Road 96: Game narrativo procedural te fará experimentar uma aventura única! #GV Review

Road 96: Game narrativo procedural te fará experimentar uma aventura única! #GV Review

Atravesse o país em uma estrada perigosa onde cada escolha impacta em sua jornada!
#Análises Publicado por Allan Kardec, em

Road 96 chegou ao Steam em agosto, desenvolvido pela DigixArt e pelas mãos do diretor criativo Yoan "Fanise" (Valiant Hearts e 11-11 Memories Retold), e vem cativando mais e mais jogadores. O game te leva por uma aventura única, atravessando uma estrada perigosa onde você não sabe o que lhe espera a sua frente. Finalmente tive a oportunidade de jogar e venho trazer minhas impressões desse incrivel jogo que fará você sentir que está vivendo um filme da década de 90, onde cada escolha muda seu final! Então venha comigo para mais uma análise.

U1dOdTUtTVI3T1U=

Em Road 96 você experimentará uma aventura narrativa procedural, uma interessante proposta que faz com que cada decisão e escolha mude os acontecimentos finais do game. Aqui, seu objetivo é escapar de um país à beira do colapso, onde opositores do governo somem, e é controlado por um tirano que manipula a mídia, para fugir você deverá chegar à fronteira que está a milhares de quilômetros nas montanhas viajando pela Rota 96, uma estrada que fará você conhecer várias pessoas, cada uma com sua história e seus problemas.

AVISO: Road 96 é um jogo com temas políticos, então caso não goste do tema já esteja avisado, e caso goste, eu não irei aprofundar nesse tema.

No jogo você controla vários jovens que estão decididos a fugir do regime totalitário que está no governo, e não é sempre que você chegará ao fim da estrada, sendo capturado ou morrendo durante o trajeto, ganhando um game over para aquele personagem. Mas iniciando um novo jogo você irá controlar um novo jovem, iniciando uma nova jornada, e tendo que tomar novas decisões e vendo a repercussão das mortes de tantos outros jovens que tentaram fugir pela estrada. É legal ver os personagens mencionarem algo que foi feito na sua jornada com outro personagem.

Aqui você tomará "micro decisões" que influenciam na história, por exemplo: você pode se posicionar contra o governo, a favor ou só querendo ser livre, influenciando assim nas ações das demais pessoas, você também pode andar a pé na estrada, pegar carona, esperar o ônibus ou chamar um táxi. Cada decisão influencia no desenrolar da história e a forma com que a narrativa é apresentada. O jogo então é dividido em duas partes, a política devido a situação do país, e a Viagem, como você avança pelo país e interage com os outros personagens que estão na estrada e que você conhece durante sua jornada. Fique atento pois suas decisões muitas vezes são vitais, gastar muito pode fazer com que você fique sem dinheiro para comida ou pegar o próximo ônibus, andar a pé irá gastar muita energia e roubar um carro pode economizar ambos, mas pode não ser uma boa decisão.

Slide https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/29/028869.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/29/028870.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/29/028868.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/29/028867.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/29/028866.jpg

Em nenhuma jornada (cada vez que inicia um novo jogo) você vivenciará a mesma história nem a mesma ordem dos acontecimentos, a forma com que viaja te leva para diferentes episódios de uma forma que você não sabe quem irá encontrar no próximo e nem sabe o que ou como será apresentado, como por exemplo a repórter que em um capítulo parece ser gente boa mas em outro é uma babaca. Vale ressaltar que cada episódio tem sua história, sendo algumas boas e engraçadas mas outras sendo bastante tensas.

Os detalhes também são um ponto forte em Road 96, uma trilha sonora espetacular que preenche bem o clima de aventura e emoção que o jogo quer passar, aliado aos gráficos que mesmo sendo cartunescos consegue entregar belos detalhes e ambientes incríveis. Para os que gostam de tirar prints: prepare o dedo pois poderá capturar belíssimas imagens das paisagens.

Sobre os detalhes, algo que me pegou de surpresa foi ver o olho dos personagens ficando vermelhos e lacrimejando ao se emocionar contando sua história, a iluminação e o ambiente meio "largado" que dão o clima de um lugar sem esperanças, entre outros detalhes que fazem com que as escolhas artísticas saltem a sua frente e faça com que o game se destaque ganhando cada vez mais atenção e te fazendo querer chegar ao fim várias vezes.

Durante o jogo você encontrará oito personagens, Zoe, John, Fanny, Alex, Sonya, Jarod, Stan e Mitch (estes dois sempre juntos no mesmo capítulo), cada um dos personagens principais tem suas próprias histórias e personalidades únicas e interessantes, mesmo que você goste de uns e de outros não. Esses personagens podem lhe dar novas habilidades (6 ao todo) se você cumprir determinadas ações em seu episódios, essas habilidades fará com que você interaja diferentemente com o mundo liberando novas ações que podem ser executadas durante o jogo. Essas habilidades também poderão ser usadas no fim do jogo para escapar na fronteira, onde há diversas maneiras de se atravessar, então não conseguir nenhuma habilidade pode significar não conseguir fugir. É interessante notar que há um sistema que controla a forma que você escapou a última vez, e que sempre que você fugir através de uma forma, não será possível utilizá-la novamente, e cada vez que você tente novamente terá menos opções para os próximos jovens que controlar.

Vale ressaltar que chegar ao fim de uma jornada com um personagem não é o fim do jogo, você começará uma nova assim que terminar a primeira, com um novo personagem em um novo ponto do país, tendo que viajar novamente e fazer novas escolhas para chegar a fronteira. E lembre-se do que mencionei, o jogo saberá quais foram suas escolhas no final te impossibilitando tomar a mesma rota para escapar, algo muito interessante que faz com que você calcule desde o começo como seguirá sua história.

Slide https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/58/road-96-057779.webp;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/58/road-96-057778.webp;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/58/road-96-057780.webp;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/58/road-96-057781.webp;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/58/road-96-057782.webp;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/58/road-96-057783.webp

Mas como sempre, nem tudo são flores, a experiência da narrativa procedural é realmente muito interessante e divertida, mas essa impressão tende a cair após algumas rotas e conforme você inicia uma nova jornada, já que começa a aparecer as semelhanças e os resultados variados começam a acabar, sendo que alguns episódios podem ser bastantes lineares e suas decisão não impactam nos eventos finais. Fora que algumas vezes conforme suas decisões você poderá finalizar a jornada em minutos. Dá impressão que não jogar Road 96 seguidamente seja a melhor opção, fazendo com que você aproveite melhor o que ele tem a oferecer.

Outro fator que me desagradou um pouco é os momentos em que o jogo tenta sair do foco narrativo e mostrar um mínimo de ação, como em uma parte em que você ajuda a moto a desviar dos carros, na perseguição dentro da traseira do caminhão, ou quando você deve se esconder após tentar roubar um cofre. Na perseguição do caminhão mesmo, minha vontade era só de acabar logo para voltar a boleia do caminhão, já que o desenrolar nessa parte poderia ser apresentado de outra forma.

No geral Road 96 é um ótimo jogo, cativante e emocionante, a forma com que a história é contada irá te proporcionar várias horas de diversão, sempre com alguma novidade ou diferença não vista quando jogado anteriormente, fazendo que o fator replay seja extremamente alto. Eu também não presenciei nenhum bug, queda de frames ou travamento, o que melhora mais a experiência do jogo que tem uma fluidez excelente tanto no gameplay quanto na narrativa.

Road 96 é uma ótima pedida para os fãs de um game com muita história e querem vivenciar algo novo, nunca contado em outro game, e se sentir em um filme que trás toda nostalgia dos anos 90.

SteamaHR0cHM6Ly9zdG9yZS5zdGVhbXBvd2VyZWQuY29tL3dpZGdldC8xNDY2NjQw

8.0
sentiment_very_satisfied
Nota
Uma jornada única e cativante!
Prós
  1. História interessante e cativante
  2. Trilha sonora espetacular
  3. Gráficos e ambientes lindos e bem trabalhados
  4. Personagens únicos, carismáticos e com suas próprias histórias
  5. O jogo te força a tentar usar outra forma para fugir
Contras
  1. Alguns momentos não empolgam e quebram o clima
  2. Linearidade de alguns capítulos pode desagradar
Allan Kardec
Allan Kardec #okardec

Analista e Administrador de Sistema vulgo Programador

Amante de artes, com gostos peculiares e até duvidosos!

Sempre por aqui indicando um joguinho interessante ou desconhecido. Segue eu!

Administrador do Site, Luziânia, GO, Brasil
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque