Como anda o consumo dos jogadores de PlayStation 5?

Como anda o consumo dos jogadores de PlayStation 5?

Jogadores aparentam jogar e gastar mais do que antes
#Artigos Publicado por Sr Ori, em

Já faz um pouco mais de um ano que o PlayStation 5 foi lançado e inclusive já conseguiu lançar alguns jogos exclusivos para a nova versão do videogame da Sony, sendo tanto jogos feitos por ela quanto por parceiros. Desde seu lançamento, já deu para notar que o PlayStation 5 está sendo muito bem vendido e também procurado pelas pessoas, isso sendo confirmado através dos dados disponibilizados por outras empresas e também pela própria Sony. Mas outra informação que não vi mencionarem muito é sobre como os jogadores, que contém o PlayStation 5, estão se comportando em relação aos mesmos dados atuais do PlayStation 4, seja sobre quantidade de horas jogadas, compras de jogos, utilização dos recursos do videogame, dedicação em cada jogo etc. Com esse intuito, coletei informações de alguns sites e que são interessantes de serem analisadas para ver como está o desempenho do PlayStation 5 em relação ao interesse de utilização dos seus compradores.

Começando pelo que acredito ser o mais importante, é o caso de o jogador ter interesse em usar frequentemente seu dispositivo, pois isso mostra que ele está gostando do uso e não tendo muitos problemas que o atrapalhem a usá-lo. E de acordo com porta-vozes da Sony, os jogadores proprietários de um PlayStation 5 acessaram 81% mais vezes o videogame até o fim de março de 2021 do que o PlayStation 4 no seu mesmo período em 2013-2014. Também em março deste ano, os jogadores gastaram 20% mais tempo jogando do que no mesmo mês em 2019. Muitos levam em consideração que isso se deve ao tempo de pandemia em que vivemos e realmente isso deve ter contribuído bastante, mas também devem existir outros pontos que façam com que o PlayStation 5 tenha mantido seus jogadores ativos no ecossistema que a Sony criou.

Uma das coisas que inclusive considero bem positiva no PlayStation 5 e que acredito que tenha elevado a frequência de uso do dispositivo é o SSD que ajuda a ter tudo muito responsivo. Nesse quesito, não tenho dados para confirmar isso, mas acessar aplicativos e jogos de forma muito mais rápida com certeza desgasta bem menos o jogador que não terá que esperar alguns segundos (as vezes até minutos) até que tudo apareça na tela.

Outro ponto interessante é que a venda de jogos do PlayStation 5 está consideravelmente alta. Assim como a questão da pandemia mencionada no uso do videogame, isso também influencia positivamente na venda de jogos para a Sony assim como aconteceu com outras empresas. O porém é que, mesmo com a "desculpa" da pandemia, o PlayStation 4 que tem um maior número de usuários ativos deveria ter crescido bem mais em número de vendas, assinaturas etc, mas não foi bem assim. Provavelmente por causa do ecossistema que a Sony criou ou por algum outro motivo, os jogadores que possuem o PlayStation 5 acabam comprando mais jogos que seu concorrente direto Xbox e até mesmo do que o próprio PlayStation 4, mesmo contendo uma base muito inferior de usuários se comparados a sua versão anterior.

Juntando alguns dados de vendas de mídia física divulgados esse ano, dá para notar que o PlayStation 5 em vários momentos realmente vende mais em relação ao outros dispositivos, principalmente se existir uma versão melhorada para ele e não conter o Nintendo Switch como concorrente. A tabela a seguir mostra alguns dados desse ano sobre vendas em mídias físicas de alguns jogos.

JogoPlayStation 5PlayStation 4XboxSwitch
Tales of Arise58%28%13%-
NBA 2K2246%27%23%2%
Life is Strange: True Colors54%28%18%-
Lost Judgment62%28%10%
Scarlet Nexus58%21%20%-
MotoGP 2137%31%--
Far Cry 647%24%29%-
Alex Kidd no Miracle World DX33%16%10%41%
Alan Wake Remastered63%20%17%-
Super Monkey Ball: Banana Mania17%6%6%70%

Olhando para esses números pode parecer que os donos de PlayStation 5 estão comprando apenas maiores quantidades de mídias físicas, mas o site PSNProfiles mostram dados semelhantes. Esse site obtém os dados de troféus e consequentemente de quais jogos as pessoas cadastradas nele possuem. O PSNProfiles possui mais de 5 milhões de contas cadastradas e, mesmo que isso não chegue nem perto da quantidade real de usuários ativos no PlayStation, pode servir de base para confirmar o que as vendas de mídia física mostram.

Com esses dados da PSNProfiles, conseguimos identificar quantas pessoas das 5 milhões cadastradas possuem determinado jogo, considerando tanto mídia física quanto digital. E utilizando esses mesmo jogos citados anteriormente como exemplo, vamos ver os resultados que o site mostra.

JogoPlayStation 5PlayStation 4
Tales of Arise10.1944.366
NBA 2K223.8843.203
Life is Strange: True Colors4.9432.406
Lost Judgment4.0512.019
Scarlet Nexus8.0343.338
MotoGP 21581331
Far Cry 614.7705.568
Alex Kidd no Miracle World DX1.169926
Alan Wake Remastered5.5651.964
Super Monkey Ball: Banana Mania1.202419

Mesmo que no PSNProfiles as porcentagens de vendas não representem exatamente a mesma proporção de mídia física por causa de alguns fatores, ainda assim as quantidades de vendas coincidem de serem maiores no PlayStation 5, mostrando que as pessoas que o possuem estão dispostas a gastar mais em jogos recém lançados.

Sobre outras partes do videogame como sistema operacional, novos recursos do controle, atualização gráfica de jogos lançados etc, não se sabe ainda se isso acaba influenciando diretamente nessa vontade que os jogadores demonstram de usar o PlayStation 5. Mesmo não conhecendo as razões exatas sobre o porquê dessa motivação, não dá para negar que a Sony acertou com o desenvolvimento do videogame e está conseguindo manter seus jogadores engajados com a plataforma.

Caso tenham outros dados ou experiências pessoais sobre essa motivação dos jogadores em estarem frequentemente ativos no PlayStation 5, pode deixar suas opiniões nos comentários.

Sr Ori
Sr Ori #luhckaz100

Fã de yakuza e jogos que trazem experiências criativas e diferentes das que já tive.

Usuário do Site
Publicações em Destaque
#Games, Por coca,
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por coca,