A história do Nintendo wii

A história do Nintendo wii

Um dos maiores sucessos da Nintendo
#Artigos Publicado por João Victor, em

O Nintendo Wii foi um console lançado pela Nintendo em 19 de novembro de 2006. Como um console de sétima geração, o Wii competia com o Xbox 360 da Microsoft e o PlayStation 3. da Sony. A Nintendo afirma que seu console visa um público mais amplo do que os dois outras. No primeiro trimestre de 2012, o Wii lidera sua geração em relação ao PlayStation 3 e Xbox 360 em vendas mundiais, com mais de 101 milhões de unidades vendidas; em dezembro de 2009, o console quebrou o recorde de vendas para um único mês nos Estados Unidos.

O Wii introduziu o Wii Remote, que pode ser usado como um dispositivo apontador portátil e que detecta movimento em três dimensões. Outro recurso notável do console é o agora extinto WiiConnect24, que o habilitava a receber mensagens e atualizações pela Internet no modo de espera. Como outros consoles de sétima geração, ele apresenta um serviço de download de jogos, chamado “Console Virtual”, que apresenta jogos emulados de sistemas anteriores.

Ele sucedeu ao GameCube, e os primeiros modelos são totalmente compatíveis com todos os jogos GameCube e a maioria dos acessórios. A Nintendo falou pela primeira vez sobre o console na conferência de imprensa da E3 2004 e depois o revelou na E3 2005. O CEO da Nintendo, Satoru Iwata, revelou um protótipo do controle no Tokyo Game Show de setembro de 2005. Na E3 2006, o console ganhou o primeiro de vários prêmios. Em 8 de dezembro de 2006, havia concluído seu lançamento nos quatro principais mercados.

No final de 2011, a Nintendo lançou um modelo reconfigurado, o “Wii Family Edition”, que carece de compatibilidade com o Nintendo GameCube; este modelo não foi lançado no Japão. O Wii Mini, o primeiro grande redesenho do console da Nintendo desde o compacto SNES, sucedeu ao modelo padrão do Wii e foi lançado no Canadá em 7 de dezembro de 2012. O Wii Mini só pode reproduzir discos ópticos do Wii, pois omite a compatibilidade com GameCube e todos os recursos de rede ; este modelo não foi lançado no Japão, Austrália ou Nova Zelândia. O sucessor do Wii, o Wii U, foi lançado em 18 de novembro de 2012. Em 20 de outubro de 2013, a Nintendo confirmou que havia descontinuado a produção do Wii no Japão e na Europa, embora o Wii Mini ainda esteja em produção e disponível na Europa.

História

O console foi concebido em 2001, quando o Nintendo GameCube foi lançado pela primeira vez. De acordo com uma entrevista com o designer de jogos da Nintendo, Shigeru Miyamoto, o conceito envolve focar em uma nova forma de interação do jogador. “O consenso era que potência não é tudo para um console. Muitos consoles poderosos não podem coexistir. É como ter apenas dinossauros ferozes. Eles podem lutar e acelerar sua própria extinção. ”

Em 2003, engenheiros e designers de jogos foram reunidos para desenvolver ainda mais o conceito. Em 2005, a interface do controlador havia tomado forma, mas uma exibição pública na Electronic Entertainment Expo (E3) daquele ano foi cancelada. Miyamoto afirmou que a empresa “tinha que resolver alguns problemas. Portanto, decidimos não revelar o controlador e, em vez disso, exibimos apenas o console. ” O presidente da Nintendo, Satoru Iwata, mais tarde revelou e demonstrou o Wii Remote no Tokyo Game Show em setembro.

Diz-se que o Nintendo DS influenciou o design do Wii. O designer Ken'ichiro Ashida observou: “Tínhamos o DS em mente enquanto trabalhávamos no Wii. Pensamos em copiar a interface do painel de toque do DS e até chegamos a um protótipo. ” A ideia acabou sendo rejeitada devido à noção de que os dois sistemas de jogos seriam idênticos. Miyamoto também declarou: “[...] se o DS tivesse fracassado, poderíamos ter levado o Wii de volta à prancheta.” Em junho de 2011, a Nintendo revelou o protótipo de seu sucessor do Wii, conhecido como Wii U.

Nome

O console era conhecido pelo codinome “Revolution” até 27 de abril de 2006, imediatamente antes da E3.

A grafia da Nintendo para “Wii” (com dois caracteres minúsculos “i”) tem o objetivo de se assemelhar a duas pessoas lado a lado (representando jogadores reunidos) e para representar o Wii Remote e Nunchuk. Uma das razões que a empresa deu para essa escolha de nome desde o anúncio é:

Wii soa como 'nós', o que enfatiza que o console é para todos. O Wii pode ser facilmente lembrado por pessoas ao redor do mundo, não importa a língua que falem. Sem confusão.

Alguns desenvolvedores de videogames e membros da imprensa afirmaram que preferiam “Revolution” a “Wii”. Forbes expressou o temor “de que o nome transmitisse uma sensação contínua de 'pequenez' para o console”. A BBC noticiou no dia seguinte ao anúncio do nome que “uma longa lista de piadas infantis, baseada no nome”, apareceu na Internet.

O vice-presidente de assuntos corporativos da Nintendo of America, Perrin Kaplan, defendeu a escolha de "Wii" em vez de "Revolution" e respondeu aos críticos do nome, afirmando "Viva com ele, durma com ele, coma com ele, siga em frente e, com sorte, eles vou chegar no mesmo lugar. ” O presidente da Nintendo of America, Reggie Fils-Aime, reconheceu a reação inicial e explicou a mudança:

A revolução como nome não é ideal; é longo e, em algumas culturas, é difícil de pronunciar. Então, queríamos algo que fosse curto, direto, fácil de pronunciar e distinto. É assim que 'Wii', como um nome de console, foi criado.

A Nintendo declarou que a forma oficial plural é "sistemas Wii" ou "consoles Wii". O Guia de Estilo Nintendo refere-se ao console como “simplesmente Wii, não Nintendo Wii”, tornando-o o primeiro console doméstico que a Nintendo comercializa fora do Japão sem o nome da empresa em sua marca registrada.

Lançamento

Em 14 de setembro de 2006, a Nintendo anunciou informações de lançamento para o Japão, América do Norte e do Sul, Oceania, Ásia e Europa, incluindo datas, preços e números projetados de distribuição de unidades. Foi anunciado que a maioria das remessas de 2006 seriam destinadas às Américas e que 33 títulos estariam disponíveis em seu lançamento. O Wii foi lançado nos Estados Unidos em 19 de novembro de 2006 por US $ 249,99 e , posteriormente, no Reino Unido em 8 de dezembro de 2006 por £ 179. O Reino Unido experimentou uma escassez generalizada de unidades Wii em muitas lojas e lojas online, e não foi capaz de cumprir todas as pré-encomendas em seu lançamento. O Wii foi lançado na Coreia do Sul em 26 de abril de 2008 e em Taiwan em 12 de julho de 2008.

Recepção

O Wii recebeu críticas geralmente positivas. O sistema foi bem recebido após sua exibição na E3 2006. No evento, o console da Nintendo ganhou o Game Critics Awards de Best of Show e Melhor Hardware. Na edição de dezembro de 2006 da Popular Science , o console foi nomeado o Grand Award Winner em entretenimento doméstico. O prêmio de videogame da Spike TV citou a tecnologia revolucionária do Wii. A GameSpot escolheu o console como tendo o melhor hardware em seus prêmios “Best and Worst 2006”. O sistema também foi escolhido como um da PC World20 produtos mais inovadores do ano da revista. O console recebeu o Golden Joystick de Inovação do Ano de 2007 no Golden Joystick Awards. Na categoria de Engenharia e Tecnologia para Criação e Implementação de Videogames e Plataformas, a Nintendo recebeu o Prêmio Emmy de Inovação em Controladores de Jogos da National Academy of Television Arts and Sciences. Em 2009, IGN nomeou o Wii o décimo maior console de todos os tempos

