Análise | Tormented Souls

Análise | Tormented Souls

Um terror old school para os fãs do gênero.
#Análises Publicado por Vinicius, em

Para quem curte jogos de terror, sabe como muitos atuais acabam apelando para jumpscares baratos e títulos que muitas vezes se resumem a simplesmente fugir dos inimigos, diferentes dos clássicos do gênero.

Tormented Souls é um jogo independente que veio tentar resgatar a antiga fórmula do survival horror. Os próprios desenvolvedores já afirmaram que criaram o jogo pois como fãs do gênero, notaram uma ausência de um survival horror old school de qualidade.

O jogo se inspira muito em clássicos como Resident Evil, trazendo uma câmera fixa. Embora não seja muito utilizada hoje em dia, Tormented Souls mostra a grande vantagem desse estilo de câmera: esconder informações da visão do jogador.

Tormented Souls sabe fazer um bom uso de sua câmera para o elemento terror, ocultando quando necessário informações do jogador para causar uma sensação de pavor e desconhecido a cada esquina.

Sua câmera é ainda mais fortalecida pela excelente ambientação do jogo. Sua mansão assombrada consegue trazer um verdadeiro clima de terror, nunca sabendo o que se esconde em cada quarto, com um design excepcional

As criaturas de Tormented Souls também possuem um design bem peculiar, sejam inimigos presos a uma cadeira de rodas ou sem a parte debaixo do corpo, todos com aparência um tanto quanto grotesca.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy83NS8wNzQ2MDkuanBn

A própria escuridão aqui é uma mecânica para causar tensão. Passar muito tempo em locais escuros sem iluminação acaba ferindo a protagonista. Para evitar isso é preciso usar um isqueiro para iluminar seu caminho. No entanto, o jogo traz uma pegadinha.

Para usar o isqueiro para iluminar o caminho, você precisará desequipar sua arma, o que significa que ficará desprotegido de qualquer inimigo que encontre. Isso cria uma dinâmica ainda mais tensa, onde entrar na escuridão pode ser sempre um grande desafio.

E como todo clássico do gênero, Tormented Souls traz um grande foco em quebra-cabeças. Espalhados por toda a mansão você encontrará diversos desafios para completar caso queira progredir.

Os quebra-cabeças podem ser bem desafiadores e a grande quantidade. Combinado com o fato de nem sempre você ter o item em mãos necessário, pode ser assustador para alguns jogadores, sendo necessário lembrar a localização de cada um deles. Ainda assim, isso torna a experiência ainda mais divertida.

Alguns quebra-cabeças podem ser realmente complicados de se achar a solução, no entanto, eles nunca apelam para a aleatoriedade e sempre possuem uma solução plausível, bastando apenas que o jogador coloque a cabeça para funcionar.

O combate funciona da mesma forma que os clássicos do gênero. Simples, em alguns aspectos até um pouco datado e limitado, mas completamente funcional. O gerenciamento de munição e itens de cura também possuem um papel importante, sendo escassos durante o jogo. Isso torna cada combate um momento de decisão entre lutar ou fugir.

Para colocar ainda mais pressão nos jogadores, Tormented Souls conta com uma opção limitada de salvar, exigindo o uso de itens quando decidir guardar seu progresso. Um erro pode significar a perda de todo seu progresso desde a última vez que salvou, o que traz uma pressão ainda maior.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy83NS8wNzQ2MDguanBn

A exploração também é um dos alicerces do jogo. Para progredir é essencial explorar cada quarto da mansão, os quais podem estar escondendo itens ou outros segredos. Os próprios objetos podem estar ocultando algo, sendo necessário inspecioná-los de perto.

O jogo possui muito backtracking, o que significa que você andará muitas vezes por locais que já passou anteriormente. No entanto, os quebra-cabeças e a possibilidade de abrir novos caminhos sempre ajudam a manter tudo interessante.

Infelizmente para quem procura uma narrativa de terror bem construída, Tormented Souls passa longe disso. Sua trama não é nada pretensiosa e em grande parte até mesmo entrega algo genérico.

Para piorar, o jogo conta com um péssimo trabalho de atuação em todos os personagens. Muitas vezes parece mais que estão lendo um roteiro do que realmente atuando, o que pode quebrar um pouco da imersão. A escrita também não ajuda os atores, entregando conversas entediantes.

A apresentação técnica infelizmente não é nada impressionante. É compreensível, levando-se em conta que é um estúdio pequeno e com pouco orçamento para desenvolver o jogo. Ainda assim, uma melhor apresentação sem dúvidas teria feito muito bem ao jogo.

Conclusão

Tormented Souls é um ótimo jogo do gênero survival horror, especialmente para os jogadores que estão sedentos por uma experiência old school, algo um tanto quanto raro no mercado de jogos atual.

Seus quebra-cabeças conseguem se destacar, trazendo desafios lógicos muito bem implementados. Suas mecânicas de gameplay e design trazem uma ótima sensação de terror, contribuindo para a tensão sobre o jogador.

O jogo acaba sendo um pouco prejudicado pela sua fraca narrativa e atuação. A qualidade técnica pode deixar um pouco a desejar, mas é algo compreensível e o conjunto como um todo mostra que é um estúdio com potencial para ser um grande nome dentro do gênero.

8.0
thumb_up
Nota
Um terror old school recomendado para todos os fãs do gênero.
Prós
  1. Excelentes quebra-cabeças
  2. Atmosfera muito bem trabalhada
  3. Câmera fixa ajuda no elemento terror
  4. Exploração constantemente encorajada
Contras
  1. Narrativa decepcionante
  2. Atuação e escrita medíocre
Vinicius
Vinicius #VSDias55
Equipe do Site, Florianópolis
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque