Utilização de NFT em jogos

Utilização de NFT em jogos

A tecnologia que permitiu com que as pessoas ganhassem dinheiro jogando
#Artigos Publicado por Sr Ori, em

Desde alguns meses atrás, os jogos NFT's começaram a ficar mais populares entre as pessoas, mesmo eles já existindo antes mesmo dessa popularização. O que geralmente atrai o pessoal é a chance de conseguir uma renda extra (ou até mesmo renda principal em alguns casos) apenas jogando, sendo que antes era bem comum esse meio ser restrito a criadores de conteúdo das plataformas de stream na internet. Ainda assim, muitos têm dúvida em relação a como funciona mais ou menos essa novidade e por isso vou tentar explicar bem por cima os conceitos e como funcionam os games que utilizam dessa tecnologia, mas sem deixar minha opinião pessoal sobre o assunto no texto. Um aviso de que o texto descrito não deixa nenhuma recomendação de investimento da minha parte e nem da Game Vício, ficando por sua conta e risco caso queira participar de algum jogo NFT.

A maioria dos NFT's (se não todos) são baseados na criptomoeda Ethereum, a qual através da tecnologia blockchain consegue criar redes (contratos) e gerar vários tipos de tokens, além de cuidar das transações feitas. Os tokens gerados a partir de determinada rede não podem pertencer a outro tipo de rede, sendo que caso a pessoa envie o token para a rede errada o token será perdido para sempre, pois transações nesse meio são irreversíveis. A rede em que existem mais jogos disponíveis e de fácil utilização é a BSC (Binance Smart Chain), mas também existem outras que também possuem variados tokens e jogos.

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS9BVXl0QkF2LnBuZw==

O token em si é como se fosse uma senha super forte com vários dígitos aleatórios, sendo bastante usada principalmente em transações bancárias para segurança das mesmas. NFT (Non-Fungible Token) é bem semelhante, mas é uma categoria especial de token porque ele é criptografado e pode representar algo físico ou digital como único. O NFT também se diferencia do token porque ele não pode ser literalmente trocado por algum outro token ou moeda.

Mas focando na parte de jogos, vários criadores menores começaram a criar seus próprios jogos baseado nessa tecnologia e as pessoas começaram a investir seu tempo e dinheiro neles. Os jogos criados até hoje geralmente possuem 1 ou 2 tipos de moedas que são usados para fazer negociações dentro do jogo e também para comprar os NFT's. Então o jogador entra com valores reais ou outros tokens da mesma rede, e converte para a moeda/token utilizado no jogo. Lembrando que boa parte dessas conversões/transações cobram alguma taxa para que sejam realizadas.

Nesses jogos, boa parte precisa de um valor investido para começar a jogar e também ganhar dinheiro, sendo muitas vezes altíssimo e irreal para o que o jogo realmente aparenta valer. Mas também existem outros jogos em que a entrada é gratuita e se pode ganhar dinheiro seguindo os critérios e regras estabelecidas pelos criadores, porém quem investe nesses jogos gratuitos acabam pulando etapas e consequentemente tendo o retorno mais rápido.

O valor alto para iniciar o investimento nesses jogos se deve provavelmente a muitas especulações e por ser novidade a utilização dessa tecnologia em jogos. Mas mesmo assim as pessoas continuam investindo independentemente do valor, como aconteceu por exemplo com o jogo League of Ancients, que sairá somente no próximo ano, mas abriu vendas limitadas de caixas custando 50 mil reais cada e as mesmas foram vendidas em poucos minutos. Então ainda não existe um certo equilíbrio ou consenso sobre o quanto um jogo valerá, variando de jogo para jogo até que, em algum momento, talvez exista um direcionamento mais saudável e real de investimento para jogos NFT. Por enquanto, a especulação para esses tipos de jogos é muito alta e geram muitas oscilações em valores de seus tokens e NFT's.

