Marketing enganoso? Advogado critica Sony pelo update gratuito de Horizon: Forbidden West

Marketing enganoso? Advogado critica Sony pelo update gratuito de Horizon: Forbidden West

Advogado afirma que situação pode dar espaço para uma ação coletiva.
#Games Publicado por Vinicius, em

Muitos jogadores não ficaram nada felizes quando a Sony anunciou que começaria a cobrar pelo upgrade para PS5 de seus jogos, especialmente no caso de Horizon: Forbidden West, o qual o estúdio já havia prometido que seria gratuito no passado.

Após diversas críticas, a Sony acabou voltando atrás com Horizon: Forbidden West. Embora os próximos jogos da empresa, como God of War Ragnarok, terão upgrade pago, o jogo da Guerrilla Games ainda oferecerá update gratuito.

Leia Também:

  1. Horizon Forbidden West | Tudo que você precisa saber antes de jogar
  2. Horizon Forbidden West | Confira as Notas que o jogo vem recebendo

Apesar de ser uma ótima notícia para os fãs, isso acabou apresentando outro problema. Como as versões de PS4 e PS5 anteriormente eram separadas, mesmo após a Sony anunciar que o jogo teria update gratuito para o PS5, o jogo continuou tendo duas versões com preço diferente na loja digital da Sony.

Isso significa que o momento Horizon: Forbidden West possui uma versão de PS5 que custa R$ 349,90 e uma de PS4 por R$ 299,90. O problema é que se você pegar a versão de PS4 mais barata, ainda assim ganhará a de PS5 gratuitamente, tornando tal versão desnecessária.

Agora o advogado americano Richard Hoeg está acusando a Sony de marketing enganoso devido a forma que está vendendo Horizon: Forbidden West, considerando até mesmo ilegal a atitude da empresa.

Para Hoeg, isso se torna um problema ainda maior pela versão mais cara de PS5 receber mais marketing dentro da loja. A versão de PS4 nem mesmo aparece para compra quando a loja é acessada através de um PS5.

Para as pessoas que não estão acompanhando o que está acontecendo, a Sony está oferecendo uma versão de PS4 com uma atualização para PS5 ‘gratuita’ por $60 e uma versão de PS5 com uma cópia de PS4 incluída por $70. O mesmo pacote. Dois preços diferentes. Com um exibido com mais destaque do que o outro.

E ainda fica pior. A versão de PS4 não parece na loja ao ser acessada por um PS5, independente de você pedir ou não apenas jogos de PS4.

Como se já não bastasse isso tudo para confundir o consumidor, o site oficial do jogo não foi atualizado e continua com a informação antiga de que a edição padrão do jogo não contará com update gratuito.

Caramba, eles nem atualizaram seu FAQ (que agora é uma mentira completa). Diga-me como os compradores casuais devem lidar com isso? É como se ela quisesse ser processada.

Sobre a possibilidade de um processo, Hoeg diz não duvidar que logo alguma firma entrará com uma ação coletiva contra a Sony. No entanto, ele acredita que é algo que será bem analisado antes para saber se vale a pena o valor.

Mesmo pegando o número de 20 milhões de vendas de Horizon Zero Dawn e aplicando $10 nele (o que não é realista, dado o número de vendas que serão feitas no PS4), os advogados irão brigar por 'apenas' $200 milhões de dólares nessa ação, então eles vão analisar para ver se o número final é o bastante para brigar.

Quanto a melhor forma da Sony retificar esse problema, o advogado aconselha a Sony a mudar a forma que está vendendo o jogo, seja deixando mais claro que a versão de PS4 dá acesso também a de PS5 ou diminuindo o preço da versão de PS5.

Praticamente, não legalmente, eu definitivamente aconselharia a Sony a mudar de rumo sobre isso. Suspeito que pelo menos alguns dos problemas aqui estão surgindo por causa de seus problemas com a transição de licenças entre gerações, mas o mais simples seria alterar o preço da versão PS5 para $60 para corresponder à versão de PS4.

A segunda coisa mais simples seria garantir que a versão de PS4 esteja disponível para compra através do PS5 de um usuário e deixar bem claro que você obtém uma versão de PS5 ao adquirir a de PS4.

O que eles decidiram fazer parece ser o pior dos dois mundos, o que parece ser o caso porque eles nunca planejaram dar uma atualização gratuita para a versão de PS4, apesar do que disseram antes de lançar o PS5.

Toda essa situação do upgrade de Horizon: Forbidden West certamente tem causado confusão entre os jogadores e a forma que a Sony vem tratando do assunto certamente pode induzir os jogadores casuais a comprarem a versão mais cara do produto, acreditando ser a única que dá acesso ao jogo no PS5.

Vinicius
Vinicius #VSDias55
Equipe do Site, Florianópolis
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque