Jeff Grubb diz que a Microsoft usará de seus projetos Second-party para avaliar interesse em investir na aquisição de estúdios

Jeff Grubb diz que a Microsoft usará de seus projetos Second-party para avaliar interesse em investir na aquisição de estúdios

Citando nomes como a IO Interactive, Avalanche Studios e Crystal Dynamics como exemplos
#Games Publicado por Billy Butcher, em

Um sistema que empresas como a Microsoft e Sony usam para escolher quais estúdios adquirir é trabalhar com eles por um tempo no setor Second-party, e caso os projetos saiam de acordo com as expectativas de ambas as partes, o estúdio se torna First-party. Ao longo de décadas vimos isso acontecer, e de 2018 para cá vem se tornando mais constante, com as donas do Xbox e do PlayStation não poupando tempo e dinheiro na hora de preencher ainda mais suas fileiras de subsidiárias.

Mais recentemente vimos a PlayStation Studios ficando ainda mais recheada com a compra da famosa Bluepoint Games, que trabalha ao lado da Sony desde 2010. Somando-se com os outros estúdio comprados pela nipo-americana ao longo de 2021, o PlayStation se orgulha de ter agora 19 subsidiárias, número bastante expressivo, e que mostra o forte comprometimento de qualidade que os exclusivos de PS5 terão.

No lado do Xbox, as coisas andam bem parecidas. Em 2018 e 2019 a Microsoft anunciou a compra de alguns estúdios parceiros que já trabalhavam com a empresa há anos como a Playground Games, Undead Labs, Obsidian e Double Fine, e no ano passado, 2020, a empresa adquiriu por completo uma editora completa, ZeniMax Media, que historicamente foi uma empresa ligada a marca Xbox desde TES III Morrowind e DOOM 3, lançados como exclusivos de Xbox Original e PC.

De acordo com Jeff Grubb, famoso jornalista de videogames da VentureBeat, tais esforços continuarão, e o foco avaliativo da Microsoft dessa vez foi para a Avalanche Studios, IO Interactive e Crystal Dynamics. Todas a 3 já trabalharam lado-a-lado com a dona do Xbox no passado, porém só nessa 9º Geração que elas chegaram a produzir uma IP de propriedade total da Xbox Game Studios.

Segundo o que foi dito por Grubb, Contraband, Project Dragon e Perfect Dark servirão de alicerces avaliativos para os próximos passos de aquisição da Microsoft. Há alguns meses, Phil Spencer, CEO da divisão de jogos da Microsoft, afirmou que um dos focos aquisitivos no presente momento para o Xbox é a de estúdios que produzam jogos de Ação-aventura e de Mundo-aberto, e o perfil dos 3 estúdios de certa forma se encaixa nesses critérios.

Porém, há questões de duvida. Tanto a Avalanche Studios quanto a Crystal Dynamics já possuem donos, com a primeira sendo uma subsidiária da Nordisk Games (que é uma divisão da Nordisk Films) e a segunda sendo subsidiária da Square Enix Europe. A IO Interactive até 2017 também era de propriedade dessa última citada, porém se emancipou dela e hoje seguem-se como estúdio independente, sendo talvez a escolha mais fácil dentre as disponíveis.

Seja o qual for a escolha da Microsoft, ficaremos de olho nos projetos atuais que elas estarão desenvolvendo, uma vez que pode ser isso o fator crucial para decidir quais são os passos na expansão dos atuais 23 estúdios de Xbox. E você, o que acha da fala do jornalista? Deixe sua opinião no campo de comentários abaixo.

Billy Butcher
Billy Butcher #BillyButcher

Um grande fã de jogos e filmes dos gêneros Stealth e Ficção-Científica.

Tenho uma paixão imensa pela franquia Metal Gear Solid, na qual considero a minha favorita, porém também sou um grande amante das sagas Halo e StarCraft.

Moderador do Site, Volta Redonda, Rio de Janeiro
Publicações em Destaque
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por VSDias55,