7 jogos que foram banidos por motivos ridículos

7 jogos que foram banidos por motivos ridículos

Títulos que foram banidos em outros países sem um bom motivo.
#Games Publicado por Vinicius, em

Cada país possui suas próprias regras e diretrizes se tratando da mídia, o que às vezes podem levar a banimentos de conteúdos interativos que muitos considerariam injustos ou até mesmo bizzarros.

Pensando nisso, separamos aqui uma lista com alguns dos casos de banimentos mais ridículos nos mais diversos países do mundo.

EA Sports MMA - Bebida Energética

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy84Mi8wODE2ODUuanBn

Estamos acostumados a ver jogos sendo banidos seja por excesso de violência ou conteúdo sexual, mas a Dinamarca conseguiu surpreender a todos ao proibir um jogo por um motivo bem inusitado.

Em 2010, a Eletronic Arts foi surpreendida quando seu jogo de esporte EA Sports MMA foi banido dentro da Dinamarca. O motivo? A presença de propagandas de energéticos não agradou o país.

Na época a Dinamarca estava em uma batalha contra os energéticos, estando preocupada com o efeito que a bebida poderia ter no corpo das pessoas, banindo a venda e até mesmo o marketing do produto no país.

É claro que a EA poderia ter simplesmente removido a referência aos energéticos dentro da Dinamarca, mas parece que para a empresa a parceria era mais importante que os jogadores do país.

Tropico 5 - Ideias de revolução

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy84Mi8wODE2ODcuanBn

Ás vezes os jogos podem coincidir com os acontecimentos da vida real e parece que alguns países consideram isso um tanto quanto perigoso para os seus habitantes, como foi o caso de Tropico 5.

A Tailândia nunca havia banido um jogo anteriormente, independente do nível de violência ou conteúdo retratado, mas parece que esse inocente simulador de construção de cidade não teve a mesma sorte.

Tropico 5 coloca os jogadores no papel de um revolucionário que está lutando para derrubar o regime ditador do país e começar um governo próprio. O problema é que a Tailândia estava passando por uma situação bem parecida.

Por coincidência, apenas um dia antes do lançamento de Tropico 5 um golpe militar havia derrubado o governo do país. O novo governo estava com medo de que o jogo pudesse dar ideias erradas ao povo.

Roblox - Chat de texto

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy84Mi8wODE2ODguanBn

Estranhos na internet podem muitas vezes ser um perigo para as crianças e parece que os Emirados Árabes Unidos estavam preocupados com isso, embora talvez tenham ido um pouco longe demais.

Em 2018 os Emirados Árabes Unidos decidiram que o jogo Roblox era um perigo para todas as crianças e baniram o jogo por completo. Embora existisse a preocupação com o efeito que o jogo pudesse ter sobre a saúde mental dos mais jovens, o que fez o banimento entrar em ação foi o chat de texto.

De acordo com eles, a existência de um chat de texto dentro de Roblox colocava as crianças em contato com diversos perigosos, já que trazia interações inesperadas com estranhos.

Pokémon - Apoiando a evolução

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy84Mi8wODE2ODYuanBn

Pokémon é uma série que muitos não esperavam acabar sendo banida, sendo uma franquia da Nintendo com apelo para todas as idades, não contando com nenhum resquício de violência ou conteúdo sexual.

Ainda assim, vários países no Oriente Médio não ficaram felizes com a mensagem que o jogo estava passando, com esse título da Nintendo sendo banido na Arábia Saudita, Qatar e Egito em 2001.

O motivo era que os governos acreditavam que a franquia Pokémon estava passando uma mensagem baseada na evolução para os jogadores em vez da criação no sentido religioso.

Fallout 3 - Desrespeito com as vacas

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy84Mi8wODE2ODkuanBn

Fallout 3 conta com desmembramento, violência e muitos motivos para que o jogo pudesse ser banido, mas o motivo dele ter suas vendas proibidas na Índia foram as vacas presentes no jogo.

Na cultura da índia, as vacas são considerados animais sagrados, então não é de se estranhar que muitos jogadores do país não tenham ficado felizes ao verem as Brahmin nesse jogo da Bethesda.

Para quem não está familiarizado com a série, as Brahmin são vacas que após ficarem muito tempo expostas à radiação acabaram criando duas cabeças. Além dessa mutação sofrida em um animal sagrado para o país, as pessoas não ficaram felizes com ela ser chamada de "Brahmin", palavra para denominar um sacerdote Hindu.

A Bethesda teve que fazer diversas alterações para que Fallout 3 não fosse banido em outros países, como chamar as drogas de cura de Med-X para não serem comparadas com morfina ou mudar o nome da arma Fat Man para Nuka Launcher no Japão. No entanto, parece que a equipe não esperava que fossem as vacas que fizessem o jogo ser banido.

South Park - Dois pesos, duas medidas

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy84Mi8wODE2ODQuanBn

South Park sempre foi uma série animada cheia de controversas, não tendo medo de tirar sarro de seja qual for o conteúdo, entrando até mesmo em assuntos polêmicos que geraram problemas para os criadores durantes os anos.

Que um jogo do South Park chegaria a ser banido em outros países não é uma novidade, mas no caso de South Park: The Stick Of Truth parece ter sido usado duas medidas para a franquia.

Enquanto South Park: The Stick Of Truth chegou a sofrer censura em toda Europa por causa da cena onde uma máquina alienígena é inserido no ânus de um dos personagens, o jogo foi banido por completo na Austrália.

O problema é que a animação de South Park é exibida normalmente na Austrália com uma classificação etária de 15 anos, enquanto o jogo não conseguiu nem mesmo ser lançado para +18, tendo sido banido por completo.

A série animada sem dúvidas já mostrou muitas coisas que chegam a ser mais polêmicas do que o conteúdo apresentado no jogo, então acaba sendo uma decisão um tanto quanto injusta esse banimento.

Pokemon GO - Incentivando procura por poder

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy84Mi8wODE2OTAuanBn

Não é apenas a franquia principal que sofreu com banimentos injustos, o título mobile Pokemon GO também passou pelo mesmo, tendo sido barrado na Malásia por incentivar práticas que o governo considerável inaceitáveis.

Com o popular lançamento de Pokemon GO no mundo todo, as autoridades da Malásia ficaram preocupadas com o jogo acreditando que o jogo incentivava "a procura por poder e deidades com certos poderes".

Outro problema considerado era que por fazer os jogadores tentarem capturar Pokémons cada vez mais fortes, o jogo poderia também estar incentivando hábitos que podiam levar aos jogos de azar.

Vinicius
Vinicius #VSDias55
Equipe do Site, Florianópolis
Publicações em Destaque