Sakurai afirma que jogos devem ser divertidos desde o começo

Sakurai afirma que jogos devem ser divertidos desde o começo

Para desenvolvedor, jogos devem colocar jogadores no gameplay já nos primeiros minutos, sem longos prólogos.
#Games Publicado por Vinicius, em

Você provavelmente já deve ter ouvido alguém falar "fica melhor depois" sobre um jogo que você não estava gostando. No entanto, não deveria um jogo ser divertido desde o começo? É isso que acredita Masahiro Sakurai, criador da franquia Super Smash Bros.

Em um recente vídeo em seu canal no YouTube, o desenvolvedor falou como os jogos precisam ser divertidos desde o começo, pulando diretamente para o gameplay sem enrolar os jogadores. De acordo com ele, mostrar vídeos é algo que qualquer mídia pode fazer, mas permitir que controle os personagens é algo que só os jogos possuem, por isso é sempre bom começar com o porte forte dessa mídia.

Leia Também:

  1. Confira os principais lançamentos da semana
  2. Anime do NieR: Automata ganha teaser e chega em 2023

Começar com prólogos longos apenas adia o jogador de chegar ao gameplay. Um jogo que começa devagar é muitas vezes um jogo que começa com o pé errado. Não deixe os jogadores imaginando como é o jogo de verdade.

Acho que é melhor ir direto ao ponto e pular para a gameplay cedo. Quando alguém testa um jogo, eles rapidamente julgam se é divertido ou não. Se você os fizer esperar muito tempo, eles podem acabar simplesmente largando seu jogo.

Ele entende que alguns gêneros, como no caso dos RPGs, é preciso apresentar os personagens e mundo antes. Ainda assim, a recomendação dele continua sendo válida, com o gameplay sendo o foco desde o começo.

Os RPGs precisam de um pouco de introdução. Mesmo assim, eu recomendaria ordenar as coisas para que a gameplay venha em primeiro lugar e os jogue na ação. Embora isso dependa do jogo, porque jogos com mecânicas bem conhecidas, títulos blockbuster ou com elementos de história e visuais proeminentes precisam de sua própria abordagem.

Para resolver isso ele aconselha começar o jogo em uma parte posterior da história antes de mostrar como chegou lá, como no caso de Persona 5, ou colocar os jogadores no papel de outros personagens que não sejam os protagonistas, como no primeiro Xenoblade.

O conselho de Sakurai se entende também aos trailers dos jogos. Para ele, muitos mostram seus jogos com vídeos CG de alta qualidade ou aberturas, demorando para apresentar o gameplay de verdade. Para ele, "você não pode esperar que as pessoas comprem um jogo se elas não sabem nem que tipo de jogo é".

E você, concorda com Sakurai? Deixe sua opinião na seção de comentários abaixo!

Fonte: Youtu
Vinicius
Vinicius #VSDias55
Equipe do Site, Florianópolis
Publicações em Destaque