Análise | RTX 3090

Análise | RTX 3090

GameVicio analisa a melhor placa de vídeo do mercado.
#Análises Publicado por Frocharocha, em

A RTX 3090 é atualmente o sonho de consumo do Gamer e PC Gamer. Com 24 GB de DDR6X a placa permite rodar todos os jogos em até 8K, mas até onde vai o beneficio de se ter uma peça como essa?

Esta rápida análise do site GameVicio foi feita em 4K, afim de tirar o máximo do poder computacional da placa e comparando com sua antecessora carro-chefe, a RTX 2080 TI.

Sistema e Jogo

O sistema utilizado para fazer a analise da placa pode ser vista abaixo, juntamente com o modelo utilizado para a review.

Como a GameVicio é um site voltado a jogos e a falta de recursos para análises mais detalhadas, desempenho de Timespy, 3DMark e outros foram desconsiderados, o foco será na taxas produzidas nos jogos.

O Processador utilizado para a analise foi um i9-10900K e uma fonte de 750W Platinum Modular.

O modelo da analise foi uma RTX 3090 FTW3 Ultra da EVGA. Abaixo você pode ver os dados do cartão de referência da RTX 3090 Founders Edition da Nvidia

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS9LNWpiNjFrLmpwZw==

Temperaturas.

Abaixo pode se ver as diferentes temperaturas da GPU

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS9IeTdKVFJrLnBuZw==

Como se pode imaginar a medida que o jogo se torna mais recente, maior é a temperatura e o estresse em cima da placa. Os títulos que mais irão forçar o sistema são aqueles que possuem mais opções gráficas. Para todos os modelos de refrigeração por ar como o EVGA FW3 Ultra utilizado nesta análise, as ventoinhas irão ficar desligadas para temperaturas inferiores a 50C.

Nos jogos mais pesados como VIIlage, especialmente em dias quentes se você não possui uma temperatura ambiente baixa, a RTX 3090 pode passar dos 80C em 4K.

Energia

Abaixo pode se ver o consumo de energia da GPU.

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS81OW5YYWdSLmpwZw==

Você não vai precisar de nenhuma fonte de 1000W para utilizar uma RTX 3090. Os picos de estresse da placa demonstram que seus picos de energia estão encostando relativamente a cima do valor de referencia de 350W da Nvidia. Caso você decida fazer overclock, obviamente, este valor irá subir.

Benchmarks RTX 2080 TI vs RTX 3090

Abaixo você pode ver um gráfico de comparação do ganho de desempenho em relação a RTX 2080 TI.

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS8yekRKS2JFLnBuZw==

Como pode se ver, quanto mais pesado o jogo, maior o ganho de desempenho, principalmente para aquele que disponibiliza de DLSS RT e opções gráficas mais avançadas.

Metro Exodus, um dos jogos mais pesados da lista, não só ganhou mais desempenho, mas como também foi possível habilitar mais opções gráficas, além da temperatura da placa ter diminuído.

Benchmarks 4K

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS8yZlJzUTRULnBuZw==

Infelizmente, mesmo com uma RTX 3090, é improvável que você consiga jogar tudo em 60fps, pelo menos em 4K. Resident Evil VIIlage até mesmo Metro Exodus não rodaram em 60 FPS com TXAA ativado, mostrando que o desempenho dos jogos depende mais da otimização, do que do poder da placa em si.

Benchmarks 4K - DLSS

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS96U0Uwb09vLnBuZw==

Com DLSS, em especial o DLSS 2.0, é possível jogar praticamente qualquer jogo acima de 60 FPS, dado que você tenha um monitor compatível. Jogos que não possuem a opção de desbloqueio de FPS, ficam consideravelmente estáveis, caindo apenas em áreas em que a otimização é falha.

Conclusão

Mas no final das contas, vale comprar uma RTX 3090?

A RTX 3090 é uma placa para poucos, literalmente. Com o atual preço praticamente dobrado por causa alta demanda por GPUs, a RTX 3090 não é recomendada para nenhum PC Gamer, tanto a RTX 3080 quanto a RTX 3080 TI oferecem desempenho similar por um preço relativamente menor.

Mas se eu quiser uma RTX 3090? A RTX 3090 assim como um carro de luxo ou esportivo, pode valer a pena para os PC Gamers que tenham dinheiro sobrando ou para aqueles que querem ter o melhor do melhor. Mesmo assim, mesmo com preços pré dólar a 5,00 reais, é difícil recomendar a RTX 3090 para alguém que não tenha muito dinheiro sobrando. E na situação atual, seria recomendado esperar os preços caírem.

No entanto se você tem interesse em criptomoeda, é streamer ou precisa de placas poderosas para trabalhar, a RTX 3090 pode ser uma excelente opção, dado o seu orçamento.

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS9TeXVrZExOLnBuZw==

Frocharocha
Frocharocha
Usuário do Site, São Paulo
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque