Top 10 protagonistas da franquia Resident Evil

Top 10 protagonistas da franquia Resident Evil

Qual é o melhor protagonista da série?
#Artigos Publicado por Vinicius, em

A clássica franquia Resident Evil da Capcom desde o primeiro jogo sempre apresentou um enorme elenco de personagens icônicos, os quais estão entre os mais marcantes de toda a indústria de jogos.

Com tantos personagens clássicos, certamente não é fácil escolher qual deles é o melhor. Por isso decidimos rankear os 10 melhores protagonistas da franquia neste artigo.

10 - Piers Nivans

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy84Mi8wODEwNjEuanBn

Um dos parceiros apresentados em Resident Evil 6, Piers Nivans é um agente da BSAA, atuando diretamente sob o comando de Chris Redfield. Com Chris fora de cena devido a seus traumas, cabe a Piers colocar a cabeça do soldado no lugar.

Piers Nivans apareceu apenas em Resident Evil 6 e ainda em papel secundário, mas ainda assim se mostrou como um dos melhores parceiros do jogo e trouxe uma história interessante e um ótimo desfecho, servindo como peça central no desenvolvimento de Chris.

9 - Sheva Alomar

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy84Mi8wODEwNjIuanBn

Com Resident Evil 5, tivemos pela primeira vez a opção de jogar em cooperativo a campanha em um título principal. Ao lado do retorno de Chris Redfield, os jogadores puderam controlar a nova personagem Sheva.

Uma habilidosa soldada, Sheva já contava com experiência em bio-terrorismo, sendo uma ótima adição ao lado de Chris. Apesar das críticas devido a sua inteligência artificial duvidosa, ela ainda era uma boa aliada quando controlada por outro jogador.

8 - Rebecca Chambers

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy84Mi8wODEwNjMuanBn

Presente desde o primeiro jogo, Rebecca conquistou os jogadores por diferentes motivos. Enquanto os outros personagens são todos soldados profissionais, com incríveis habilidades de sobrevivência, Rebecca era mais inocente.

Uma médica de campo, Rebecca possuía uma personalidade mais animada e alegre que os outros protagonistas. Tendo estrelado em Resident Evil 0 finalmente como personagem jogável, ela teve uma recepção bem melhor que seu companheiro de jogo Billy.

7 - Barry Burton

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy84Mi8wODEwNjQuanBn

Outro personagem que está presente desde o primeiro jogo da série, Barry teve um papel importante no jogo. Vários anos depois, o personagem finalmente teve a chance de estrear em um jogo próprio com Resident Evil Revelations 2.

Embora inicialmente estivesse trabalhando para Albert Wesker para proteger sua filha, Barry logo se redimiu pelos seus erros e se tornou um companheiro com quem os outros protagonistas podiam contar.

Barry serviu como mentor para muitos dos personagens da série, como Chris, Jill e Rebecca, tendo um papel importante na formação deles como os soldados que são hoje, então merece seu lugar na lista.

6 - Ada Wong

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy84Mi8wODEwNjUuanBn

Ada é uma personagem que nunca teve a chance de brilhar como estrela de um jogo próprio, mas participou algumas vezes como personagem jogável em campanhas menores dentro dos jogos principais da franquia.

Ada sempre foi uma personagem pelo qual o público teve grande carinho. Seu jeito misterioso, nunca revelando suas verdadeiras intenções, alinhado a seu forte poder de sedução, conseguiram conquistar os jogadores.

Vista como o par romântico de Leon, ela teve poucas aparições até hoje, mas se mostrou como uma mulher forte e determinada a cumprir seus objetivos, mesmo que às vezes tenha que trair certas pessoas para isso.

5 - Ethan Winters

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy84Mi8wODEwNjYuanBn

O mais recente personagem a entrar para o elenco de protagonistas de Resident Evil, Ethan teve um começo meio morno, mas logo conseguiu se apresentar como um bom personagem para o público.

Em Resident Evil 7, ao ser introduzido na série, Ethan não era um personagem muito profundo, mostrando pouca reação ao que estava acontecendo ao seu redor e parecendo mais uma representação dos jogadores dentro do jogo.

No entanto, em Resident Evil Village a Capcom conseguiu redimir o personagem, trazendo uma profundidade muito maior para ele, o qual se mostrou um pai que faria de tudo para proteger sua filha e esposa.

Determinado e protetor, Ethan teve um excelente desenvolvimento de personagem. Apesar de a Capcom ainda evitar dar foco para o rosto do personagem, mesmo no vindouro modo em terceira pessoa, Ethan teve um desfecho excelente.

