por dificuldades e quebrar a cabeça para superar os mais diferentes desafios e imprevistos enquanto tenta manter tudo em ordem. O game conseguiu me manter entretido por horas e horas, e mesmo com vários "game over" sentia a necessidade de voltar e tentar novamente. Pode ser que a repetição de tarefas e a dificuldade alinhada a muitas missões semelhantes entre si, possam fazer com que você perca a interesse com o tempo, mas até que isso ocorra você se divertirá bem.

IXION é um excelente game para quem está disposto enfrentar o sofrimento no vazio do espaço.

SteamaHR0cHM6Ly9zdG9yZS5zdGVhbXBvd2VyZWQuY29tL3dpZGdldC8xMTEzMTIw

9.0
whatshot
Nota
Excelente game para quem está disposto enfrentar o sofrimento no vazio do espaço
Prós
  1. Trilha sonora excelente
  2. Gráficos no espaço são um show a parte
  3. Narrativa e história intrigantes
  4. O jogo consegue te manter no foco
  5. Combina elementos conhecidos de uma forma interessante e concisa
  6. Dificuldade elevada e desafiadora
  7. Decisões realmente interferem no jogo
Contras
  1. Encontrei alguns pequenos bugs que podem atrapalhar a jogatina
  2. Dificuldade elevada que as vezes impossibilita resolver crises
  3. As decisões no geral não afetam "muito" o final do game, fazendo a história ser linear
  4. Falta da tradução para português afeta o entendimento de elementos mais profundos da história
Allan Kardec
Allan Kardec #okardec

Analista e Administrador de Sistema vulgo Programador

Amante de artes, com gostos peculiares e até duvidosos!

Sempre por aqui indicando um joguinho interessante ou desconhecido. Segue eu!

Administrador do Site, Luziânia, GO, Brasil
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque