Quem foi Don Mattrick e o que ele fez com a marca Xbox?

Quem foi Don Mattrick e o que ele fez com a marca Xbox?

Você aceita um pacote multimídia incluso?
#Artigos Publicado por Nagash, em

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLnBvc3RpbWcuY2MvWnFUN0xnMTkvZjdhZTNmZTQtZTMyMi0xMWUyLTliYjItMDAxNDRmZWFiZGMwLmpwZw==

O antigo CEO da divisão Xbox, Don Mattrick, gerou a felicidade de muitos, e a tristeza de outros, antes da situação ocorrida em meados de 2013 com o lançamento do Xbox One. Mas antes de falarmos do Xbox One, temos também o dever de lembra-los que nem tudo é o que parece quando tratamos de falar a respeito de Don Mattrick, ex-responsável da divisão Xbox.

Don Mattrick, antes de tudo, foi responsável por tudo tratando-se do Xbox 360 a partir de 2007, quando ele saiu de Vice-Presidente da EA (Electronic Arts), vindo para a Microsoft. Sua chegada foi muito importante, pois Mattrick foi responsável por coisas como o aumento de usuários da Xbox Live, que antes tinha uma base de 10 milhões de usuários que saltou absurdamente para mais de 76 milhões, fora as outras empreitadas como o Kinect.

Além disso, Mattrick impulsionou muito o mercado do Xbox 360, fazendo parcerias com empresas como a Activision, BioWare, Rockstar Games, Ubisoft, Bethesda e a própria Electronic Arts, gerando jogos exclusivos (ou conteúdos exclusivos) em franquias como Mass Effect, The Elder Scrolls, Fallout, Grand Theft Auto, Tom Clancy's Splinter Cell, Call of Duty, Guitar Hero e Tony Hawk's Pro Skater.

O Kinect, tendo Mattrick como um dos responsáveis pela criação (mesmo tendo tido sua produção interrompida em 2017), trouxe muitos avanços tecnológicos para a época além de um diferencial (acessório) que nenhum outro competidor tinha a nível de Kinect, sensor de movimento e que foi realmente um show a parte na E3 de 2009.

Confira o vídeo do Project Natal E3 2009, tendo Don Mattrick responsável pela criação do acessório:

Z190eEY3aUVUWDA=

Todos esses momentos favoráveis para a divisão do Xbox 360 estavam infelizmente com seus dias contados após o lançamento do Xbox One e dos problemas atrelados ao mesmo.

Com o lançamento do Xbox One, muitos se perguntaram sobre as funcionalidades do aparelho, e de como todo esse sistema iria se integrar em 22 de novembro 2013, em seu respectivo lançamento. Para a surpresa de muitos naquela época, ele afirmou que com o lançamento do Xbox One, muitas mudanças iriam acontecer, e que de fato quem não concordasse com as novas funcionalidades poderiam continuar a se aventurar no Xbox 360.

Quando Don Mattrick afirmou que para o usuário final utilizar o console era necessário estar conectado a rede de internet, obrigatório o uso do Kinect, possível transformação do console em uma central multi-midia, não sendo possível trocar ou vender discos de games do console somada com o preço de 499 dólares, isso fez com que o console perdesse possíveis usuários, já que naquela época a Sony tinha anunciado seu console por 399 dólares.

Em uma entrevista, Don Mattrick sugere que,

- Mattrick: "Felizmente nós temos um produto para as pessoas que não tem infelizmente a condição de ter um Xbox One e que se acha Xbox 360."

E então o Jornalista pergunta se essa seria então sua última mensagem para os fãs de Xbox e Don Mattrick da a sua resposta,

- Mattrick: Bom, se você realmente tem 0% de acesso a internet, então é um dispositivo off-line."

Assista o vídeo com as respostas dadas para o jornalista

a3VCUV9WMVpQMlE=

Don Mattrick então acabou saindo da liderança da marca Xbox em Julho de 2013.

Isso foi caracterizado principalmente pela visão de Don Mattrick, na qual o Xbox One deveria mais do que um simples console de videogame convencional, mas a central multimídia para todas as famílias ao redor do mundo, como para Esportes, TV, Filmes, Skype e Música.

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLnBvc3RpbWcuY2MvNHlGaEhLcDQveGJveC1jaGllZi1wcm9kdWN0LW9mZmljZXItbGVhdmVzLW1pY3Jvc29mdC5qcGc=

Depois de todos esses problemas e sem um "lider" oficial, mesmo depois de alguns nomes passando pela compania como Jason Holtman, "CEO" durante 6 meses, eis então que a Microsoft, depois da saída de Jason Holtman, em fevereiro de 2014, coloca então Phil Spencer, na época chefe da Microsoft Studios, em seu posto, trazendo então grandes mudanças para a mesma.

A marca Xbox esteve a crescer depois das tomadas de decisões de Phil Spencer, novo chefe da divisão atualmente em 2021. Mas parece que depois de todas essas melhorias e aquisições as pessoas ainda depois de todo esse tempo com Don Mattrick, acabaram que preferindo depois daquele momento migrar para outras plataformas para nunca mais depois de todos esses problemas com o antigo CEO da Microsoft.

Você acredita que Don Mattrick foi o responsável por manchar a marca Xbox?

Comente!

Nagash
Nagash #Mestreuia

Moderador de Comentários vivendo a vida em outro país.

Colaborador do Site
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque