Timur Davidenko, diretor da série Crysis e criador da CryEngine, fala sobre sua nova empresa, Gunzilla Games

Timur Davidenko, diretor da série Crysis e criador da CryEngine, fala sobre sua nova empresa, Gunzilla Games

Depois de 20 anos na Crytek, ele abre uma nova empresa de jogos AAA independente
#Games Publicado por Billy Butcher, em

Por mais de uma década, a Crytek foi reconhecidamente o estúdio rival N°1 da Epic Games, e sempre tiveram um longo embate em termos de tecnologia para motores gráfico, onde a disputa era forte no lado de CryEngine vs. Unreal Engine.

O motor gráfico da Crytek foi concebido em 2000, é considerada uma das melhores arquiteturas tecnológicas de desenvolvimento de jogos, trazendo uma riqueza de detalhes em texturas, iluminação, animação, design e flexibilidade; a engine, foi criada e dirigida por Timur Davidenko, até 2020, quando decidiu sair da Crytek.

Timur Davidenko, que foi o pai da CryEngine por 20 anos, além do diretor técnico nas produções do estúdio, como a trilogia Crysis, Far Cry, Ryse: Son of Rome e Hunt: Showdown, decidiu sair, e criar um novo estúdio de Jogos e Tecnologia AAA 'de ponta', na qual foi batizado de Gunzilla Games.

IMAGEaHR0cHM6Ly9kZWlmb2V4a3ZudDExLmNsb3VkZnJvbnQubmV0L2Fzc2V0cy9hcnRpY2xlLzIwMjAvMTEvMTgvZ3VuemlsbGEtbG9nb3R5cGUtd2l0aGJhY2tncm91bmQtMTkyMHgxMDgwLWJsYWNrLXYwMDFfZmVhdHVyZS5wbmc=

A empresa contém vários outros ilustres talentos da Crytek, bem como de estúdios como Blue Byte e Silicon Knights, na qual deram vida as séries e jogos como Anno, Eternal Darkness, Metal Gear Solid: The Twin Snakes e Assassin's Creed.

Entre algumas dessas figuras, tem Scott Probin (diretor de Eternal Darkness, Crysis 2 e Anno 1800), Jussi Keteli (diretor de arte de Hunt: Showdown, Star Citizen e Gears of War 4) e Olivier Henriot (escritor de Ryse: Son of Rome, Child of Light, Tom Clancy's Splinter Cell: Pandora Tomorrow e Chaos Theory).

Em uma entrevista recente, Timur Davidenko, que após seus 20 anos na Crytek e CryEngine, falou sobre os objetivos da Gunzilla Games, bem como deu sua opinião sobre o que a indústria e os jogos atuais precisam melhorar; Também citou uma palavrinha a respeito do VR.

Falando primeiramente sobre inovação no cenário tecnológico de jogos, ele diz:

"Acho que a Inteligência Artificial (IA) transformará muitos aspectos do desenvolvimento de jogos no futuro. O dia em que os jogos se parecerem com a vida real pode não estar tão longe."

"Por exemplo, a Machine-Learning terá um papel importante quando se trata de gráficos. Ela ajudará as empresas de desenvolvimento de jogos a atingirem a referência de visuais de jogos ultra-realistas e realizar a criação e renderização de elementos gráficos menores."

"A Nvidia, Microsoft e o Facebook já estão usando algoritmos automatizados e mais e mais empresas de desenvolvimento de jogos seguirão o exemplo. A tecnologia é incrivelmente poderosa."

Sendo um estúdio voltado para FPS's, sejam Single-Player ou Multi-Player (ou os dois) a Gunzilla Games pode no futuro criar um Jogo VR? Foi perguntado ao pai da CryEngine se ele acredita no potencial da Realidade Virtual, no qual ele diz:

"No momento, os jogos de realidade virtual são limitados. O status quo é semelhante ao dos carros elétricos. A tecnologia existe, mas a infraestrutura não."

"Os Headset's existentes não são tão móveis quanto um par de óculos de sol e o hardware dos Smartphones atuais não pode rodar jogos de realidade virtual completos. O mesmo vale para AR (Realidade Aumentada).

Quando o VR e o AR atingirem o ponto em que alta tecnologia e alta mobilidade convergem, haverá uma grande revolução na indústria de jogos e em nosso dia a dia."

Sendo a mente criadora e diretora por trás de todo o setor técnico de jogos da Crytek por 20 anos e de seu revolucionário motor gráfico, foi questionado a ele sobre quais são suas inspirações principais na produção de um jogo:

"Eu destacaria sua natureza dinâmica e que tenho a chance de trabalhar com pessoas criativas que amam o que fazem e podem influenciar o mundo com suas realizações. Em termos de tecnologia, o desenvolvedor de jogos está sempre na vanguarda do progresso."

"É infinitamente emocionante para mim. Voltando a IA, acho que é justo dizer que foi a indústria de desenvolvimento de jogos que impulsionou a evolução da tecnologia. Os desenvolvedores precisavam criar a lógica para NPCs e escalá-la, por exemplo."

"Para se manter competitivo na indústria, você precisa estar atualizado sobre as novas tecnologias que podem ser usadas em seus jogos, já que a competição é acirrada e só aumentará. Você tem que ser curioso, ser um aprendiz ao longo da vida, e eu gosto disso."

Por fim, foi abordado o campo sobre o foco em títulos de FPS no qual a Gunzilla Games, que atualmente está crescendo para 70 funcionários, e pretende expandir até pelo menos 250, terá, e sobre o que será de diferente comparado a compo de outros Shooters no mercado:

"Nós, da Gunzilla Games, somos todos grandes fãs de atiradores”, disse Korolev ao GameDaily.

"Nossa equipe conhece os meandros da criação de atiradores; até mesmo nosso diretor de tecnologia, Timur Davidenko, liderou o desenvolvimento do CryEngine, a espinha dorsal de um dos jogos de tiro mais inovadores da história dos jogos."

"Com os nossos jogos, ofereceremos aos jogadores uma visão única do gênero, um mundo de jogo altamente envolvente e inesquecível e uma abordagem inovadora para a narrativa que se estenderá além do jogo."

Olhando para o futuro, Korolev disse que está animado para fazer a bola rolar e começar a trabalhar seriamente com a equipe de Gunzilla.

“Estou ansioso por toda a colaboração que terei com nossa equipe em todos os departamentos, brincando com diferentes ideias para encontrar o que melhor se adapta à medida que construímos nosso jogo tijolo por tijolo”, explicou ele.

"Mesmo com os desafios apresentados pela pandemia, é ótimo ver que nossa equipe está cheia de paixão pelo que estamos criando. É inspirador e continua me lembrando que estamos realmente trabalhando em algo especial."

Billy Butcher
Billy Butcher #BillyButcher

Um grande fã de jogos e filmes dos gêneros Stealth e Ficção-Científica.

Tenho uma paixão imensa pela franquia Metal Gear Solid, na qual considero a minha favorita, porém também sou um grande amante das sagas Halo e StarCraft.

Moderador do Site, Volta Redonda, Rio de Janeiro
Publicações em Destaque