Ted Price, fundador e CEO da Insomniac Games, diz ser contra o uso do crunch-time na indústria de jogos

Ted Price, fundador e CEO da Insomniac Games, diz ser contra o uso do crunch-time na indústria de jogos

Price conta como seu estúdio tem utilizado de múltiplos métodos para evitar tal prática
#Games Publicado por Billy Butcher, em

O fundador e CEO da Insomniac Games, Ted Price, deseja que mais desenvolvedores sejam "criativos dentro das restrições" para encerrar o ciclo de crunch-time na indústria de videogames.

As pressões do desenvolvimento de jogos e o impacto que isso tem na Insomniac Games foi um dos muitos tópicos abordados durante sua entrevista principal na conferência da Develop: Brighton 2021 realizada na semana passada.

A conversa começou com um tour pela história da Insomniac Games, em que Price descreveu a parceria com a Marvel, que levou ao Spider-Man, seu sucessor de Miles Morales, e agora uma sequência completa e um jogo do Wolverine como um "divisor de águas”, acrescentando que trabalhar com uma IP licenciada “nunca foi algo que teríamos considerado no passado.”

Ele também apelidou a aquisição de seu estúdio pela Sony de "o maior momento da nossa história", apontando para os muitos benefícios que isso trouxe, como a capacidade de colaborar mais estreitamente com outros estúdios da PlayStation.

Em seguida, a conversa voltou-se para as várias iniciativas de bem-estar da empresa, com Price enfatizando a importância dos cuidados com a saúde física e mental de seus funcionários.

"Alcançar um equilíbrio entre excelência e bem-estar dos meus funcionários é, pelo menos na minha opinião, um objetivo central e crucial na Insomniac", disse ele.

No entanto, a indústria de jogos mostrou muitas vezes que um produto excelente pode custar o bem-estar. Relatórios chocantes de Crunch-Time, especialmente em estúdios AAA (como os da Blizzard North, Rockstar Games e CD Projekt RED), incluindo a próprio Naughty Dog do PlayStation, mostram como esse é um problema que existe há pelo menos 20 anos, e cada vez mais vem se agravando.

A Insomniac conseguiu evitar o Crunch-Time ao desenvolver o aclamado Ratchet & Clank: Rift Apart do PlayStation 5 deste ano, mas casos assim hoje em dia são mais exceção do que a regra. Como os estúdios podem garantir que a excelência não tenha impacto sobre o bem-estar?

"É complicado", admitiu Price.

"Acho que às vezes eles se opõem naturalmente."

Sua principal sugestão foi estabelecer metas como estúdio. Price deu dois exemplos de objetivos da Insomniac, sendo o primeiro "aumentar o bem-estar e reduzir o esgotamento".

Uma das coisas que a empresa faz para conseguir isso é emitir pesquisas regulares de bem-estar para os funcionários, o que, por sua vez, destacou as preocupações com o planejamento e o escopo. Como resultado, a Insomniac incluiu mais reuniões de planejamento em seu processo, dando aos funcionários a chance de planejar o que desejam alcançar a cada poucas semanas.

"Parece um acéfalo, mas é realmente difícil de fazer quando você está se movendo a um milhão de milhas por hora durante a produção", disse ele.

"Mas é eficaz."

A Insomniac também alocou certas horas em que os líderes do projeto estariam disponíveis para responder a perguntas ou tratar de quaisquer preocupações, o que pode ajudar a identificar problemas com o escopo.

Outro objetivo da Insomniac é "apoiar produções sustentáveis". A título de exemplo, Price apontou como as equipes como as de efeitos visuais, áudio e iluminação, que muitas vezes trabalham em vários projetos ao mesmo tempo, nunca devem ser sobrecarregadas de trabalho.

“É também uma questão de se comprometer a não tirar as pessoas de um projeto para terminar outro, o que eu acho que todo desenvolvedor multi-projeto tem feito”, disse ele.

"Mas é um compromisso que estamos assumindo e nos certificando de que estamos evitando o Crunch-Time."

Ele acrescentou que é difícil saber quais iniciativas funcionaram e quais não até muito depois de terem sido implementadas, razão pela qual a Insomniac Games visa coletar feedback e compartilhar resultados, incluindo quaisquer falhas, com a equipe em intervalos regulares e de apoio aos desenvolvedores.

Billy Butcher
Billy Butcher #BillyButcher

Um grande fã de jogos e filmes dos gêneros Stealth e Ficção-Científica.

Tenho uma paixão imensa pela franquia Metal Gear Solid, na qual considero a minha favorita, porém também sou um grande amante das sagas Halo e StarCraft.

Moderador do Site, Volta Redonda, Rio de Janeiro
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.