O sucesso do Wii pegou desenvolvedores terceirizados de surpresa, levando a desculpas pela qualidade de seus primeiros jogos. Em entrevista à revista alemã Der Spiegel , Yves Guillemot e Alain Corre da Ubisoft admitiram que cometeram um erro ao apressar seus títulos de lançamento, prometendo levar projetos futuros mais a sério. Take-Two Interactive, que lançou poucos jogos para o Nintendo GameCube , mudou sua postura em relação à Nintendo dando maior prioridade ao Wii.

Ao mesmo tempo, surgiram críticas ao Wii Remote e às especificações de hardware do Wii. O ex-editor do GameSpot e fundador do Giantbomb.com Jeff Gerstmann afirmou que o alto-falante do controlador produz som de baixa qualidade, enquanto o presidente do Factor 5, Julian Eggebrecht, criticou o áudio do hardware como inferior para um console de sua geração. A desenvolvedora Free Radical Design, do Reino Unido, afirmou que o hardware do Wii não tem a potência necessária para rodar o software programado para lançamento em outros consoles de sétima geração. A conectividade online do Wii também foi criticada; Matt Casamassina, do IGN, comparou-o ao serviço “totalmente não intuitivo” fornecido para o Nintendo DS.

O designer de jogos e criador de The Sims , Will Wright, compartilhou suas idéias sobre o Wii no contexto da geração atual do console: “O único sistema da próxima geração que vi é o Wii - o PS3 e o Xbox 360 parecem versões melhores do anterior , mas praticamente o mesmo jogo com melhorias incrementais. Mas o Wii parece um grande salto - não que os gráficos sejam mais poderosos, mas que atinge um grupo demográfico completamente diferente. ”

O Wii é visto como mais exigente fisicamente do que outros consoles de jogos. Alguns jogadores de Wii experimentaram uma forma de cotovelo de tenista, conhecida como “Wiiitis”. Um estudo publicado no British Medical Journal afirmou que os jogadores de Wii usam mais energia do que jogando jogos de computador sedentários. Embora esse aumento de energia possa ser benéfico para o controle de peso, não foi um substituto adequado para exercícios regulares. Um estudo de caso publicado no jornal da American Physical Therapy Association, Physical Therapy, com foco no uso do Wii para reabilitação em um adolescente com paralisia cerebral. Acredita-se que seja a primeira pesquisa publicada que demonstra os benefícios da fisioterapia com o uso do sistema de jogo. Os pesquisadores dizem que o sistema complementa as técnicas tradicionais por meio do uso de reabilitação simultânea em jogos. Em maio de 2010, a American Heart Association (AHA) endossou o Wii para encorajar pessoas sedentárias a dar o primeiro passo em direção à boa forma. O ícone de coração AHA cobre o console e dois de seus jogos mais ativos, Wii Fit Plus e Wii Sports Resort.

Em 2008, dois anos após o lançamento do Wii, a Nintendo reconheceu várias limitações e desafios com o sistema (como a percepção de que o sistema atendia principalmente a um público “casual” e era impopular entre os jogadores “core”). O designer de jogos Shigeru Miyamoto admitiu que a falta de suporte para saída de vídeo de alta definição no Wii e sua infraestrutura de rede limitada também contribuíram para que o sistema fosse considerado separadamente dos sistemas de seus concorrentes, o Xbox 360 e o PlayStation 3.

Um executivo da Frontline Studios afirmou que as grandes editoras temiam lançar títulos exclusivos para o Wii, devido à percepção de que as empresas terceirizadas não eram fortemente apoiadas pelos consumidores. Em seu blog, o editor do 1UP.com Jeremy Parish afirmou que a Nintendo foi a maior decepção para ele em 2007. Comentando sobre a falta de suporte de terceiros de qualidade, ele afirmou que “o cenário do Wii é sombrio. Pior do que no N64. Pior do que no GameCube ... o conteúdo resultante de terceiros é um lixo esmagadoramente barato. ” The Globe and Mail e Forbesobservou que o Wii tinha poucos títulos de terceiros de sucesso em comparação com seus rivais (devido, em parte, ao seu hardware mais fraco). Desenvolvedores terceirizados muitas vezes pularam o Wii em vez de fazer jogos para todos os três consoles simultaneamente (“sucessos de bilheteria como a franquia Call of Duty nunca chegam ao hardware da Nintendo ou aparecem de forma castrada”). Forbes observou que um dos jogos de maior sucesso de 2011 ( The Elder Scrolls V: Skyrim, Mass Effect 3, Portal 2, LA Noire, Battlefield 3, Call of Duty: Modern Warfare 3 ), embora todos tenham sido lançados para PC, Xbox 360, e PlayStation 3, apenas Modern Warfare 3recebeu uma versão para Wii que também foi a porta do jogo menos recebida positivamente. A falta de jogos de terceiros pode ser exacerbada no futuro, já que a Nintendo enfrenta o “dilema de ter caído fora de sincronia com seus rivais no ciclo do console”; A Microsoft e a Sony projetariam seus consoles para serem mais poderosos do que o Wii U. Fortes títulos de terceiros são vistos como um sinal chave da saúde de um console de jogos.

Vendas

Em 31 de março de 2016, o Wii vendeu 101,63 milhões de consoles em todo o mundo. Desde o seu lançamento, os números de vendas mensais do console têm sido geralmente maiores do que os de seus concorrentes em todo o mundo. Segundo o NPD Group, o Wii vendeu mais unidades nos Estados Unidos do que o Xbox 360 e o PlayStation 3 juntos no primeiro semestre de 2007. Essa liderança é ainda maior no mercado japonês, onde atualmente lidera em vendas totais (tendo superado as vendas ambos os consoles por fatores de 2: 1 a 6: 1 quase todas as semanas desde seu lançamento até novembro de 2007). Na Austrália, o Wii quebrou o recorde estabelecido pelo Xbox 360 e se tornou o videogame mais vendido da história australiana.

Em 12 de setembro de 2007, o Financial Times relatou que o Wii havia ultrapassado o Xbox 360 (lançado um ano antes) e se tornado líder de mercado em vendas de consoles domésticos para a geração atual, com base nos números de vendas da Enterbrain, NPD Group e GfK . Esta foi a primeira vez que um console Nintendo liderou as vendas de sua geração desde o Super Nintendo Entertainment System.

Em 11 de julho de 2007, a Nintendo avisou que o Wii permaneceria em falta durante todo aquele ano. Em dezembro, Reggie Fils-Aime revelou que a Nintendo estava produzindo aproximadamente 1,8 milhão de consoles Wii por mês. Algumas lojas do Reino Unido ainda apresentavam escassez de consoles em março de 2007, a demanda ainda superava a oferta nos Estados Unidos em junho de 2007 e o console estava "se esgotando quase tão rapidamente quanto chega às prateleiras do varejo" no Canadá em abril de 2008. Em outubro de 2008 A Nintendo anunciou que entre outubro e dezembro o Wii teria seus suprimentos norte-americanos consideravelmente aumentados em relação aos níveis de 2007, enquanto produzia 2,4 milhões de unidades Wii por mês em todo o mundo (em comparação com 1,6 milhões por mês em 2007).

Fonte: Wordpress
João Victor
João Victor #amorimdealmeidajoaovictor2
Usuário do Site
Publicações em Destaque