Análise | Whats remain of Edith Finch

Análise | Whats remain of Edith Finch

Para os amantes de games focados na narrativa e uma experiência mais relaxante
#Análises Publicado por Fantasma, em
História

No jogo nos controlamos Edith Finch, á ultima sobrevivente da família Finch, agora que sua mãe faleceu. Edith herdou uma enorme e intrigante casa onde toda sua família morou.

Á mãe de Edith e á própria, não moram muito tempo nessa casa, porque á mãe de Edith acreditava que nessa casa havia uma maldição que fazia os membros da família morrem de causas incomuns. Depois que vários familiares realmente tiveram mortes incomuns, á mãe de Edith teve isso como uma confirmação de sua teoria e então ás duas foram embora da casa e não voltaram mais.

Edith agora uma adulta e herdeira da casa, decide voltar até ela para tentar descobrir o que houve e se realmente á uma maldição naquele local. Chegando lá encontra tudo deserto, más os quartos e á própria casa estão intactas. Os Finch tem o costume de sempre manter o quarto do membro da família que faleceu, muito bem conservado e Edith nota isso ao andar pela casa.

O jogo é narrado pela própria Edith enquanto vaga pela casa e ao entrar no quarto de algum familiar e interagir com algo pessoal deles, o jogo te deixa jogar com o familiar falecido em seu ultimo dia de vida, para que você veja o que de fato aconteceu com ele. Á conclusão da historia e os acontecimentos vou deixar para vocês descobrirem jogando, mais já adianto, nunca vi um game tão triste em toda minha vida.

Jogabilidade

Whats remain of Edith Finch é um jogo em primeira pessoa indie, ou seja, não é um game de tiro ou de terror, e também não tem um grande orçamento. Ele é um game focado totalmente na narrativa, onde você vai mais ouvir e ver, do que de fato fazer algo, e esse é um game pequeno. Você deve conseguir zerar ele em duas horas ou estourando três horas.

No jogo você poderá andar e interagir com vários objetos enquanto anda pela casa para resolver o mistério, e em alguns momentos da campanha, algumas memorias são mais frenéticas e você terá que pensar rápido para completá-las.

Gostaria de dizer que mesmo ele sendo um game simples, ele é perfeito na execução e é muito relaxante jogá-lo, porque é um jogo sem punições ou com á probabilidade de falha ou morte. É um game narrativo com foco em te passar uma mensagem e te mostrar um espetáculo visual e dramático.

Aqui temos o mais próximo de um filme jogável, pois possui uma duração semelhante e funciona bem. Pra não confundir eu preciso dizer que você não vai ficar parado sem fazer nada e apenas vendo as coisas acontecerem. Você vai andar e fazer várias coisas no game mais tudo muito simples e sem segredo nenhum.

O jogo não possui um Hud na tela te indicando algo, más ás falas de Edith aparecem na tela flutuando ou marcadas nas paredes e de uma maneira que serve muito bem para te guiar pelo caminho, isso foi uma jogada incrível dos desenvolvedores e em nenhum momento fiquei perdido no jogo.

Gráficos e Trilha Sonora

Sinceramente, esse jogo é um indie, com pouco orçamento e poucas pessoas trabalhando nele, e o foco nem é uma experiencia gráfica de ponta, e mesmo assim os caras fizeram UMA DELICIA DE GRÁFICO.

O jogo é lindo. Cara você tem uma imersão surreal dentro da mansão Finch e o design de cenário é de deixar jogos que nem foram lançados ainda, no chinelo havaiana. Á iluminação, os efeitos de cores, ás legendas na tela, o design, é tudo muito belo.

Acho que devo engrandecer aqui, á direção de arte de cada quarto dos familiares desse game. São todos muito bem feitos e diferentes ao extremo um do outro. Só de você bater o olho dentro do quarto você já sabe do que á pessoa gosta e como ela era de tão bem montado e perfeccionista que o estúdio em criar o ambiente da casa e você sente á casa vazia e meio que uma aura em cada quarto do familiar que morava ali. Uma maravilha ! Conheço games triple A que não conseguem fazer metade do que Whats remain faz.

Sobre á trilha sonora, ela apenas complementa a experiência. Não é marcante, más eu não acho nem que ela precisasse ser. Ela cumpre o papel dela muito bem.

Dê uma olhada em alguns prints que tirei.

Slide https://i.imgur.com/60IJsnG.jpeg;;;https://i.imgur.com/lHCKjMy.jpeg;;;https://i.imgur.com/NZcyrSg.jpeg;;;https://i.imgur.com/2pUvJLj.jpeg

Conclusão e opinião pessoal

Podem me julgar, eu achei o game incrível ! Uma obra prima do mundo dos games e que me fez ter uma imersão incrível. Admito que quando vi ele no game pass eu passei reto e nem dei moral, e só fui baixar ele porque ouvi dizer que dava conquistas facilmente, então baixei, e me surpreendi tanto que depois de 5 minutos jogando eu já nem ligava mais para conquistas, queria apenas viver aquela historia.

Whats remain of Edith Finch é um baita jogo indie, com um foco na narrativa e de uma alta qualidade. Eu recomendo que você dê uma chance para ele porque é muito bem feito, más já vou avisando que é tristeza absoluta, pensa num jogo triste! Teve uma hora que larguei o controle e olhei pra tela e disse “ Uai mais… desse jeito não vai ter recurso ! Onde é que tá á felicidade desse povo ? ” e a única hora que consegui rir foi quando tava tão triste, mais tão triste, que me veio na cabeça aquela fala que Neytiri do filme avatar fala pro Jake quando salva ele dos bichos lá “ Isso é triste… é tristeza somente !”.

Recomendo que de uma chance, é triste mais uma experiência incrível. Ele está disponível para PlayStation 4, Nintendo Switch, Microsoft Windows, iOS, Xbox One e Xbox Series X e S.

Prós

.Gráficos

.Historia

.Jogabilidade

.Imersão

.Tempo de duração

.Arte

10
Nota
Mais um indie que dá uma surra de excalibur em muitos AAA.
Prós
  1. Gráficos
  2. Historia
  3. Jogabilidade
  4. Imersão
  5. Tempo de duração
  6. Arte
Contras
  1. Trilha Sonora não marcante
  2. Algumas conquistas estão com vários bugs
Fantasma
Fantasma #FantasmaDe2049

Sou fascinado por Metal Gear Solid , Red Dead Redptiom, Gears of War, Uncharted , Battlefield, Children of Morta e o lendario The Witcher. Um grande fan dos filmes do Tarantino e de series como Invencivel e The Walking Dead. Bora jogar junto ? Gamertag:Fantasma2049 e ID:FantamasDe2049

Usuário do Site
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque