Mass Effect 3 completa 10 anos de vida

Mass Effect 3 completa 10 anos de vida

Lançado pela BioWare, o jogo marcou o fim de uma grandiosa trilogia de RPGs Sci-Fi
#Games Publicado por Billy Butcher, em

Em 6 de março de 2012, ou 10 anos atrás, a BioWare lançou globalmente Mass Effect 3 para Xbox 360, PS3, Wii U e PC, a tão esperada finalização da trilogia do(a) Comandante Shepard, que se iniciou em 2007 no primeiro jogo da franquia.

Ao contrário dos dois jogos anteriores, Mass Effect 3 marcou como o primeiro jogo da franquia a ser publicado inteiramente pela Electronic Arts, uma vez que a editora comprou a BioWare em 2008, encerrando assim a parceria do estúdio com a Microsoft Game Studios, cujo publicou e distribuiu o primeiro jogo da franquia e co-distribuiu Mass Effect 2. Também marcou como o primeiro Mass Effect a não ser lançado no Steam, com a EA escolhendo lançar o jogo apenas na sua loja digital Origin no PC.

O jogo foi bastante aclamado pela suas melhorias em exploração, gráficos e combate, mas ao contrário de Mass Effect 1 e 2, muitas críticas foram feitas ao redor do seu enredo, que para muitos críticos e jogadores, pareceu acelerado e não muito lógico, especialmente a respeito do final do jogo, que foi recebido unanimente com críticas extremamente negativas, resultando até mesmo em processos judiciais contra a EA por vender um produto inacabado/fazer propaganda enganosa.

Apesar disso tudo, o jogo teve boas vendas, conquistou uma média de 93/100 e foi indicado a diversos prêmios no final de 2012 e início de 2013, incluindo as categorias de Melhor RPG e Jogo do Ano. Inclusive, após completar um ano de lançamento, o jogo recebeu uma grande e última DLC, Citadel, que trouxe um devido fechamento narrativo ao Mass Effect 3 base, e este sim recebeu grandes elogios pela mídia e fãs.

Mais recentemente, Mass Effect 3 e os outros dois jogos da franquia ganharam cara nova através de uma coletânea remasterizada que melhorou diversos aspectos desses grandes clássicos, batizada de Mass Effect: Legendary Edition. Ela foi lançada para Xbox One, PS4 e PC via Origin e Steam, além de ser compatível via Xbox Series X|S e PS5 por meio da retrocompatibilidade. E claro, ela também pode ser acessada através dos serviços de assinatura EA Play e Xbox Game Pass.

bjhpNTNUdFE2SVE=

Billy Butcher
Billy Butcher #BillyButcher

Um grande fã de jogos e filmes dos gêneros Stealth e Ficção-Científica.

Tenho uma paixão imensa pela franquia Metal Gear Solid, na qual considero a minha favorita, porém também sou um grande amante das sagas Halo e StarCraft.

Moderador do Site, Volta Redonda, Rio de Janeiro
Publicações em Destaque