4 - Leon Kennedy

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy84Mi8wODEwNjcuanBn

Uma colocação um tanto quanto polêmica, já que muitos esperavam ver Leon em primeiro lugar do ranking. O personagem é sem dúvidas um dos principais da série, sendo o protagonista de Resident Evil 4, o título mais famoso da franquia.

Leon é um bom personagem, mas teve um desenvolvimento errático. Começando como um policial novato em Racoon City, ele logo se transformou em alguém mais convencido e brincalhão, não levando as coisas muito a sério. No fim, ele acabou voltando para uma personalidade mais séria em Resident Evil 6.

Ainda assim, o personagem sempre esbanjou muita carisma, conquistando o amor de muitos fãs pelo seu estilo único e personalidade vibrante, além de ser sem dúvidas o mais popular de toda a franquia Resident Evil.

Com Resident Evil 4 programado para receber um remake, os fãs poderão novamente ver Leon em ação, embora dessa vez parece que a Capcom deseja manter as coisas um pouco mais pé no chão, o que pode acarretar em mudanças na personalidade do personagem.

3 - Claire Redfield

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy84Mi8wODEwNjguanBn

Irmã de Chris, Claire obviamente merecia um lugar no top 5 do ranking. Ela estreou em Resident Evil 2, sendo uma das personagens jogáveis do jogo, e embora parecesse uma simples civil na época, ela logo se tornou um nome conhecido da franquia.

Em sua primeira aparição, Claire estava apenas passando por Racoon City tentando achar Chris, o qual havia desaparecido. Embora não fosse treinada como seu irmão, ela ainda mostrou grande habilidade de sobrevivência.

Infelizmente ela não teve um grande destaque como personagem jogável dentro da franquia. Após Resident Evil 2, ela nunca mais apareceu nos títulos principais, ainda assim ela se tornou a estrela dos spin-off da série.

A personagem recebeu Resident Evil: Code Veronica, um título importante para a franquia finalmente reunindo os irmãos, além de mais recentemente ter estrelado Resident Evil Revelations 2.

Enquanto a maioria dos personagens continuaram suas missões de proteger o mundo como soldados ou parte das forças especiais, Claire seguiu um caminho mais humanitário, fazendo parte da TerraSava, uma organização que ajuda sobreviventes de ataques bioterroristas.

2 - Jill Valentine

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy84Mi8wODEwNjkuanBn

Parceira de Chris Redfield, Jill sempre foi uma das principais personagens femininas da série Resident Evil. Estando presente desde o primeiro jogo da série, Jill foi um importante membro da BSAA.

Ela esteve no meio de importantes momentos da série, como o incidente de Racoon City, onde teve que enfrentar Nemesis, um dos inimigos mais clássicos de toda a franquia e também dos jogos.

Ela ficou um pouco de fora dos jogos principais após o lançamento de Resident Evil 3, fazendo apenas uma pequena aparição no quinto jogo. Ainda assim, ela recebeu um jogo próprio com Resident Evil Revelations.

A personagem teve uma evolução muito boa durante a série, começando com uma soldado comum para tornar seu objetivo de vida acabar com a ameaça do bioterrorismo no mundo.

1 - Chris Redfield

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy84Mi8wODEwNzAuanBn

Estando presente desde o começo da franquia, tendo estreado no primeiro jogo, Chris Redfield é sem dúvidas uma peça fundamental de Resident Evil e merece o primeiro lugar como melhor protagonista da série.

Em grande parte da narrativa principal de Resident Evil, seja envolvendo a Umbrella ou o vilão Albert Wesker, Chris sempre esteve presente, seja estando direta ou indiretamente envolvido com os acontecimentos.

Mesmo após seu arco terminar, dando fim a sua disputa com seu nêmesis Wesker, Chris continua presente na série, agora ajudando Ethan Winters, o mais novo protagonista da franquia.

Um soldado extremamente capaz com uma personalidade forte, Chris possui sem dúvidas o papel mais importante da série e teve um excelente desenvolvimento, indo de um soldado novato das forças especiais para um ex-capitão amargurado pela perda da sua equipe.

E você, qual é o seu protagonista favorito da franquia Resident Evil? Conta pra gente na seção de comentários abaixo e não esqueça de deixar seu voto na enquete!

Vinicius
Vinicius #VSDias55
Equipe do Site, Florianópolis
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque