Chefe da Eidos Sherbrooke comenta sobre jogos na nuvem e as possibilidades do streaming

Chefe da Eidos Sherbrooke comenta sobre jogos na nuvem e as possibilidades do streaming

Subsidiária da Square Enix Europe está muito empolgada com as novas tecnologias dos videogames
#Games Publicado por Billy Butcher, em

Quando a grandiosa editora Eidos Interactive foi comprada pela Square Enix em 2008, vimos muitas mudanças gerais acontecendo, apesar do CEO da empresa, Phil Rogers, ter permanecido neste cargo desde aquele momento (e até os dias atuais).

Uma das mudanças foi mudar o nome da Eidos Interactive para o atual Square Enix Europe, se tornando uma editora inteira que funciona de maneira autônoma, sendo dona dos seus próprios estúdios, IPs e criando suas próprias parcerias estratégicas e de marketing.

Com isso vimos a fundação da Eidos-Montréal em 2007, da Eidos-Shanghai em 2008 e da Eidos-Sherbrooke em 2020, estes que são três estúdios irmãos operando nas franquias Deus Ex, Thief e do próximo Marvel's Guardians of the Galaxy, mas além disso, também possuem um setor de tecnologia e inovação com foco no futuro da indústria de videogames, que é o Cloud Game Streaming (CGS).

Falando sobre esse tema, o Chefe/Diretor de Estúdio do lado Eidos-Sherbrooke, Julien Bouvrais, fez um longo post oficial falando sobre as tecnologias do Xbox Cloud Gaming, PlayStation Now, Google Stadia, Amazon Luna e GeForce Now, e comentou sobre o que esperar deles com o passar dos anos:

"Em Junho de 2020, anunciamos a criação de nosso novo estúdio em Sherbrooke. Durante este tempo, também foram revelados muitos dos projetos que estávamos criando de maneira Digital, mas não só de nós, da indústria como um todo."

"Essa transparência é bastante incomum em nosso setor, que costuma manter um certo nível de sigilo sobre os projetos em produção. Neste caso, porém, embora não entrando em detalhes, queríamos deixar nossas ambições claras. Eidos-Sherbrooke é um estúdio focado na inovação tecnológica para os videogames do futuro."

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmliYi5jby9QVDZ2NENTL0VpZG9zLVNoZXJicm9va2UtTG9nby5qcGc=

"Além do PlayStation Now, Stadia e Xbox Cloud Gaming, novos serviços e tecnologias surgiram: GeForce Now (Nvidia), Steam Cloud Play (Valve), Luna (Amazon), Shadow, Parse, etc, só para nomear alguns."

"Todos estes serviços e fornecedores de tecnologia tem mais ou menos a mesma promessa: você não precisa de um Console ou de um PC poderoso para jogar os jogos mais recentes e tirar proveito de seus recursos de última geração."

"A premissa é simples: tudo o que você precisa é de um computador básico ou micro-console junto com o mouse, teclado ou controlador que o acompanha. Além do hardware, é claro, você também precisará de uma conexão decente com a Internet.

"Hoje, o interesse em jogos em nuvem é alardeado principalmente por sua praticidade. Tudo o que necessita para começar é muitas vezes já está disponível em casa, ou barato, há downloads, a biblioteca de jogos é facilmente acessível a partir de qualquer lugar, etc.

"Claro, a plataforma Stadia também oferece alguns recursos de valor agregado (streaming no YouTube com espectador participação, jogo ajuda através do assistente de Google, etc.), mas isso não faz uma grande diferença ou parece ter convencido um número significativo de jogadores a adotar a plataforma."

"Como acontece com todas as indústrias criativas, o conteúdo é a questão principal. No caso da música, o público mudou para plataformas de transmissão ao vivo quando encontrou a maioria dos artistas que amam."

"A maioria dos artistas convencionais são encontrados em todas as plataformas (Apple Music, Google Music, Spotify, etc). Para cinema e televisão, o mercado é muito mais fragmentado. A Netflix pode não ter todos os sucessos de bilheteria de Hollywood sob demanda, mas compensa com conteúdo de qualidade exclusivo desenvolvido especificamente para sua plataforma."

"A Disney oferece um pequeno catálogo, mas é composto por franquias exclusivas como as da Marvel, Star Wars e Pixar. Os videogames não são exceção a esse padrão. A guerra de consoles que eles vem travando há vários anos também é expressa por meio de conteúdo."

"Para ter sucesso, uma plataforma de jogos deve oferecer uma seleção rica e variada, composta por experiências originais que não são encontradas em outro lugar e um catálogo comum bem abastecido."

"A tecnologia, neste contexto, não é um fim em si mesma. Quando os jogadores pegam seu controle, eles querem experimentar um conteúdo envolvente que os leve a outro universo. A tecnologia é apenas uma ferramenta. Não é nada sem conteúdo."

Ele finaliza com:

"Como será o futuro dos jogos em nuvem? É potencialmente enorme, e especialmente se usarmos jogos em nuvem para enriquecer a experiência geral. Você tem que voltar às raízes da experiência que deseja ter como jogador."

"Certamente o lado prático de não ter que comprar um PC muito poderoso para o jogo com a melhor qualidade qualidade gráfica é “interessante”, mas não é o principal fator de decisão. A principal oportunidade de crescimento de jogos em nuvem são suas bases."

"Data centers oferecem capacidade de recursos virtualmente infinita, não apenas porque você pode hospedar servidores muito poderosos, mas também porque todos eles estão conectados a redes locais super-rápidas e podem, portanto, colaborar para criar simulações de jogo exclusivas."

"É essa força que inspira nosso estúdio a explorar onde pode abrir caminho para essa nova fronteira emocionante. Agora podemos libertar nossos criadores de conteúdo das restrições do poder da máquina."

"Além disso, a oportunidade de um ambiente de criação de conteúdo descentralizado acabará por facilitar a colaboração de talentos e, quem sabe, talvez até mais facilmente abrir nossas ferramentas criativas para os jogadores."

E você, o que achou das palavras de um dos chefes dos estúdios da Square Enix Europe? Concorda com sua visão sobre os Jogos em Nuvem? Deixe sua opinião abaixo no campo de comentários.

Billy Butcher
Billy Butcher #BillyButcher

Um grande fã de jogos e filmes dos gêneros Stealth e Ficção-Científica.

Tenho uma paixão imensa pela franquia Metal Gear Solid, na qual considero a minha favorita, porém também sou um grande amante das sagas Halo e StarCraft.

Moderador do Site, Volta Redonda, Rio de Janeiro
Publicações em Destaque
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por coca,