Nvidia: Futuras GPUs podem ser 20% mais eficientes no Ray Tracing

Nvidia: Futuras GPUs podem ser 20% mais eficientes no Ray Tracing

Melhorias poderão ser aplicadas na próxima geração RTX40.
#Tecnologia Publicado por SWAT426, em

A Nvidia está trabalhando em uma nova técnica para melhorar os recursos de Ray Tracing nas futuras GPUs, o novo aprimoramento é chamado de Subwarp Interleaving e, embora ainda não esteja pronto para ser implementado, parece um passo promissor para as GPUs.

Os pesquisadores explicaram como as GPUs atuais funcionam: GPUs tradicionais agrupam threads em pools (chamados de warps) usando um único contador de comandos, e os processam usando o sistema Single Instruction, Multiple Threads (SIMT).

Enquanto em placas de vídeo tradicionais isso resulta em um desempenho aprimorado, a técnica implica em uma perca de desempenho quando o Ray Tracing entra em cena. O Subwarp Interleaving tem a proposta de permitir que recursos sejam liberados conforme um pool é finalizado (e não há outro agendado), sendo redirecionados para outros pools ativos e já está mostrando ganhos que estão em média 6,3% acima do normal e podem chegar até 20% nos melhores cenários.

Para ser implementado, o Subwarp Interleaving requer mudanças arquitetônicas nas GPUs atuais, então não o veremos em algo como a nova RTX 3090 Ti. Ainda assim, é sempre bom ver os avanços na tecnologia e um aumento de 20% na eficiência do RT não é nada para desprezar. Sem dúvida, quando essa tecnologia estiver pronta para ser implementada em placas gráficas, veremos vários outros avanços interessantes para acompanhá-la.

Fonte: Pcgamer
SWAT426
SWAT426 #swat426

Membro desde 2008

Usuário do Site, Maceió, Alagoas, Brasil
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque