Nintendo, Sony e Microsoft: Entenda a identidade de cada uma

Nintendo, Sony e Microsoft: Entenda a "identidade" de cada uma

Consoles diferentes, públicos e estilos de jogos diferentes
#Artigos Publicado por Comic, em

Bom dia, olha quem voltou? Haha. Bom galera, passei por alguns probelmas pessoais e todos os artigos que eu estava fazendo tiveram que ser paralisados, mas se tudo der certo em Dezembro eu volto com força!

Desta vez trago um artigo sobre a identidade de cada uma das três editoras first party. Sempre vejo pessoas falando "O Xbox precisa de um jogo de super herói", "A Sony precisa de RPG FPP", "A Nintendo precisa de um jogo mais maduro". Olha, sempre é bom ter uma grande variedade de jogos, e realmente tem que cobrar, mas você já se perguntou qual o tipo de jogo cada plataforma tem foco? E oque a maior parte do público dessa plataforma gosta?

Hoje vou comentar bastante disso, falando sobre o foco de cada uma delas, o porque elas fazem isso, e oque o público delas gostam. Não vou entrar em tantos detalhes, afinal é apenas um mini-artigo, e também coloquem em suas cabeças que vou citar os ESTILOS de jogo que cada uma delas FOCAM, mas obviamente uma hora ou outra elas podem fazer outros gêneros de jogos, como por exemplo a Sony fazer um FPS e a Microsoft um jogo narrativo.

Enfim, vamos começar em ordem alfabética. A primeira é ela mesmo: Big N, mais conhecida como Nintendo

Nintendo: Jogo para família, casuais e foco em gameplay

Oque falar sobre a Nintendo? Bom, ela criou Mario e salvou a indústria toda depois que a Atari quase a destruiu. Mas desde lá ele segue uma filosofia de colocar a diversão acima de tudo, acima da história e de todo o resto. Qual a razão pra um encanador que come cogumelos ir salvar uma princesa de tartaruga gigante? Nenhuma, mas é muito divertido.

Esse foco em gameplay vindo da Nintendo não é de hoje, como eu disse, eles fazem isso desde sempre. Mario é o melhor exemplo. Essa franquia que já vendeu centenas de milhões atinge um público absurdo, desde crianças, jovens e até idosos. Sua diversão é o que carrega o jogo. Pular entre as plataformas, pegar moedas e derrotar o Bowser já se provou viciante.

IMAGEaHR0cHM6Ly9tZWRpYS5kaXNjb3JkYXBwLm5ldC9hdHRhY2htZW50cy84MDEyMjA1NTkwMDU2Nzk2NDcvOTA2OTE2NjczNTE1MzA3MDA4L2ltYWdlc18zLmpwZWc=

Super Mario Odyssey.

A Nintendo também tem um grande foco em jogos lúdicos, ou seja, é como se história de fantasias ganhassem vida, e se transformassem em jogos. Zelda é o melhor exemplo. Um herói chamado Link, que com sua Mastee Sword salva a princesa do cruel e poderoso Ganondorf. Zelda é uma história incrível, que lembra aqueles contos de fadas que ouvíamos quando era criança, e por isso a Nintendo atinge um público tão extenso e de todas as idades, principalmente por conta de sua nostalgia.

IMAGEaHR0cHM6Ly9tZWRpYS5kaXNjb3JkYXBwLm5ldC9hdHRhY2htZW50cy84MDEyMjA1NTkwMDU2Nzk2NDcvOTA2OTE2NjczNzYyNzc1MDYwL2ltYWdlc180LmpwZWc=

Zelda Breath of the Wild.

Outro exemplo que podemos dar é Metroid, onde controlamos uma icônica caçadora de recompensas que tenta salvar a galáxia dos piratas espaciais e os impedir de controlar o poder das criaturas Metroid. São como histórias de contos de fada, mas que nos trazem gameplay satisfatórias, diversão a beça, e uma história simples porém muito legal. É a magia dos jogos da Nintendo.

Também chega uma hora onde queremos passar um tempo com nossos filhos, pais ou até primos e avós, e queremos nos divertir juntos ou a distância, e nessa hora os jogos da Nintendo NÃO pecam. Jogos como Super Mario Party, Pokémon, Animal Crossing, Smash Bros e Super Mario Kart são exemplos de jogos muito divertidos de ser jogados em grupo, e podem garantir grandes diversões tanto na tela de sua TV quanto na deu seu Switch portátil. Falando nisso a Nintendo conseguiu unir o portátil e o console de mesa em um só e criou o Switch, um acerto enorme da empresa.

Os jogos da Nintendo tem essa magia que nós fazem amar. "Esqueça a história,a diversão é oque importa, pegue gameplays divertidas e viciantes e seja feliz, jogue com os amigos ou aproveite grandes jogos que remetem a contos de fadas". Essa é a identidade da Nintendo.

Slide https://media.discordapp.net/attachments/801220559005679647/906916673972482048/images_5.jpeg;;;https://media.discordapp.net/attachments/801220559005679647/906916674194800660/images_6.jpeg;;;https://media.discordapp.net/attachments/801220559005679647/906916674610020382/images_7.jpeg;;;https://media.discordapp.net/attachments/801220559005679647/906916674895228959/images.png

Microsoft: FPS, Multiplayer/COOP e MUITO RPG

Quem ai não conhece o Xbox? Tanto faz se você odeia ou ama, mas o sucesso do 360 alavancou o console de tal maneira que ele começou a realmente a ser visto como um grande concorrente na indústria ainda nessa época. Mas vamos voltar as origens, lá no Xbox clássico, onde a identidade da Microsoft nos jogos seria moldada.

O Xbox sempre foi o "lar dos fps", seja por Halo ser um sucesso estrondoso, competindo com Call of Duty e Battlefiled (lembrando que Halo 5 vendeu mais que qualquer Battlefield), ou por sua base ser de maioria norte americana e por isso preferir shooters em primeira pessoa. Halo é sem dúvidas a cara do Xbox, o sucesso do jogo foi tanto quw garantiu um saga completa: O CE e o 2 no Xbox clássico, o 3, 4, ODST e Reach no Xbox 360, o 5 no Xbox One e o Infinite no Series X.

IMAGEaHR0cHM6Ly9tZWRpYS5kaXNjb3JkYXBwLm5ldC9hdHRhY2htZW50cy84MDEyMjA1NTkwMDU2Nzk2NDcvOTA2OTE2NzIyMTMxNDcyNDM1L2ltYWdlc184LmpwZWc=

Halo Infinite

Mas o Xbox também sempre contou com a grande ajuda dos RPGs, especificamente os ocidentais, jogos onde NÓS fazemos a nossa própria história, decidimos o destino do mundo, e nós, o jogador, somos a estrela principal. Ainda no Xbox clássico a Microsoft formou parcerias com a BioWare para produzir clássicos como KOTOR e Jade Empire, e com a Bethesda com Morrowind, lançados exclusivamente para Xbox. Já no 360 ela formou parcerias também com a BioWare, com Mass Effect 1 sendo exclusivo temporário da caixa, além da Bethesda com Oblivion sendo temporário e a CD Project Red, com seus The Witcher 1 e 2. Infelizmente essa tradução foi perdida no One, mas agora voltou com força.

IMAGEaHR0cHM6Ly9tZWRpYS5kaXNjb3JkYXBwLm5ldC9hdHRhY2htZW50cy84MDEyMjA1NTkwMDU2Nzk2NDcvOTA2OTE2NzIyNDc1NDI1NzkyL2ltYWdlc185LmpwZWc=

Fallout, uma grande IP de RPG, que agora pertence a Microsoft

Ok, não podemos esquecer outro grande foco da caixa, coop e multiplayer. Às vezes as pessoas cansam de apenas passar todo o tempo jogando single player, ou querem experiências mais competitivas ou quem sabe até mesmo jogar com os jogos cooperativos. A Microsoft pensou nisso e foi uma das pioneiras no gênero, com o Multiplayer de Halo sendo precursor nos multiplayers de FPS, e também com Gears of War sendo pensando na experiência cooperativa.

IMAGEaHR0cHM6Ly9tZWRpYS5kaXNjb3JkYXBwLm5ldC9hdHRhY2htZW50cy84MDEyMjA1NTkwMDU2Nzk2NDcvOTA2OTE2NzIyNjk3NzExNzA2L2ltYWdlc18xMC5qcGVn

Gears of War

O público da caixa também criou um forte apego por jogos de corrida, principalmente os arcades. Graças principalmente a Forza Horizon, que é considerado o melhor do gênero (jogos de corrida mundo aberto). Forza Motorsport também é bem grande e amado na plataforma Xbox, sendo um concorrente de Gran Turismo, da Sony.

Muitos de vocês falam: "A Microsoft precisa de um concorrente pra The Last of Us", "A Microsoft precisa de um jogo de herói", não, não precisa. A identidade da Microsoft é totalmente diferente, e quando ela tentou fugir de sua identidade e resolveu "fazer um concorrente pra The Last of Us" acabou saindo Dead Rising 4, considerado o pior da saga. É claro que a Microsoft hora ou outra vai fazer jogos mais narrativos, afinal a Compulsion e The Intiative estão ai pra isso, também é possível algum jogo de herói, mas lembrem-se que iss NÃO É o foco dela, afinal ela tem a própria IDENTIDADE, e quando tentou fugir da própria identidade....tudo deu errado. Felizmente ela se encontrou a si própria de novo.

Slide https://media.discordapp.net/attachments/801220559005679647/906916723108761630/images_11.jpeg;;;https://media.discordapp.net/attachments/801220559005679647/906916723444293703/images_12.jpeg;;;https://media.discordapp.net/attachments/801220559005679647/906916723666612224/images_13.jpeg;;;https://media.discordapp.net/attachments/801220559005679647/906918236921151488/Xbox-Logo.png

Por fim, a Sony.

Sony: Jogos narrativos, JRPGs, ação e aventura em teceira pessoa

Durante a era PS1 e PS2 a Sony não tinha uma identidade....digamos...Fixa. Ela fazia jogos de todos os gêneros pra todos os públicos, em todos os momentos. Mas foi na era PS3, pelo menos na metade dela, que ela firmou sua identidade na qual seria ainda mais conhecida durante a época do PlayStation 4, falo das experiências cinematográfica.

Já se imaginou jogando um jogo, que remete ao um filme, e tem grande apelo ao lado emocional e com um grande foco em narrativa e uma história solida só que sem pecar na gameplay? Saiba, que essa é a cara de vários jogos da Sony, jogos estes que garantiram o sucesso colossal de The Last of Us no PS3, e garantiu uma sequência para o PS4. Jogos como Uncharted, God of War (2018 pra cá), Days Gone e outros seguem essa fórmula. Fórmula essa que como eu disse, deu muito certo.

IMAGEaHR0cHM6Ly9tZWRpYS5kaXNjb3JkYXBwLm5ldC9hdHRhY2htZW50cy84MDEyMjA1NTkwMDU2Nzk2NDcvOTA2OTE2NzcyMTA2NjE2OTEzL2ltYWdlc18xNC5qcGVn

God of War, 2018.

A Sony não tem nenhum RPG Ocidental, mas em compensação ela é rica em JRPGs, grande parte do público da Sony amam os JRPG, com Persona sendo (praticamente) exclusivo do console PlayStation, além de jogos como Gravity Rush, Nier Autômata (temporário), e vários Final Fantasy, com o remake do VII sendo exclusivo da plataforma PlayStation.

IMAGEaHR0cHM6Ly9tZWRpYS5kaXNjb3JkYXBwLm5ldC9hdHRhY2htZW50cy84MDEyMjA1NTkwMDU2Nzk2NDcvOTA2OTE2NzcyMzI0NzMyOTM4L2ltYWdlc18xNi5qcGVn

Final Fantasy VII: Remake.

É correto, se não obrigatório, afirmar que a casa dos Souls-like é o PlayStation. O único lugar onde você pode jogar todos os Souls é o PlayStation (5), com Desmon's Souls Remake e Bloodborne,Dark Souls Remaster, Dark Souls 3, Dark Souls 2 e Sekiro (via retro). Isso fez gerar um público amante dos jogos da From Software no PlayStation, além de claro, agregar exclusivos de peso ao console.

IMAGEaHR0cHM6Ly9tZWRpYS5kaXNjb3JkYXBwLm5ldC9hdHRhY2htZW50cy84MDEyMjA1NTkwMDU2Nzk2NDcvOTA2OTE2NzcyNTEzNDcyNTQyL2ltYWdlc18xNS5qcGVn

Demon's Souls Remake.

Essa fórmula de jogos em terceira pessoa caiu tão bem no gosto de várias pessoas (principalmente nos brasileiros e alguns europeus) que fizeram pessoas criarem pavor de jogos FPS. Claro pessoal, respeito o gosto de vocês todos, mas não é só porque a perspectiva de câmera é X ou Y que devemos odiar ou amar um jogo né.

Bom, voltando ao assunto da Sony. JRPGs, Souls-like e experiências cinematográficas em terceira pessoa são a identidade do Playtstation, e ele está muito bem assim com ela e de fato não precisa mudar, afinal isso fez o PlayStation 4 vender horrores. É uma fórmula bastante interessante e que nós faz criar uma importância e vínculo com aquele mundo e os personagens, e tá ótimo assim.

Slide https://media.discordapp.net/attachments/801220559005679647/906918840552808488/images_20.jpeg;;;https://media.discordapp.net/attachments/801220559005679647/906916772928688128/images_18.jpeg;;;https://media.discordapp.net/attachments/801220559005679647/906916773130039306/images_19.jpeg;;;https://media.discordapp.net/attachments/801220559005679647/906916773314560061/2560px-Playstation_logo_colour.svg.png

Conclusão

Galera chegamos ao fim de mais um mini-artigo meu. Espero que tenham gostado, e também planejo fazer mais artigos até o final do ano, pra eu não ficar tão parado e também conseguir pegar colaborador haha, brincadeiras a parte.

Fiz esse artigo porque sempre vejo tantas pessoas querendo que empresa Y siga o mesmo caminho e estratégia que empresa X, e ignoram completamente a identidade de cada uma. Se todas fossem iguais, qual seria a graça? Se você prefere o tipo de jogo de empresa X, fique no console de EMPRESA X, e quem gosta da estratégia e jogos da empresa Y, compre o console da EMPRESA Y.

É claro que devemos cobrar por mais diversidade nas line-ups, e é claro que alguma hora a Nintendo, Sony e Microsoft vão "fugir do padrão" e fazer jogos que são mais comuns na concorrente, mas a identidade que elas construíram com o tempo vai continuar a mesma e não vai mudar.

Então comenta ai, qual "identidade" você prefere, e porque?, vai ser bom ver a opinião (respeitosa) de todos.

Comic
Comic #LeComic

RPGs ocidentais são bem melhores que os orientais. Isso são apenas fatos

Usuário do Site
Publicações em Destaque