Uncharted 4 ganha patch não oficial que habilita 60fps no jogo

Uncharted 4 ganha patch não oficial que habilita 60fps no jogo

Patch sacrifica resolução para uma performance melhor.
#Games Publicado por Vinicius, em

Sem truques como acelerar o jogo, utilizar uma IA, este é Uncharted 4 rodando em uma taxa de quadros sem limite a qual, às vezes, atinge sólidos 60 quadros por segundo (fps) a um custo da qualidade de imagem.

Semelhante ao recente patch não oficial de 60fps do Bloodborne, um método não oficial foi publicado pelo modder illusion0001 para dar a Uncharted 4 um aumento na taxa de quadros. Como? Bem, diminuindo a resolução do jogo, não para 720P, mas para 540P no console PS4 base. Confira algumas fotos para mostrar as diferenças.

IMAGEaHR0cHM6Ly9tcDFzdC5jb20vd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMjEvMDQvVW5jaGFydGVkLTQtNjBmcHMtcmVzb2x1dGlvbi01NDBwLXNjYWxlZC5qcGc=

IMAGEaHR0cHM6Ly9tcDFzdC5jb20vd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMjEvMDQvVW5jaGFydGVkLTQtNjBGUFMtY29tcGFyaXNvbi1pbWFnZS0xLXNjYWxlZC5qcGc=

Na verdade, o visual parece muito pior quando está em movimento, mas você deve ser capaz de perceber as diferenças pelas imagens. Existem também muitas falhas gráficas, uma delas vista acima com os artefatos aparecendo quando na resolução 540P, mas inexistentes na resolução padrão. Mesmo assim, esta técnica de cortar a resolução se provou, durante os testes, que poderia de fato manter 60fps durante certas partes do jogo, como nas cutscenes e em alguns momentos de combate.

Patch de 60fps Não Oficial de Uncharted 4 Testado

Usando as informações encontradas no blog do illusion0001, o site MP1ST foi capaz de implementar a resolução 540P e o menu de depuração em uma cópia vanilla de Uncharted 4 (1,00) rodando em um console com jailbreak. Os resultados? Ao definir a taxa de quadros como desbloqueada através do menu de depuração e aplicar a alteração para 540P, o site obteve uma taxa de quadros sem limite que, às vezes, pode alcançar estáveis 60fps (principalmente nas cutscenes), embora a um custo enorme para a qualidade geral da imagem.

Confira o teste abaixo:

Q1JCcU0yNmpSczA=

Tentando ver se era possível melhorar ainda mais a performance do jogo, o site diminuir a resolução para apenas 360P. O resultado é que o framereate não melhorou muito, ganhando apenas um ou dois frames, mas a qualidade da imagem definitivamente sofreu um grande impacto.

Veja a diferença:

IMAGEaHR0cHM6Ly9tcDFzdC5jb20vd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMjEvMDQvVW5jaGFydGVkLTQtNjBmcHMtMzYwcC1zY2FsZWQuanBn

Parece que 540P é o ponto “ideal” quando se trata de ter uma experiência de FPS sem limite, pelo menos no PS4 base.

É possível que rodar este mod no PlayStation 4 Pro talvez ofereça um fps mais estável com uma resolução mais alta, embora o site não teve a oportunidade de testar. De acordo com o criador do mod, illusion001, em sua demonstração no Youtube, o Pro deveria ser capaz de rodar em 720P durante as cutscenes que rodam com base na GPU, mas provavelmente ainda seria limitado pela CPU durante o combate e outras cenas resultando nas mesmas quedas.

O Sonho de Uncharted 4 em 60fps Pode Ser Alcançado no PS5

Se houver uma grande vantagem para isso, esta modificação deve ser totalmente possível de se rodar no PlayStation 5 sem grandes sacrifícios na resolução. Infelizmente, tudo isso depende inteiramente da Naughty Dog liberar uma atualização, caso contrário, os únicos consoles PS5 que podem executar isso são aqueles que podem executar código não assinado, como uma unidade de desenvolvimento/teste.

O site Eurogamer teve a sorte de ter testemunhado isso em primeira mão, já que receberam imagens de Bloodborne rodando a 60fps no PS5 em março. Talvez com este método agora público, possamos ver Uncharted 4 rodando em 60fps com resolução mais alta no hardware do PS5 do que em um PS4. Pode ser necessário algum trabalho adicional, pois é possível notar alguns erros gráficos, como artefatos de tela. No entanto, isso pode ser devido à resolução mais baixa e a CPU sendo pressionada para rodar com FPS sem limites.

Só o tempo dirá, embora dados os lançamentos recentes da Sony que receberam patches de 60fps, como Days Gone, God of War e Ratchet & Clank, talvez a série Uncharted possa ser a próxima na fila para receber alguns aprimoramentos, junto com The Last of Us Parte 2. Só podemos ter esperança.

Fonte: Mp1st
Vinicius
Vinicius #VSDias55
Equipe do Site, Florianópolis
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por coca,