Jogadores do PlayStation tendem a finalizar mais seus jogos

Jogadores do PlayStation tendem a finalizar mais seus jogos

Continuação do artigo anterior e que inclui a nova Plus Extra
#Artigos Publicado por Sr Ori, em

Em um antigo artigo que publiquei na Game Vicio, chamado "Por que os jogos possuem taxa de finalização tão baixa?", mostrava alguns dados de conclusão dos jogos nas plataformas PlayStation e Xbox. O principal motivo para criação dele foi para tentar exemplificar alguns dos motivos que podem levar a esse resultado, porém os resultados gerais foram bem diferentes entre as plataformas usadas na comparação.

Quem for ler o artigo anterior, irá notar que lá demonstrava a alta porcentagem de conclusão nos jogos da PlayStation Studios, principalmente se comparados aos do Xbox. O jogos da plataforma PlayStation não chegavam perto de 100% de conclusão (que foi o motivo do artigo), mas chegavam a cerca de 50% e que pode ser considerada uma média muito boa para o padrão que geralmente encontramos. Por outro lado, os jogos do Xbox chegavam a cerca de 10% em média.

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS92VDBaZGcyLnBuZw==

A principal justificativa que consegui imaginar para essa discrepância nas porcentagens de conclusão foi justamente a assinatura do Game Pass, o qual pode ser usado para testar jogos e assim continuar jogando caso goste ou abandonar caso não goste. Porém talvez a conclusão para o caso do Xbox não seja tão simples quanto a que dei na época e vou explicar um pouco o porquê.

Diferente da época que escrevi o artigo, hoje em dia já não temos apenas o Game Pass como serviço de assinatura, mas a PlayStation Plus Extra, que é concorrente direta ao serviço da Microsoft, também está ativa desde junho deste ano. E por conta disso achei bem válido testar se a Plus, assim como o Game Pass, influenciou na porcentagem de conclusão dos jogos que estão disponíveis no serviço.

Antes de mostrar os dados, apenas para reforçar, não contarei platina como completude, mas sim chegar a conquista final da campanha que o jogo oferece.

PlayStation Studios

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS9XTzVvSVIyLnBuZw==

Começando pelos exclusivos do PlayStation que a própria fabricante do videogame produz (first-party), já tinha mencionado para efeito de comparação alguns jogos como Horizon Zero Dawn, God of War, Marvel's Spider-man e Ghost of Tsushima. Todos esses jogos possuíam acima de 50% na taxa de conclusão, exceto Horizon Zero Dawn. No caso do Horizon expliquei que ele talvez teve essa porcentagem por terem dado ele na antiga PlayStation Plus. Mas no geral, todos ainda foram consideravelmente bem finalizados pelos jogadores do PlayStation.

Agora é a hora de abordar se a PlayStation Plus teve o mesmo efeito do Game Pass, porque que esses 4 jogos citados anteriormente fazem hoje parte do catálogo da Plus Extra. Os jogadores de PlayStation podem entrar na loja e escolherem o que baixar do serviço, sem custo adicional e a qualquer momento. Em teoria isso deveria ser semelhante ao Game Pass, mas logo abaixo vemos outro resultado:

JogoAntesDepois
God of War50,3%46,9%
Ghost of Tsushima51,1%41,5%
Marvel's Spider-man50,6%50,3%
Horizon Zero Dawn31,5%32,3%

As porcentagens dos exclusivos do PlayStation não possuem um padrão bem definido, porque pode tanto decair, como no caso do God of War e Spider-Man, quanto subir a porcentagem, como no caso do Horizon. Sequer dá para ter uma previsão dos futuros jogos dela que forem lançados no serviço, pois o desempenho deles varia bastante ou nem varia dependendo do caso.

Lançamentos no serviço

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS9BaTNscHo5LnBuZw==

Um ponto importante para os serviços de jogos e que a Sony ainda não aderiu completamente é o jogo entrar no serviço em seu lançamento (day one). Vemos isso afetar bastante os jogos que entram day one no Game Pass, chegando a atingir 1% e até abaixo disso por conta da quantidade de pessoas simultâneas testando o jogo, apesar de que ao longo do tempo a porcentagem vai aumentando.

Como eu escrevi, a Sony não aderiu a essa forma de vender assinaturas completamente, mas o jogo Stray foi o primeiro a ser testado por ela. Mesmo que seja um jogo de estúdio terceiro, é bem válido comparar com situações semelhantes ao do Xbox.

O Stray conseguiu ser finalizado por 31,2% das pessoas que jogaram, mesmo participando da PlayStation Plus desde o início. Ao comparar com jogos recentes e que saíram day one no Game Pass chega a ser estranho de observar suas finalizações, como o Two Point Campus (0,82% - "Fim do ano letivo"), Metal: Hellsinger (4,93% - "A queda da juíza") e As Dusk Falls (15,33% - "Fim da linha?").

Acredito que um outro bom exemplo talvez seja o Deathloop que chegou simultaneamente em ambos os serviços, apesar de ter sido lançado um ano antes no PlayStation. De acordo com a lista de conquistas de cada plataforma, apenas 67% dos jogadores de Xbox terminaram o tutorial se comparado aos 86% dos jogadores de PlayStation. Em relação a completar a campanha do jogo, 2,73% dos jogadores de Xbox chegaram a alcançar esse objetivo e 18,5% terminaram no PlayStation.

Jogos de terceiros no serviço

Agora sem contar os lançamentos, vários jogos da PlayStation Plus já apareceram em algum momento no Game Pass e podem ser usados aqui para comparação. Confira a tabela mostrando alguns deles:

JogoXboxPlayStation
Yakuza 08,61%31,7%
The Artful Escape22,81%43,2%
Desperados 32,67%4,8%
Last Stop17%29%
Pillars of Eternity2%6%
Hollow Knight3%11,6%
Fallout 414%22%

Os jogos acima foram escolhidos aleatoriamente, mas em todos os casos o PlayStation possui uma conclusão média maior mesmo sendo baixa em alguns casos.

Comparação entre plataformas

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS84alFtcWNwLnBuZw==

Deu para notar que no PlayStation é mais natural finalizarem os jogos, mas isso significa que em todos os casos o PlayStation terá uma porcentagem muito maior? Não necessariamente.

Assim como já expliquei no artigo anterior, grande parte dessa diferença se deve ao Game Pass por algum motivo, apesar de não aparentar influenciar tanto a Plus Extra. Quando o jogo não chega ao Game Pass, ele possui uma proximidade maior quando comparado ao PlayStation, chegando a ser bem semelhante em alguns casos específicos. Confira alguns exemplos abaixo de jogos que nunca chegaram ao serviço de assinatura das duas plataformas:

JogoXboxPlayStation
Soul Hackers 26%12%
Lost Judgment29%54%
AI The Somnium Files nirvanA Initiative37,5%67,1%
Resident Evil Village56%62%
Divinity Original Sin II5,5%6,7%
Soundfall2,3%3,8%
Shadow of the Tomb Raider30,8%33,5%
Cyberpunk 207722,8%19,9%
Red Dead Redemption II19,4%26,8%
Dark Souls II21,8%35%
Stranger of Paradise21,4%38,5%
Elden Ring11,3%18%

A tabela mostra que sem o Game Pass e Plus Extra o Xbox consegue alcançar maiores taxas de finalização e em determinados jogos até ficar bem próximo do PlayStation. O que aparentemente mais influencia nesse caso é em como o jogo atinge o determinado público da plataforma, dependendo do gênero, popularidade, duração e o quão comum é aquele tipo de jogo na plataforma. Mas ainda assim deve existir aquela vontade maior de finalizar os jogos por parte dos jogadores de PlayStation.

O que chega a ser estranho é que, mesmo com a Plus Extra, dificilmente a completude dos jogos baixaram tanto no PlayStation quanto no Xbox. Não somente não ficou claro, mas ficou difícil até de deduzir se a Plus Extra realmente está sendo usada para testar e jogar os jogos, ou se os jogadores do PlayStation realmente iniciam algum jogo do catálogo e vão jogando até concluir. Como o Stray foi um jogo lançado no serviço e se desempenhou até muito bem, acredito que seja mais provável a segunda opção.

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS9QSEJIeE4yLnBuZw==

Mas de qualquer forma, no geral, é bem real que os jogadores de PlayStation se veem mais motivados a terminarem vários dos jogos disponíveis na plataforma. Não ficou claro se isso é uma coincidência ou se é por incentivo estratégico da própria Sony, mas isso pode indicar que muitos jogadores estão satisfeitos com a plataforma.

Já no caso do Xbox provavelmente continuará variando dessa forma entre jogos comprados e jogos disponíveis no serviço. Como nunca foi indicada uma mudança pelo chefe da divisão Xbox, isso não parece importar muito para eles na plataforma, mas sim a quantidade de horas que os jogadores gastam jogando. Então não consigo ver muita mudança no futuro em relação a isso na plataforma.

Vale lembrar que as deduções são apenas opiniões do autor, mas os dados são fornecidos diretamente do PlayStation.

Sr Ori
Sr Ori #luhckaz100

Fã de yakuza e jogos que trazem experiências criativas e diferentes das que já tive.

Colaborador do Site
Publicações em Destaque
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por coca,