Housemarque fala sobre a dificuldade de escrever a história de Returnal

Housemarque fala sobre a dificuldade de escrever a história de Returnal

Equipe ficou dividida em quão misteriosa deveria ser a narrativa.
#Games Publicado por Vinicius, em

Com a chegada do PlayStation 5, a Housemarque trouxe seu primeiro grande lançamento, Returnal. Com uma proposta roguelike, o jogo acabou agradando os jogadores e a crítica, especialmente com sua história, algo que não era tão presente nos antigos títulos do estúdio.

Conversando recentemente com o site VideoGamesChronicle, Eevi Korhonen, diretor narrativo de Returnal, falou um pouco sobre o desafio de escrever a história do jogo. De acordo com ele, a equipe ficou muito dividida em como entregar a história, se deveriam deixar tudo mais coberto por mistérios ou tornar as coisas mais claras para os jogadores.

Leia Também:

  1. Housemarque diz que muitas ideias descartadas de Returnal serão usadas em sua nova IP
  2. Returnal é eleito Jogo do Ano no BAFTA Game Awards 2022

Foi como andar sobre uma corda bamba. Meu chefe Greg Louden, o diretor narrativo, e eu tentamos garantir que ambos os lados fossem incluídos. Então eu estava mais "vamos tornar isso mais misterioso, vamos deixar o jogador resolver isso com a comunidade" enquanto Greg estava "Ok, mas temos que ter certeza de que eles entendam um pouco dessa história".

A narrativa de Returnal é revelada em pequenas cutscenes que são apresentadas conforme o jogador avança pelos estágios, além de áudios espalhados pelo cenário. Ao começo tudo parece não fazer sentido, mas as coisas vão aos poucos se encaixando dentro da história.

Para garantir que o senso de mistério permanecesse, mas que o jogo fizesse sentido para os jogadores, os desenvolvedores trabalharam até o último momento em editar a história, até chegar no ponto onde achavam que mantinha um bom equilíbrio entre mistério e clareza.

É difícil de ver, mesmo com toda a preparação, até que esteja realmente no jogo, como está o ritmo. Como fica a história junto com todos os outros elementos? Então, até o último momento, ainda estávamos cortando, editando e ajustando as palavras e deixando as coisas um pouco mais claras.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy80NS9yZXR1cm5hbC1jb25maXJhLTQ1LW1pbnV0b3MtZGUtZ2FtZXBsYXktYWdvcmEtZW0tcG9ydHVndWVzLTA0NDA4OS53ZWJw

Sendo um jogo com uma narrativa tão profunda, fazendo os jogadores ligarem os pontos para chegarem a uma conclusão, é normal que tenha muitos segredos escondidos. De acordo com Korhonen, um deles ainda não foi descoberto relacionado à Torre de Sísifo.

Eu tenho acompanhado a nossa subreddit, e tem havido pequenas descobertas maravilhosas… há algo que eu ainda espero que eles descubram sobre à Torre de Sísifo. Não é bem um segredo, é mais uma bela referência filosófica ao nome.

Mas ninguém postou isso no Reddit ainda, então não vi ninguém fazer essa conexão. Mas espero que alguém o faça depois disso.

Quanto ao que a Housemarque guarda para o futuro, Korhonen afirma que muito conteúdo teve que ser cortado de Returnal devido ao jogo ser ambicioso demais para o estúdio. Para o seu próximo projeto, ele espera poder incluir esses conteúdos que acabaram sendo cortados.

Returnal foi tão ambicioso. Sonhamos muito grande, mas ainda tivemos que deixar muita coisa de fora. Todas essas ideias e sistemas narrativos. Estou super empolgado para pegar essas peças e ver como elas se encaixam na história da nossa nova IP.

eWlZOTA2eE1hOEU=

Returnal é um Roguelike que acompanha a história de Selene, uma astronauta tentando alcançar a fonte de um sinal estranho em um estranho planeta proibido, onde cada vez que ela é morta pelos alienígenas hostis, ela é enviada de volta ao momento em que chegou a esse mundo alienígena.

Returnal está disponível para PlayStation 5. O jogo também encontra-se disponível para os assinantes dos planos Extra e Deluxe da PS Plus.

Vinicius
Vinicius #VSDias55
Equipe do Site, Florianópolis
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.