Dream Team - A equipe dos sonhos da Square Enix

Dream Team - A equipe dos sonhos da Square Enix

Uma das maiores equipes já reunidas na indústria.
#Artigos Publicado por Vinicius, em

O que você precisa para criar um jogo perfeito? Uma equipe perfeita. Foi exatamente isso que a Square tentou nos anos 90 e o resultado foi um dos JRPG mais clássicos de todos os tempos, lembrado até os dias atuais: Chrono Trigger.

A Criação do Jogo dos Sonhos

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy81NC9jaHJvbm8tdHJpZ2dlci0wNTMzNzgud2VicA==

As ideias para Chrono Trigger começaram em 1992, quando Hironobu Sakaguchi, Yūji Horii e Akira Toriyama fizeram uma viagem ao Japão para estudarem o uso de gráficos computadorizados.

Foi durante essa viagem que o sonho começou, com os três decidindo entrar em uma enorme empreitada de criar algo único, que nunca havia sido feito antes na indústria. Uma missão extremamente ambiciosa.

Após muitas considerações a respeito de como seria o jogo, no ano seguinte Kazuhiko Aoki se juntou aos três e começaram os planejamentos iniciais para aquilo que viria a ser Chrono Trigger.

Incialmente, esse grupo não havia decidido se esse título seria algo independente ou parte de uma das franquias já consagradas da Square, a série Mana. O plano era lançar para o Super Famicom Disk Drive, novo hardware feito em parceria entre Sony e Nintendo. No entanto, com o cancelamento, o projeto foi movido para o SNES.

Com os planos iniciais definidos, a Square logo começou a trazer mais funcionários para se juntarem ao projeto. De acordo com os produtores, essa havia sido a maior equipe da Square até o momento, com 50 a 60 pessoas trabalhando no jogo. Nos momentos finais de desenvolvimento, a equipe já contava com centenas de pessoas, algo incomum para a época.

Um Sistema de Combate Inovador

O sistema de combate foi um ponto em que a equipe pensou muito em como seria, chegando a considerar algo similar ao visto na série Final Fantasy, com batalhas aleatórias espalhadas pelo mapa.

No final, acabaram decidindo tentar algo mais desafiador. Todas as batalhas ocorrem no próprio cenário, sem uma transição de tela. Cada encontro foi projetado à mão, para que fossem únicos. No entanto, isso não foi uma tarefa fácil para a equipe.

Kazuhiko Aoki comentou:

Por exemplo, você está percorrendo o caminho e seu pé fica preso em uma videira, e então os inimigos que estavam escondidos nos arbustos aparecem de repente! Criamos mais de 100 deles - todos à mão. [...] O sistema de batalha foi outra forma de tornar o Chrono Trigger mais emocionante e dinâmico. Para nós, criadores, que tivemos que fazer todas essas cenas, foi muito difícil.

Apesar do trabalho, o resultado sem dúvidas valeu o esforço. O sistema de combate em Chrono Trigger foi algo único para a época e até mesmo para os dias de hoje. Cada encontro parecia uma parte natural do mundo, como se estivessem realmente vivos.

Um Elenco de Personagens Vivos

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy81NC9kcmVhbS10ZWFtLWNocm9uby10cmlnZ2VyLTA1MzQ3NC53ZWJw

Aqueles que já tiveram o prazer de jogar Chrono Trigger, sem dúvidas devem ter se apaixonado por esse elenco rico e variado que ele possui. Cada personagem na história é único e com sua própria personalidade.

Para os desenvolvedores, o objetivo é que os personagens fossem sempre o centro das atenções. Em basicamente todas as cenas do jogo, eles tentaram dar destaque para os personagens e em suas emoções.

Seja o relacionamento de Crono e Marle, ou a tentativa de Frog de manter sua honra após seu fracasso nas mãos de Magus, e até mesmo o passado distorcido de Magus que o levou ao longo da história em uma tentativa de se vingar de Lavos. O diálogo sempre dá uma visão sobre o que os personagens estão pensando em um nível consciente e subconsciente, traindo emoções que eles preferem esconder.

A Equipe dos Sonhos

A conhecida Dream Team (Equipe dos Sonhos) foi formada por grandes nomes da indústria Japonesa na época, consistindo de Hironobu Sakaguchi, Yūji Horii, Akira Toriyama, Kazuhiko Aoki e Nobuo Uematsu.

Talvez lendo assim, você até não conheça alguns desses nomes, mas provavelmente já deve ter jogado algum jogo deles, sendo conhecidos projetos que tiveram muita importância em toda a indústria.

Hironobu Sakaguchi

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy81NC8wNTMzNzMud2VicA==

Provavelmente na história da Square, Hironobu Sakaguchi foi um dos desenvolvedores mais importantes a passar pela empresa. O desenvolvedor veio a criar sua franquia mais icônica: Final Fantasy.

Como o nome da série diz, essa seria a última tentativa de Sakaguchi na indústria, apostando tudo nesse jogo, o qual se desse errado, faria o desenvolvedor deixar de vez o ramo dos games.

O nome "Final Fantasy" foi uma demonstração do meu sentimento de que, se não vendesse, eu deixaria a indústria de jogos e voltaria para a universidade. Eu teria que repetir um ano, então não teria nenhum amigo - era realmente uma situação "final".

Yūji Horii

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy81NC95LWppLWhvcmlpLTA1MzM3NC53ZWJw

Se existe uma série de JRPGs que pode bater de frente em popularidade com Final Fantasy, com certeza é Dragon Quest. Essa série foi sem dúvidas a grande criação do desenvolvedor Yūji Horii.

Ao contrário de Sakaguchi, mesmo após 35 anos desde a criação da série, Yūji Horii continu até hoje firme e forte trabalhando em Dragon Quest, não tendo abandonado seu bebê de ouro.

Akira Toriyama

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy81NC9ha2lyYS10b3JpeWFtYS0wNTMzNzUud2VicA==

Um nome extremamente popular entre os fãs de mangá e anime, Akira Toriyama foi o criador da popular série Dragon Ball, a qual continua sendo um sucesso mundial até os dias atuais.

Não podemos negar que uma parte do sucesso de Dragon Quest foi graças a incrível arte de Akira Toriyama, a qual até hoje continua sendo uma das grandes características da franquia.

Desde 1986 até os dias atuais, Akira Toriyama continua trabalhando ao lado de Yūji Horii como designer dos personagens da série.

Nobuo Uematsu

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy81NC9ub2J1by11ZW1hdHN1LTA1MzM3Ni53ZWJw

Se você é fã dos temas musicas da franquia Final Fantasy, essa é a pessoa a quem você deve agradecer. Nobuo Uematsu é responsável pelas grandes melodias que vimos durante toda a série. Quem até hoje não se empolga com One Winged Angel?

Em Chrono Trigger, o resultado não foi nem um pouco diferente. O papel de Nobuo Uematsu não foi tão grande na composição, mas ele supervisionou o talentoso Yasunori Mitsuda, com ambos criando algo memorável.

Kazuhiko Aoki

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy81NC9rYXp1aGlrby1hb2tpLTA1MzM3Ny53ZWJw

O produtor Kazuhiko Aoki teve um papel muito importante em Final Fantasy. Muitos títulos tiveram sua supervisão para a criação do combate, um ponto chave no sucesso da franquia.

Já em Chrono Trigger, Kazuhiko Aoki recebeu um cargo maior, sendo escalado como produtor do título. Embora não tenha o mesmo reconhecimento que os outros nomes, ainda assim foi responsável pela criação desse grande jogo.

Outros Nomes

No entanto, embora esses tenham sido os principais nomes por trás do projeto, não foram os únicos. Muitos dos desenvolvedor de Chrono Trigger acabaram crescendo muito após o lançamento do jogo, criando um nome próprio na indústria e assumindo seus próprios projetos.

Entre eles tivemos:

  1. O escritor Masato Kato, o qual mais tarde assumiu como diretor da sequência Chrono Cross.
  2. O diretor gráfico Tetsuya Takahashi, o qual criou Xenogears e até hoje é responsável pela série Xeno na Monolith.
  3. O artista gráfico Yosuyuki Honne, que nos presenteou com o aclamado Baten Kaitos: Eternal Wings and the Lost Ocean.
  4. E por fim o planejador de eventos Hiroyuki Ito, o qual criou Final Fantasy IX, um dos títulos mais adorado da franquia.

Um Clássico Absoluto

Tendo chegado ao mercado originalmente em 1995, Chrono Trigger se tornou um enorme clássico do gênero, sendo considerado até hoje por muitos dos jogadores como o melhor JRPG já criado na história.

Em diversas listas atuais, o jogo sempre está presente entre os melhores e mais importantes títulos já lançados, e com certeza jamais será esquecida pelos jogadores, os quais até hoje pedem por um novo título da série Chrono.

Vinicius
Vinicius #VSDias55
Equipe do Site, Florianópolis
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque