11 jogos de terror para aproveitar no Halloween

11 jogos de terror para aproveitar no Halloween

Jogos de terror para entrar no clima.
#Games Publicado por Vinicius, em

Halloween tá chegando, a época perfeita para quem curte uma boa história de terror. E o que melhor do que passar esse feriado aproveitando um jogo de terror para entrar no clima?

Pensando nisso, separamos uma lista com algumas recomendações nossas para você passar jogando no Halloween.

Alan Wake Remastered

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy84MS8wODA5NDIucG5n

  1. Plataformas: PC, PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X/S e Nintendo Switch
  2. Trailer
Um clássico título da Remedy, com essa versão remasterizada sendo uma boa escolha tanto para novos jogadores quanto fãs antigos. Com o Halloween chegando, essa é uma ótima oportunidade para aproveitar esse título.

Uma história de mistério, a qual parece ter saído direto das páginas do famoso autor Stephen King, o jogo traz um protagonista que se vê atormentado quando os eventos de um de seus mais recentes livros cria forma no mundo real e começa a caçá-lo.

Alan Wake traz uma história interessante, com um universo cheio de mistérios. Seu gameplay ainda consegue se manter divertido, trazendo uma mecânica onde os inimigos precisam ser enfraquecidos com luz antes de serem mortos.

O momento para jogar novamente Alan Wake não poderia ser melhor. A Remedy recentemente lançou uma remasterização, além ter uma sequência programada para 2023 e estar criando um universo compartilhado junto de Control.

Alien: Isolation

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy84MS8wODA5MjMucG5n

  1. Plataformas: PC, PS3, PS4, Xbox 360, Xbox One e Nintendo Switch
  2. Trailer
Considerado um dos melhores jogos de terror dos últimos anos, Alien: Isolation consegue a façanha de adaptar essa popular franquia do cinema para os vídeo games com o mesmo nível de tensão que os fãs sentiram nos filmes.

Após o fracasso de Aliens: Colonial Marines, os fãs estavam receosos com um novo jogo do Alien, mas Alien: Isolation conseguiu surpreender, focando no lado mais assustador dessas criaturas, ao invés de ser apenas mais um shooter.

Os Aliens aqui são criaturas que devem ser temidas e na maioria das vezes não é aconselhável enfrentá-los. Cada corredor, cada esquina no jogo, causa uma certa ansiedade nos jogadores, temendo que a qualquer momento possam dar de cara com um Xenomorfo.

Para os fãs da franquia, Aliens: Isolation é um prato cheio, trazendo aquela ambientação sci-fi que tanto amam. Já para aqueles que nunca tiveram contato com a série, o jogo ainda é uma experiência de terror essencial.

The Evil Within

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy84MS8wODA5NDMucG5n

  1. Plataformas: PC, PS3, PS4, Xbox 360 e Xbox One
  2. Trailer
Para quem deseja passar o final de semana inteiro pré-Halloween jogando um jogo de terror, uma ótima dica é aproveitar ambos os títulos da franquia The Evil Within, excelentes apostas no gênero terror.

The Evil Within foi desenvolvido por ninguém menos do que Shinji Mikami, o criador da franquia Resident Evil, o que já mostra que os fãs podem esperar algo de alto nível. Os fãs de Resident Evil 4 especialmente se sentirão em casa.

Com um gameplay em terceira pessoa, o jogo traz uma escassez de munição, fazendo os jogadores muitas vezes apostarem em armadilhas ou da furtividade para escaparem com vida. O segundo jogo ainda trouxe um mundo mais aberto para ser explorado, contando até com missões secundárias.

The Evil Within é uma escolha perfeita para quem prefere seus jogos de terror com uma dose de ação. Sua história interessantes cheia de reviravoltas e vilões marcantes também são pontos fortes do jogo.

Little Nightmares

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy84MS8wODA5MjYucG5n

  1. Plataformas: PC, PS4, Xbox One e Nintendo Switch
  2. Trailer
Um jogo para quem procura algo diferente dentro do gênero de terror. Sendo um jogo de plataforma, Little Nightmares traz diversos desafios de quebra-cabeça e lógica, além de exigir bons reflexos do jogador.

No entanto, o destaque fica realmente para sua apresentação. Com uma arte que parece ter saído diretamente de filmes como Coraline e o Mundo Secreto ou das obras de Tim Burton, o jogo conta com criaturas grotescas e perturbadoras.

Jogar com uma pequena criança enquanto é perseguida por um homem esticado sem rosto ou diversos adultos obesos querendo devorá-la é sem dúvidas uma experiência tensa para qualquer um.

Ambos os jogos da franquia possuem um clima sombrio e uma lore bem interessante para quem deseja se aprofundar. Por serem jogos mais curtos, é uma boa pedida para aproveitar no Halloween.

Observer: System Redux

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy84MS8wODA5MjcucG5n

  1. Plataformas: PC, PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X/S e Nintendo Switch
  2. Trailer
Uma mistura que costuma apresentar resultados interessantes é terror com ficção científica, trazendo elementos diferentes e uma visão única ao unir esses dois gêneros. Um jogo que faz bom uso dessa proposta é Observer da Bloober Team.

Com uma proposta de investigação em um mundo cyberpunk, Observer coloca os jogadores no papel de Daniel Lazarski, um detetive neural no ano de 2084, o qual possui a tarefa de hackear e invadir a mente de suspeitos atrás de pistas.

Sua proposta única é complementada por uma apresentação visual de ponta, com cenários que apresentam bem o estado caótico que as coisas se encontram nesse universo, além de trazer uma ótima trilha sonora.

O foco de Observer é sua narrativa, na qual faz um excelente trabalho. E com o jogo tendo recebido um update para nova geração, é uma ótima aposta para aproveitar nesse fim de semana de Halloween.

Soma

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy84MS8wODA5MjgucG5n

  1. Plataformas: PC, PS4 e Xbox One
  2. Trailer
Outro jogo que mistura terror com ficção científica, SOMA é sem dúvidas um dos mais famosos do gênero nesses últimos anos, especialmente por entregar uma narrativa profunda e questões filosóficas.

Seguindo o mesmo estilo de outros do gênero, SOMA se destaca pela forma que lida com sua história. O jogador desperta no fundo do mar em uma estação quase abandonada, pela exceção das criaturas terríveis que habitam ali.

SOMA explora a natureza humana e sua consciência, questionando onde realmente começa e termina o real você. Essas ponderações mais profundas fazem desse um jogo ideal para quem procura algo mais contemplativo.

É claro que SOMA ainda é um jogo de terror e cenas aterrorizantes não poderiam faltar. Criaturas assustadoras estarão sempre em seu encalço e ambientes claustrofóbicos não faltam, especialmente para aqueles com pavor do fundo do mar.

Devotion

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy84MS8wODA5MjkucG5n

  1. Plataformas: PC
  2. Trailer
Um jogo que deu o que falar em seu lançamento devido as suas críticas ao governo chinês, chegando a ser removido de todas as lojas e impossibilitando sua venda, mas para aqueles que tiveram a oportunidade de testar, sabem que Devotion é sem duvidas uma experiência aterrorizante.

Cenários assustadores, com um terror asiático em seu auge mostrando por que consegue ser tão assustador. Devotion sabe brincar com a câmera e a todo momento deixa o jogador angustiado com o que irá encontrar.

Como o nome indica, o jogo é focado na devoção das pessoas em suas respectivas religiões e até onde isso pode levá-las. Em Devotion você acompanha como as crenças religiosas afetaram uma família.

Infelizmente Devoion foi removido das principias lojas digitais, mas ainda é possível adquirir o jogo através do próprio site oficial da empresa.

Outlast

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy84MS8wODA5MzAucG5n

  1. Plataformas: PC, PS4, Xbox One e Nintendo Switch
  2. Trailer
Nos últimos anos tivemos um grande surgimento de jogos de terror em primeira pessoa, e embora não tenha sido quem deu origem a essa tendencia, Outlast foi um sem dúvidas um dos principais jogos a ajudar a popularizá-la.

Uma excelente atmosfera aterrorizante, Outlast entregou um jogo de terror em primeira pessoa de alta qualidade em meio aos diversos indies de baixo orçamento do gênero disponíveis na época.

Outlast segue o modelo básico dos jogos do gênero hoje em dia, um personagem indefeso, tendo que recorrer à furtividade para sobreviver contra o perigo e isso o jogo sabe fazer muito bem.

Ser perseguido por uma criatura enorme em cenários claustrofóbicos é uma sensação terrível. Com três jogos disponíveis, você ainda terá muito conteúdo para aproveitar durante esse Halloween.

Resident Evil 7

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy84MS8wODA5NDQucG5n

  1. Plataformas: PC, PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X/S e Nintendo Switch
  2. Trailer
Uma clássica franquia que tentou se renovar e apostou mais forte no terror foi Resident Evil. A Capcom arriscou muito ao trazer a franquia para a primeira pessoa, mas essa jogada acabou se pagando.

Resident Evil 7 trouxe uma das melhores experiências de terror nos últimos anos, com o protagonista Ethan explorando uma mansão afastada de tudo onde uma família parece ser mal assombrada.

Ao contrário de muitos jogos de terror atuais, Resident Evil 7 se destaca por ao mesmo tempo que consegue deixar o jogador tenso a cada esquina, ainda assim não abandona de vez um combate completo, permitindo que qualquer inimigo seja derrotado.

Resident Evil 7 é sem dúvidas uma experiência essencial para qualquer fã de terror, especialmente se você puder aproveitar o jogo com um headset VR.

Stories Untold

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy84MS8wODA5NDUucG5n

  1. Plataformas: PC, PS4, Xbox One e Nintendo Switch
  2. Trailer
Um jogo que talvez não seja para todos, mas que traz uma proposta bem diferenciada. Esbanjando um estilo dos anos 80, Stories Untold traz vários contos, cada um apresentando uma história repleta de mistérios.

Stories Untold traz uma mistura interessante de point and click com antigos jogos de aventura por texto. Cada conto consegue trazer novas reviravoltas, tanto na história quanto em elementos únicos de gameplay.

A forma que ele consegue passar terror apenas com texto já demonstra a habilidade da produtora, mas a forma que as histórias se entrelaçam e sua estética visual agradável tornam esse uma joia escondida.

Lembrando que a produtora de Stories Untold está trabalhando no novo Silent Hill da Konami, então é uma boa chance para conhecer o trabalho deles.

The Cat Lady

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy84MS8wODA5NDYucG5n

  1. Plataformas: PC
  2. Trailer
Outro jogo menor que merecia mais atenção do público é The Cat Lady. Com um visual simples 2D e mecânicas de gameplay nada complexas, o jogo se destaca pela sua excelente narrativa e atuação.

Esse jogo polonês mostra os problemas de uma mulher de 40 anos solitária que está à beira de cometer suicídio, quando cinco estranhos entram em sua vida e acabam mudando tudo.

The Cat Lady é parte de uma trilogia, cada um contando histórias com temas maduros. O jogo lida com problemas sérios, como suicídio e depressão, misturando esses elementos com terror.

O jogo é uma história mais humana, mostrando problemas que pessoas reais podem sofrer, mas sem deixar aquela sensação aterrorizante de lado.

E você, tem alguma sugestão de jogo de terror para o Halloween? Conta pra gente aqui embaixo na seção de comentários!

Vinicius
Vinicius #VSDias55

Me segue lá no Twitter:

Vinicius__SD

Equipe do Site, Florianópolis
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por VSDias55,