Slide https://i.imgur.com/yeUYLTb.png;;;https://i.imgur.com/lYVZiFu.pngFalando sobre a economia desses jogos, a quantidade de pessoas realmente influencia no valor da moeda, mas não é necessário convidar seus amigos ou outras pessoas para ganhar algo. Ela funciona da mesma forma do padrão que todos conhecem de oferta e demanda, se a demanda for maior que a oferta a moeda sobe e ao contrário o valor da moeda cai. Pegando como exemplo alguns jogos que joguei, você compra o personagem/skin/item NFT para começar a conseguir ganhar moedas/tokens dentro do jogo e futuramente retirá-las e trocá-las por dólar, real ou o que quiser. Isso acaba sendo um problema porque muitos jogos não são sustentáveis por causa da regra da oferta/demanda, pois conforme mais e mais jogadores forem entrando e trocando a moeda do jogo por outra, consequentemente a moeda do jogo desvaloriza cada vez mais, até que o jogo quebre ou não valha a pena o investimento. Isso acontece por causa da falta de interesse dos desenvolvedores em planejar algo sustentável, deixando de usar a moeda do jogo para alguma outra coisa que não seja trocar por outra moeda. Isso também gera aquele efeito de que as pessoas que entrarem primeiro com o investimento dentro do jogo conseguirão mais dinheiro, pois elas entraram em um período onde a moeda ainda não foi explorada ao extremo e está extremamente valorizada porque as pessoas estão tentando entrar a qualquer custo no jogo. O risco de bots também deve ser levado em conta, pois eles podem estragar a economia do jogo ao conseguir mais itens que o previsto e centralizando em poucas pessoas, diminuindo o valor do token e outras pessoas que não utilizaram os bots sendo prejudicadas.

Conhecendo esses riscos, é basicamente obrigatório o jogador que quer entrar de qualquer forma nesses jogos ler o whitelist do projeto que está sendo desenvolvido. O whitelist é basicamente a descrição de todo o jogo e é nele que o jogador vai encontrar como funcionará a economia, quais serão as moedas, jogabilidade, atualizações futuras e muito mais. Isso é mais importante ainda de ser feito caso a pessoa queira investir no projeto mesmo ele ainda não tendo sido lançado, pois é lá que ela terá uma ideia se valerá a pena ou não. Outra importância do whitelist é para saber se o projeto não é um scam, ou seja, se ele não foi criado para apenas pegar o investimento inicial do pessoal e desaparecer ou não manter o suporte.

Comentei bastante sobre as moedas/tokens e como funciona a economia em torno delas, mas e os NFT's? Como eu mencionei anteriormente, eles não podem ser convertidos em moedas ou qualquer outra coisa, porque representam algo único. Então, geralmente os NFT's são personagens, itens ou skins e são usados para começar a jogar ou possuem uma certa vantagem em relação aos mesmos tipos não NFT's, seja em atributos, habilidades exclusivas etc. Esses NFT's serão comprados ou conquistados jogando e poderão ser vendidos entre jogadores na loja do jogo. A compra pode ser feita com a própria moeda do jogo ou com outra de fora, como por exemplo o Thetan Arena que o jogador ganha THC (token) e compra os personagens de outros jogadores com WBNB (outro token). O valor dos NFT's também entra na mesma questão da oferta e demanda, pois dependendo da raridade, benefícios e o interesse das pessoas de comprarem o item em questão, o valor pode subir, descer ou se manter.

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS85RmZFaG1FLnBuZw==

E pra finalizar, existem alguns tipos de jogos que são mais comuns de serem vistos e que provavelmente foram escolhidos por fazer mais sentido para este tipo de tecnologia e também por serem de mais fácil implementação, como tower defense, cartas, mobas, fazendas, jogos de sorte e muitos outros que possuem multiplayer competitivo. Esses jogos também variam entre precisar de conhecimento, habilidades motoras ou simplesmente fazer a missão simples diária para ganhar os tokens. Como isso se popularizou a pouco tempo, outros gêneros e formas de ganhar dinheiro devem surgir com outras empresas desenvolvendo novos jogos, inclusive gigantes como Square Enix, Ubisoft e Take Two.

Sr Ori
Sr Ori #luhckaz100

Fã de yakuza e jogos que trazem experiências criativas e diferentes das que já tive.

Colaborador do Site
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque