Volodymyr Kvashuk, o engenheiro que roubou $10 milhões em Xbox Gift Cards da Microsoft

Volodymyr Kvashuk, o engenheiro que roubou $10 milhões em Xbox Gift Cards da Microsoft

Ex-funcionário da empresa montou um esquema para gerar gift cards e depois revendê-los.
#Mundo Publicado por Vinicius, em

As pessoas sempre procuram se dar bem em cima das outras, e um dos casos foi um espertinho que se aproveitou de uma brecha no sistema da Microsoft para roubar 10 milhões de dólares em gift card da empresa.

Volodymyr Kvashuk, um engenheiro da Microsoft, tinha a tarefa de simular compras na loja digital da empresa, quando fez uma grande descoberta: sempre que ele testava a compra de um gift cartd, ele acabava recebendo um código real para ser usado.

O engenheiro então começou a gerar diversos códigos dessa forma para uso próprio, começando com $10 e aos poucos aumentando até $100. Para acelerar o processo, Volodymyr chegou a recrutar os companheiros de trabalho para ajudar no seu esquema, utilizando diversos perfis enquanto passava sua internet por servidores do Japão e Rússia.

Volodymyr gerou milhares de dólares em gift card e começou os vender na internet, oferecendo um preço muito mais em conta do que as revendedoras oficiais, com um desconto de até 55% do valor padrão.

Ele chegou a fazer muito dinheiro apenas com a venda desses gift cards, recebendo até mesmo em Bitcoin. Ele chegou a conseguir comprar sua sonhada casa de frente para um lago.

No entanto, suas ações logo chamaram a atenção. A equipe de investigação de fraudes da Microsoft começou a notar um aumento inexplicável nas compras online utilizando gift cads, quase o dobro dos números normais.

Após diversas investigações, inclusive com a ajuda de um detetive contratado pela Microsoft, o nome de Volodymyr acabou aparecendo nos arquivos CSV como um dos funcionários responsáveis por testar as compras.

Em fevereiro de 2020 o engenheiro foi acusado de uma série de crimes, incluindo lavagem de dinheiro, roubo de identidade e fraude eletrônica. Um juiz acabou condenando ele a nove anos de prisão em novembro do ano passado.

Fonte: Bloomberg
Vinicius
Vinicius #VSDias55
Equipe do Site, Florianópolis
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque