Lucro das fabricantes de placas de vídeo sobe 370% devido a preços inflacionados

Lucro das fabricantes de placas de vídeo sobe 370% devido a preços inflacionados

Segundo analistas os mineradores de cripto não são os únicos culpados
#Tecnologia Publicado por Merovingian, em

Se você tem tentado colocar as mãos em uma nova placa de vídeo nos últimos meses, é provável que você esteja olhando sem acreditar no preço de algumas das últimas ofertas da Nvidia e AMD. Embora não seja exatamente surpreendente, acontece que as pessoas que têm a sorte de encontrar GPUs disponíveis em estoque para compra estão tão desesperadas que aceitam pagar o valor que for para atualizar seu equipamento, basta ver que os estoques se esgotam em segundos...

Seja da Nvidia ou da AMD, as placas de vídeo (GPUs) tiveram um aumento exponencial de preço desde o começo da pandemia. A paralisação das fábricas em países asiáticos, a falta de semicondutores no mercado e, no caso do Brasil, o aumento do dólar são os principais fatores por tal crescimento.

Um estudo conduzido pela Jon Peddie Research destacou que os lotes de placas gráficas Add-In Board (AIB) aumentaram 24,4% com relação ao ano anterior, gerando cerca de US$ 12,5 bilhões no primeiro trimestre, um aumento significativo de 370% no comparativo ano a ano. Alguns produtos da série GeForce RTX 3000, por exemplo, são vendidos a quase quatro vezes o seu valor, efetivamente tornando um modelo de entrada, como a RTX 3060, em um produto com preço premium.

Por que as placas de vídeo estão mais caras?

Os analistas que desenvolveram a pesquisa acreditam que as pessoas em casa foi um dos principais fatores do aumento da demanda por placas de vídeo em 2020 e no primeiro semestre de 2021. Para unir o útil ao agradável, essa gente investiu em computadores para o trabalho e também para entretenimento nos momentos de descanso.

Esse fator aliado à escassez de silício e outros componentes necessários para a fabricação das GPUs, a busca maior delas para mineração de bitcoins e a compra de cambistas para a revenda gerou uma avalanche de demanda para pouca oferta do mercado.

No geral, os preços se mantiveram estáveis entre 2018 e o final de 2019, mas a partir do primeiro bimestre de 2020 começaram a inflacionar e impactar até mesmo modelos mais caros, como as GeForce RTX 3080 da Nvidia e Radeon 6800 XT da AMD.

IMAGEaHR0cHM6Ly9mcmVlZ2FtZWd1aWRlLm9ubGluZS93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvMjAyMS8wNi9Qcm9maXQtb2YtdmlkZW8tY2FyZC1tYW51ZmFjdHVyZXJzLXVwLTM3MC1kdWUtdG8taW5mbGF0ZWQucG5n

Com preços tão altos, os gamers que querem aproveitar os jogos AAA mais recentes talvez encontrem um maior custo-benefício em notebooks e PCs já montados, já que essas máquinas sofrem menos com a baixa distribuição, mesmo que o preço final ainda seja afetado pelos fatores do mercado.

Outra alternativa é usar um serviço de streaming como o GeForce Now até que o mercado se acalme, embora isso só seja adequado para jogos e não ajude ninguém no campo criativo tentando atualizar seu hardware para acompanhar as demandas de software de design.

Merovingian
Merovingian #Merovingia

Existe apenas uma constante, uma única verdade real: causalidade. Açao. Reação. Causa e efeito ... Não há como escapar disso, seremos para sempre escravos disso.

Usuário do Site