AcerAcer
AcerAcerAcerAcerAcerAcer
O que são jogos Indie, A, AA e AAA?

O que são jogos Indie, A, AA e AAA?

Vamos discutir esses termos e outras coisas que geram debates na comunidade
#Artigos Publicado por Renatito, em

Milhares de jogos foram lançados nas últimas décadas e muitos deles foram aclamados por muitos jogadores. Há jogos que alcançaram um grande marco em termos de vendas e de notas, e há alguns que foram considerados um fracasso porque poucos jogadores gostaram deles. Agora, se tem uma coisa que gera debates bastante acalorados entre os gamers são os tais dos termos "Indie, A, AA e AAA". O que significam e quais os exemplos? Eles fazem sentido? Vamos conversar um pouco sobre isso no decorrer das linhas abaixo.

O que são jogos AAA?

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy81NC8wNTM0MDAud2VicA==

Assassin's Creed Odyssey

Jogos AAA ou Triple A são jogos produzidos ou desenvolvidos por uma grande editora, que alocou um grande orçamento para o desenvolvimento e marketing. O termo não é de forma alguma uma classificação oficial, mas, geralmente, um jogo triple A é equivalente aos filmes de grande orçamento. O termo surgiu na década de 90 e, desde então, foi incorporado ao linguajar dos jogadores.

E os jogos A e AA?

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy81NC8wNTM0MDMud2VicA==

A Plague Tale: Innocence

Algumas pessoas se referem aos jogos como AAA, AA, A ou até mesmo B e além. Mas realmente não há um padrão para isso e a maioria dos resultados são baseados apenas na preferência pessoal. Jogos AA seriam de médio orçamento, e A, de baixo orçamento. Contudo, como falei agora a pouco, não há uma métrica que separe cada uma dessas categorias e inclusive, algumas pessoas preferem classificar apenas como jogos AAA e jogos não-AAA. É muito difícil dizer que jogo tal é um AA, quando outras pessoas diriam que é apenas um A, ou até mesmo um Indie. Falando em Indie, vamos esclarecer de uma vez por todas esse termo.

O que é um jogo Indie?

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy81NC8wNTM0MDEud2VicA==

Inside

O termo indie é uma forma abreviada para jogo independente. Jogos classificados dessa maneira indicam que eles foram produzidos de forma autônoma, sem o recebimento de apoio financeiro de uma empresa externa. A prática surgiu no PC, uma plataforma aberta ao desenvolvimento que favoreceu os primeiros testes ainda na década de 1990.

Até hoje os indies são associados a projetos de qualidade inferior, o que é uma bobagem, pois o mercado dos indies vem passando por uma revolução graças ao surgimento de novas ferramentas de desenvolvimento e principalmente em decorrência da democratização da distribuição dos jogos, uma vez que os criadores podem optar por diversos serviços para levarem suas criações ao público.

Quantos jogos indie de qualidade já foram lançados? Super Meat Boy, Braid, Limbo, Cuphead, Celeste, Hades e tantos outros estão aí para provar que jogos indies não significam jogos de baixa qualidade, e é uma pena que muitas pessoas ainda pensem assim. Um jogo indie também não significa não implica que automaticamente ele seja de baixo orçamento; Hellblade e Outlast 2 estão aí para provar isso. Como já expliquei, indie significa que o jogo foi desenvolvido e publicado de forma independente; não tem nada a ver com custos de produção.

Quais são os jogos AAA de maior sucesso financeiro?

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy81NC8wNTMzOTkud2VicA==

Grand Theft Auto V

Uma das principais razões pelas quais ainda não há parâmetros para categorizar um jogo como AAA, AA ou A é que os jogos estão inovando continuamente, e o que é um AAA hoje pode não ser mais um AAA nos próximos anos.

Exemplos são o Counter-Strike e o Half-Life, que foram considerados AAA durante o final dos anos 90 e nos primeiros anos do segundo milênio. Counter-Strike: Global Offensive (o último CS) não era considerado um jogo AAA, mesmo há anos atrás.

Aqui estão alguns dos jogos AAA de maior sucesso com base em seus ganhos totais:

  1. FIFA 18, Electronic Arts - $ 790 milhões
  2. Grand Theft Auto V, Take-Two Interactive - $ 628 milhões
  3. Red Dead Redemption 2, Take-Two Interactive - $ 516 milhões
  4. Monster Hunter: World, Capcom - $ 467 milhões
  5. Rainbow Six Siege de Tom Clancy, Ubisoft - $ 440 milhões

Existem mais jogos que realmente ganharam mais do que esses jogos da lista ganharam, mas eles não são considerados jogos AAA principalmente porque a desenvolvedora / publicadora não tinha um grande orçamento. Isso prova que AAA também não tem nada a ver com lucro. Alguns dos jogos que não são AAA que acertaram em cheio em termos de lucro são:

  1. Fortnite, Epic Games - $ 2,4 bilhões
  2. PlayerUnknown’s Battlegrounds, Bluehole - $ 1,028 bilhão
  3. Dungeon Fighter Online, Nexon - $ 1,5 bilhão
  4. League of Legends, Riot Games, Tencent - $ 1,4 bilhão
  5. Pokémon GO, Niantic - $ 1,3 bilhão
  6. Crossfire, Neowiz Games - $ 1,3 bilhão
Qual a média de orçamento para um jogo AAA?

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy81NC8wNTM0MDQud2VicA==

Call of Duty: Modern Warfare 3

Desenvolver um jogo não é brincadeira. Apesar de muitos acharem que jogos são fantasia e filantropismo, a verdade é que o mercado de jogos se trata de negócios, business (e é um negócio bem caro). É preciso contratar diferentes equipes de especialistas para desenvolver partes vitais do jogo. Normalmente, uma equipe será designada para o conteúdo e o enredo, também a equipe de programação que escreverá o código de todos os recursos necessários do jogo, como física, renderização e muitos mais.

Uma equipe também cuidará da qualidade gráfica (incluindo atores e atrizes) e uma equipe que irá otimizá-la dependendo da plataforma em que o jogo será lançado. Os recursos de áudio também são importantes e a equipe de controle de qualidade que testará o jogo em busca de bugs e relatará aos desenvolvedores para que sejam corrigidos.

Estima-se que um jogo AAA custa cerca de $ 60 milhões de dólares ou mais para ser desenvolvido e, como você pode ver, apenas uma grande publicadora / desenvolvedora seria capaz de pagar por este valor. Publicadoras e desenvolvedoras como Capcom, Ubisoft, Take-Two, Sega, Electronic Arts e outras são conhecidas por desenvolver e publicar jogos AAA atualmente.

Aqui estão alguns exemplos de grandes orçamentos:

  1. GTA V - $ 265 milhões
  2. Call of Duty: Modern Warfare 3 - $ 245 milhões
  3. Final Fantasy VII - $ 145 milhões
  4. Shadow of The Tomb Raider - $ 135 milhões
  5. Red Dead Redemption - $ 100 milhões
Quantas pessoas geralmente trabalham em um jogo Triple A?

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy81NC8wNTMzOTgud2VicA==

Escritório da Capcom

Cada publicadora tem seu próprio conjunto de desenvolvedores trabalhando em um determinado jogo. Isso não significa que se a Capcom criou Monster Hunter World, eles estavam apenas trabalhando em Monster Hunter World durante todo esse período.

Eles têm equipes diferentes trabalhando em jogos diferentes, e cada jogo tem suas próprias sub-equipes para trabalhar em outras tarefas para desenvolver o jogo. Estima-se que, para cada equipe trabalhando em um jogo, haverá cerca de 50 a 200 funcionários, dos quais 20% são programadores.

É comum que uma grande publisher produza vários jogos AAA ao mesmo tempo. Como no caso da Capcom, onde eles lançaram Monster Hunter World, Devil May Cry 5 e Resident Evil 2 Remake - todos os quais são jogos Triple A. Houve rumores de que Resident Evil 2: Remake foi possível porque Monster Hunter World foi capaz de financiá-lo adequadamente. Devil May Cry 5, no entanto, parece ter ficado aquém do lucro e vendido 2 milhões de cópias apenas. Monster Hunter World vendeu 12 milhões de cópias e rendeu à Capcom cerca de $ 467 milhões de dólares.

Observe que, apesar desses lucros massivos, a Capcom também estava obtendo um lucro enorme com seus títulos não-AAA, como Megaman 11. A Capcom em seu relatório de 2018 revelou que aempresa tem cerca de 2.000 funcionários no total, e outras publishers também têm quase o mesmo número total de funcionários.

Quanto tempo leva para desenvolver um jogo AAA?

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy81NC8wNTMzOTYud2VicA==

Red Dead Redemption II

Saber o número médio de funcionários que trabalham para uma grande publicadora de jogos pode dar a você a ideia errada de que um jogo AAA pode ser desenvolvido em questão de meses. Apesar de ter uma média de 50 a 200 pessoas trabalhando em um único título AAA, ainda levaria anos para desenvolver tal projeto, dependendo do gênero e da escala do jogo.

Estima-se que os títulos que não são AAA levam cerca de 3-6 meses para serem desenvolvidos, mas a média de títulos Triple A lançados nos últimos anos levou cerca de 2 a 3 anos.

Isso parece muito tempo e tenho certeza de que você já viu muita gente reclamando que os jogos AAA estão demorando muito para serem lançados. Bem, a maioria dos funcionários trabalhando no desenvolvimento de um jogo, seja ele um tester ou um programador, geralmente trabalha mais de 8 horas por dia, especialmente no Japão. Alguns testers de jogos que trabalham no Japão gastam 16 horas por dia testando o mesmo jogo repetidamente em busca de bugs. Apesar do trabalho árduo, alguns bugs ainda escapam no lançamento do jogo.

Essas informações devem dar uma ideia de como é difícil desenvolver um jogo. Embora 2-3 anos pareça ser muito, alguns gêneros de jogos podem levar mais de 6 anos para serem desenvolvidos. God of War (2018), por exemplo, levou cerca de 4 anos para ser concluído. Cyberpunk e Red Dead Redemption II também levaram anos para serem feitos, em contrapartida, alguns jogos da Ubisoft e o Anthem levam/levaram pouco tempo para serem produzidos.

Jogos Triple A são garantia de qualidade?

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy81NC8wNTMzOTcud2VicA==

Anthem

As desenvolvedoras sempre tentarão garantir a qualidade de seus títulos AAA. Eles gastam muito dinheiro, esforço e tempo para criá-los, então sempre farão o que puderem para entregar algo de qualidade. No entanto, nem sempre é esse o caso quando o jogo chega na mão dos consumidores. Existem jogos AAA que são lançados de forma inacabada; vimos isso corriqueiramente na geração passada.

Mas isso vai de caso a caso. Muitas vezes os jogadores dizem que um game é ruim simplesmente por não terem gostado do enredo ou dos gráficos do jogo. Como também acontece dos desenvolvedores se concentram tanto na qualidade gráfica que acabam esquecendo das mecânica do jogo etc, fazendo com que o título falhe em termos de qualidade geral.

O que tiramos disso tudo?

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy81NC8wNTM0MDIud2VicA==

Ori and the Will of the Wisps

Desenvolver um jogo é algo semelhante a jogar um jogo - você precisa ter paixão para atingir seus objetivos. Seja lá o que você estiver trabalhando, nem sempre é o orçamento e o número de pessoas com quem você está trabalhando que vai definir o seu sucesso - mas é sempre a sua determinação e perseverança.

Talvez o jogador não deva se preocupar tanto se o jogo é AAA, AA, A, indie e tudo mais. O segredo não está na quantidade de letras, mas sim, na experiência obtida. Os jogos indie e A podem ser tão bons, ou até melhores, quanto os jogos AAA. Grandes orçamentos não significam necessariamente um jogo de qualidade.

Um jogo não é formado apenas por gráficos, mas também por sons, interação e informação; e isso não depende de dinheiro injetado, mas de criatividade. Parece que a criatividade está em baixa hoje em dia, porém, com a chegada cada vez maior de desenvolvedores independentes que possuem pouco dinheiro no bolso mas contam com ricas ideias, me parece que esse cenário vai mudar.

Claro que muitos querem ver produções enormes com gráficos explodindo na tela, mas um game não é feio só disso. A trilha sonora conta, a jogabilidade conta, o enredo conta, e isso o dinheiro não pode comprar.

Renatito
Renatito #renatito91

Historiador e fã de Xbox

Moderador do Site, Recife
Publicações em Destaque
#Artigos, Por meganinja,
#Games, Por PuraMaldade,
#Games, Por VSDias55,