As franquias mais icônicas da PlayStation

As franquias mais icônicas da PlayStation

Conheça algumas das franquias que marcaram o console da Sony.
#Games Publicado por Vinicius, em

A PlayStation está no mercado de games desde 1994, ano em que foi lançado o PlayStation original. Desde então, foram cinco consoles (PS1, PS2, PS3, PS4 e PS5) e dois portáteis (PSP e PS Vita).

Em todos esses anos de existência, diversas franquias se consagraram e se tornaram o carro-chefe da marca como um dos principais motivos de compra dos aparelhos. Confira a seguir alguns dos principais exclusivos da PlayStation:

Gran Turismo

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy83Ny8wNzYwMzYuanBn

Gran Turismo é uma das séries mais antigas da PlayStation, tendo seu primeiro jogo lançado ainda no PS1. Além disso, também é a que possui o maior número de vendas, com um total de aproximadamente 102 milhões de cópias.

Para todos os amantes de automobilismo, Gran Turismo é um prato cheio por conta da imersão e realismo dentro das pistas. Com títulos em todos os consoles da PlayStation, esse é um clássico imperdível para quem ama jogos de corrida.

Gran Turismo 7, o mais recente título da franquia, já está disponível para PS4 e PS5 recheado de conteúdo e resgatando a cultura de carros vista em outros games da série. Até quem nunca teve contato com a franquia pode aproveitar o título mais recente, já que ele apresenta tutoriais intuitivos para os jogadores iniciantes.

God of War

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy83Ny8wNzYwMzcuanBn

É impossível falar de PlayStation sem citar a saga God of War. Isso porque desde os PS2 a franquia é uma das mais amada pelos fãs, com mais de 51 milhões de cópias vendidas no mundo todo segundo o VGChartz. Desse total, mais de 20 milhões são apenas do título de 2018, que reformulou a história de Kratos em vários aspectos.

Os jogos contam a história de Kratos, um guerreiro espartano que foi levado a matar sua família por seu antigo mestre, o deus da guerra Ares. Esse acontecimento desencadeia diversas consequências drásticas na mitologia grega que levam a um final dramático em God of War 3.

Após o fim do arco pela mitologia grega, a sequência de 2018 leva o protagonista até a mitologia nórdica e apresenta uma história mais madura, com foco na relação entre o deus da guerra e seu filho, Atreus, que precisa amadurecer para não seguir os passos sangrentos de seu pai.

Assim como os outros games da franquia, God of War (2018) foi sucesso de crítica. Não por acaso, o título foi nomeado Jogo do Ano pelo The Game Awards. O novo capítulo da história, o aguardado God of War Ragnarok, está com lançamento previsto para 2022 e contará com os eventos finais de Kratos nos nove reinos da mitologia nórdica.

Horizon

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy83Ny8wNzYwMzguanBn

A saga de Aloy para salvar o mundo das máquinas mortais se iniciou em 2017 com Horizon Zero Dawn quando a heroína conquistou fãs logo de cara por sua determinação e imponência ao enfrentar adversidades.

Seu enredo com fortes referências de ficção científica e reviravoltas impressionantes fizeram do game da Guerrilla Games um dos principais nomes da PlayStation em pouco tempo.

O jogo original vendeu mais de 20 milhões de cópias e sua continuação, Horizon Forbidden West, já está disponível para PlayStation 4 e PlayStation 5 com melhorias na jogabilidade, novos desafios e ainda mais inimigos para enfrentar.

The Last of Us

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy83Ny8wNzYwMzkuanBn

Produzido pela Naughty Dog, The Last of Us é a franquia mais recente da Sony, tendo seu primeiro jogo lançado no final da vida útil do PS3 e remasterizado para PS4. O jogo conquistou uma enorme quantidade de fãs e se tornou um clássico obrigatório instantaneamente, tendo vencido diversos prêmios, incluindo o BAFTA de Melhor Jogo.

A sua sequência, The Last of Us Parte II, foi ainda mais aclamada, sendo o jogo mais premiado da história com cerca de 340 prêmios de Jogo do Ano. A série foca bastante em sua história pós-apocalíptica com um peso mais adulto e personagens cativantes que demonstram seu lado humano acima de qualquer coisa.

Os dois títulos somam aproximadamente 20 milhões de cópias vendidas e 550 prêmios, mostrando o porquê de, mesmo em pouco tempo, o game já ser considerado uma das principais sagas da PlayStation. 

Uncharted

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy83Ny8wNzYwNDAuanBn

Conhecido como o “Indiana Jones” dos jogos, Uncharted, também produzido pela Naughty Dog, é uma das franquias mais adoradas da Sony. A série conta a história de Nathan Drake, um caçador de tesouros, junto de seu mentor Victor Sullivan e da jornalista Elena Fisher.

Todos viajam o mundo para descobrir mistérios históricos com muita ação e aventura. A franquia possui cerca de 44 milhões de cópias vendidas, segundo o VGChartz, distribuídas em cinco jogos principais e fãs ao redor do mundo todo. Sua história é tão cativante que recebeu um filme em 2022, chamado Uncharted: Fora do Mapa e protagonizado por Tom Holland.

Ratchet & Clank

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy83Ny8wNzYwNDEuanBn

Conhecida por ser uma franquia mais familiar, Ratchet & Clank é uma das séries mais antigas da PlayStation. Produzida pela Insomniac Games, desde o PS2 traz os protagonistas Ratchet e Clank para um universo de ficção científica em que ambos viajam pelo espaço salvando o universo de forças malignas.

O game ficou conhecido pelo seu humor e carisma exóticos e por ter um clima mais infantil e ficou tão famoso que também recebeu um filme em 2016, que leva o nome dos personagens no título.

Além disso, Ratchet & Clank: Em uma Outra Dimensão é um dos primeiros exclusivos lançados para o PS5 e já conta com mais de um milhão de unidades vendidas em apenas um ano de seu lançamento segundo o VGChartz.

Games Soulslike

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy83Ny8wNzYwNDIuanBn

A From Software é uma das principais e mais influentes desenvolvedoras do mundo dos jogos. Conhecida pela sua série multiplataforma Dark Souls, ela possui dois clássicos do gênero Soulslike que só podem ser jogados em consoles da PlayStation.

O antecessor espiritual da saga Dark Souls, Demon’s Souls, é um dos principais marcos da geração PS3 e serviu de base para todo esse gênero tão famoso que revolucionou o mundo dos jogos. Demon’s Souls teve uma avaliação excelente entre os jogadores e a crítica, recebendo um elogiado remake para PS5 em 2020, pela Bluepoint.

O outro jogo exclusivo da From Software para PlayStation que caiu nas graças do público e da crítica foi Bloodborne. Esse game é considerado por muitos o melhor do gênero Soulslike, além de ser o preferido para o próprio criador, Hidetaka Miyazaki. Além disso, Bloodborne chegou a vender mais de um milhão de cópias em dez dias no lançamento, mostrando o tamanho sucesso que o exclusivo fez nos consoles.

Após ambos os games serem lançados, outro exclusivo, não produzido pela From Software, surgiu dentro do mesmo gênero. Nioh foi lançado em 2017 pela Koei Tecmo e, mesmo tendo suas particularidades que o tornam único, fica clara a inspiração no estilo de jogo criado pela From Software. O jogo foi muito bem avaliado e conquistou fãs dos jogos soulslike, tendo ganhado uma sequência, Nioh 2, e vendendo mais de 4 milhões de unidades nos dois jogos segundo o VGChartz.

Vinicius
Vinicius #VSDias55
Equipe do Site, Florianópolis
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque