Kentaro Miura, um gênio da indústria do mangá

Kentaro Miura, um gênio da indústria do mangá

Um autor que deixou sua marca.
#Otaku Publicado por Vinicius, em

Nos dias atuais, existem diversos artistas na indústria de mangá, mas poucos conseguem deixar sua marca no mundo, mesmo após falecerem. Kentaro Miura foi um desses poucos, tendo nos deixado em 6 de maio aos 54 anos, ele era um autor único.

Kentaro Miura era um verdadeiro gênio dos mangás, não sendo raro ouvirmos elogios a suas obras, em especial a sua incrível arte. Suas obras demoravam para ter novos capítulos, mas a espera era sempre recompensadora.

A arte de Miura era algo realmente extraordinário. Cada painel era recheado de detalhes que chegavam a encher os olhos. Era possível notar o cuidado e carinho em cada traço, muito acima do que estamos acostumados a ver na indústria.

Suas obras não fizeram sucesso apenas no Japão, mas também no mundo todo. Nos EUA praticamente todos os seus trabalhos foram publicados pela editora de quadrinhos Dark Horse Comics. Já no Brasil a responsável foi a editora Panini.

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS9RNDFhckdjLnBuZw==

Entre suas obras, a mais famosa é indiscutivelmente Berserk. Iniciada em 1989, essa obra acompanhava a história de Guts, um guerreiro que sofreu muito durante toda sua vida e a felicidade parecia cada vez mais distante.

Para aqueles que acompanham a série há anos, Berserk se tornou mais do que um mangá, era uma obra que já fazia parte da vida dos fãs. Os leitores compartilhavam das tristezas de Guts e esperavam que o personagem pudesse ter um final feliz, algo que talvez nunca aconteça agora.

A popularidade de Berserk era gigante, mesmo com a série sofrendo diversos períodos de hiatos. Atualmente, Berserk se encontra em primeiro lugar no ranking de Top Mangás do MyAnimeList, e em segundo na lista de mais populares, perdendo apenas para Shingeki no Kyojin.

Os personagens de Berserk também são um dos grandes destaques, eles parecem quase pessoas vivas. Você consegue sentir toda a tristeza e ódio deles, se emocionar com os problemas pelos quais eles enfrentam e comemorar cada uma de suas vitórias.

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS9VdGhPY2g2LnBuZw==

Berserk chegou a ser adaptado para diversas mídias, tendo recebido animes, filmes e até mesmo jogos. Além de Berserk, Miura trabalhou em outras séries, que embora não tenham desfrutado da mesma popularidade, ainda assim trouxeram parte de toda a grandeza e magia que existia em sua série principal.

As obras de Miura tiveram grande influência, não só na indústria dos mangás, mas como um todo. Berserk foi de grande importância para o gênero de fantasia sombria, consolidando muitos aspectos que são até hoje utilizados.

Encontrar mangás atuais que se inspiram nele não é algo raro, mas podemos ver muito também nos jogos. Dragon's Dogma da Capcom é um título que se inspirou muito nesse universo de Berserk, chegando até mesmo a prestar homenagens com itens da série de Miura.

No entanto, a maior inspiração que muitos já devem conhecer é a série Souls. Hidetaka Miyazaki parece ter bebido muito dessa fonte, com diversos inimigos, armas e locais que parecem ter saído diretamente das páginas da obra de Miura.

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS96Nm9HN2JjLnBuZw==

Guts também ajudou a popularizar diversos "clichês" que temos hoje presente em todas as mídias, como personagens carregando espadas gigantes e heróis solitários que preferem não criar laços emocionais com os outros.

Berserk é uma obra que será imortalizada na história, junto com o nome de Kentaro Miura. Ainda não sabemos se o mangá irá continuar, já que um dos ajudantes do autor deixou em aberto a possibilidade, mas mesmo que esse seja o fim, e a obra fique acabe ficando sem final, ainda foi uma jornada que com certeza valeu à pena.

Para aqueles que já acompanham a obra há anos, essa foi uma grande perda. Para aqueles que nunca entraram nesse mundo sombrio criado pela mente de Miura, ainda há tempo, pois é uma obra como nenhuma outra.

Só podemos desejar o melhor para a família e amigos de Kentaro Miura, e garantir que seu nome jamais seja esquecido.

Obras de Miura

Futatabi - 1985

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS9OR1pXVFRWLnBuZw==

A primeira obra de Miura. Futatabi acompanha a história de Rick, um mecânico em um mundo subterrâneo. No entanto, ele acaba se deparando com uma estranha intrusa, diferente de todas as pessoas que já havia visto antes.

A intrusa afirma se de outro mundo e pede a ajuda de Rick. Agora, com a polícia atrás da intrusa, Rick terá que ajudá-la a escapar e descobrir a verdade por trás desse enorme mistério.

Noa - 1985

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS9iRWdmSnJSLnBuZw==

Noa foi um dos trabalhos do autor que precederam Berserk. Uma obra pós-apocalíptica ambientada no futuro, nela quatro heróis tentam encontrar uma forma de escapar do planeta em ruínas.

É possível ver muitas semelhanças entre Noa e Berserk, especialmente entre seus protagonistas. Infelizmente a história nunca chegou a ser concluída.

Berserk Protótipo - 1988

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS9Tb2x5MzRuLnBuZw==

Como o próprio nome já diz, esse foi um protótipo de sua famosa série, onde o autor testou esse universo antes de transformá-lo em uma obra real. Aqui Miura brinca com as ideias, para saber o que funcionaria.

Guts já está presente nesse protótipo, mas os fãs certamente irão estranhar o tapa olho que ele utiliza. Além disso, o personagem conta com uma personalidade bem diferente, sendo muito mais bobo do que na obra final.

King Of Wolves - 1989

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS9jU1l0cXZqLmpwZw==

Esse mangá foi uma colaboração realizada entre Miura e Buronson, autor de Hokuto no Ken. Em King Of Wolves, o jovem Iba desaparece misteriosamente ao realizar uma expedição em uma antiga ruína.

Quando sua namorada vai até o local para encontrá-lo, ela acaba sendo sugada por um portal, parando em outro mundo. Lá ela descobre que Iba está vivo e se tornou um guerreiro sob o comando de Genghis Khan na Mongólia do século 13.

Berserk - 1989

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS9FWWk5QUFuLnBuZw==

A obra mais famosa de Miura. Berserk acompanha a história do mercenário Guts, o qual só teve desgraça durante sua vida toda, ao menos até conhecer alguém que pudesse confiar. Mas quando essa pessoa também acaba o traindo, Guts parte em uma missão de vingança.

Em sua jornada, mesmo sendo um humano, Guts enfrenta os mais diversos demônios, disposto a dar sua vida para poder concluir sua missão antes de finalmente poder descansar em paz.

Japan - 1992

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS9rWDB6dHJkLnBuZw==

Mais uma colaboração com Buronson, e mostra a queda do Japão. Quando um membro da Yakuza se apaixona por uma repórter, ele viaja para outro país para finalmente poder conhece-la.

Um terremoto acaba derrubando eles em uma caverna subterrânea onde uma velha misteriosa conta a eles sobre uma profecia de que o Japão iria cair. Para provar que não está mentindo, ela os envia para um futuro desolado e extremamente violento.

Gigantomachia - 2013

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS8zT0NvNGFZLnBuZw==

Provavelmente a obra mais popular de Miura além de Berserk. Sendo uma obra mais recente às outras, Gigantomachia traz uma arte muito mais moderna e bonita, com o autor já tendo se aperfeiçoado com Berserk.

Em um futuro muito distante, após o fim da história, as lendas voltaram à vida e os gigantes caminham pela terra. Também vagando por este mundo estão Delos, o lutador, e sua estranha parceira Prome, os quais devem salvar esse mundo despedaçado.

Duranki - 2019

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS9MMUFMbXo5LnBuZw==

A última obra a ser criada por Miura. Uma série mais leve do que as outras criadas pelo autor, ela traz elementos bem diferente do que seus leitores estavam acostumados a ver, mas que infelizmente também ficou sem final.

A história gira em torno de Usumgallu, um ser criado pelos deuses, não sendo nem homem nem mulher. A série possui grande foco na mitologia mesopotâmica.

Vinicius
Vinicius #VSDias55
Equipe do Site, Florianópolis
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque