Análise | Raji: An Ancient Epic

Análise | Raji: An Ancient Epic

Um jogo pequeno mas que traz um conteúdo bem interessante
#Análises Publicado por Sr Ori, em

Raji: An Ancient Epic é um jogo desenvolvido pelo estúdio Nodding Heads Games e que aborda um tema tanto incomum nos jogos vistos hoje em dia, a religião Hindu. O jogo aborda essa religião e cultura do povo que a cultua, tanto em forma de arte quanto na história, além de trazer inimigos e elementos de combate até bem interessantes e que não contradizem nem um pouco toda a ambientação mostrada.

A história do jogo gira em torno da Raji e seu irmão mais novo chamado Golu. Ambos viviam uma vida comum em sua terra até que demônios devastam o local e os irmãos acabam se separando. A história a partir daí se resume na busca pelos dois de se reencontrarem e também da explicação de algumas coisas que aconteceram no passado, porém acaba sendo muito simplória porque é basicamente isso todo o enredo. Entretanto, ao mesmo tempo, o jogo entrega histórias da religião Hindu durante a caminhada de Raji e suas batalhas, mostrando seus deuses, criaturas humanóides e várias histórias de heróis da época.

Slide https://i.imgur.com/GuEzA3j.jpg;;;https://i.imgur.com/1SCb32s.jpgSobre as outras histórias que não se tratam de Raji, elas são contadas através de um narrador enquanto o jogador observa os textos sendo mostrados e as imagens esculpidas. Nisso os desenvolvedores poderiam ter deixado um pouco mais intuitivo e trazer essas histórias para o mundo em que Raji está vivendo, e não apenas como contos do passado sem sequer mostrar esses personagens abordados. Apesar disso, achei as histórias muito interessantes e curiosas, dando um descanso das três mitologias mais famosas (egípcia, nórdica e grega) e apresentando contos totalmente "novos".

A arte dele é a melhor parte e que provavelmente todas as pessoas irão notar logo ao iniciar o jogo. Não apenas o ambiente possui os traços e características dessa cultura, mas também a própria dublagem e trilha sonora são feitas pensando nesse lugar. As artes das cinemáticas e imagens esculpidas nas rochas são outra parte interessantíssima e que, ao menos para mim, chamou a atenção por ser muito diferente de outras culturas e jogos já feitos.

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS9vVDlJendWLmpwZw==

O combate segue o padrão "hack and slash" em que o jogador irá derrotar diversas hordas de inimigos com diferentes armas e poderes. As animações do combate certamente foram muito bem trabalhadas, assim como os inimigos que, apesar de se repetirem diversas vezes, possuem traços e habilidades muito interessantes de se observar. Os únicos problemas que senti das mecâncias de combate foram a demora para conseguir todas as armas do jogo (a última arma é conquistada nos últimos 30 minutos) e a falta de outras finalizações para os inimigos atordoados. No restante do que se diz respeito ao combate, funciona bem e é bem divertido variar as armas e utilizar o cenário ao seu favor.

O jogo também possui quebra-cabeças durante sua trajetória, porém são nada complicados se comparados a muitos jogos que possuem essa mecânica. Mesmo sendo simples, é até interessante que para essa mecânica eles utilizaram o próprio ambiente em volta da personagem e artes características dessa cultura.

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS90QW1wQmlzLmpwZw==

No geral, Raji: An Ancient Epic é uma experiência bem nova no tipo de religião e cultura abordada e traz alguns elementos de combate que funcionam bem para sua proposta, além é claro de uma ótima arte e trilha sonora tematizada. O jogo possui obviamente seus problemas como citado anteriormente, porém o que ele entrega acaba valendo como uma nova experiência para se experimentar e apreciar.

7.0
Nota
O jogo que traz uma nova cultura para conhecermos e apreciarmos.
Prós
  1. Cenários
  2. Trilha sonora tematizada
  3. Arte do combate
  4. Design das cinemáticas
  5. Contos do Hinduísmo
Contras
  1. Inimigos repetidos
  2. Quebra-cabeças fáceis
  3. Aproveitamento baixo das armas
  4. História principal simples
Sr Ori
Sr Ori #luhckaz100

Fã de yakuza e jogos que trazem experiências criativas e diferentes das que já tive.

Colaborador do Site
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque