Returnal | Tudo o que você precisa saber

Returnal | Tudo o que você precisa saber

Teste suas habilidades em um planeta alienígena altamente hostil
#Artigos Publicado por Renatito, em
FICHA TÉCNICA
  1. Data de lançamento: 30 de Abril de 2021
  2. Plataformas Lançadas: PlayStation 5
  3. Desenvolvedora: Housemarque
  4. Publicadora: Sony Interactive Entertainment
  5. Diretor: Harry Krueger
  6. Compositor: Bobby Krlic
  7. Engine: Unreal Engine 4
  8. Gênero: TPS, Rogue-like, Terror Psicológico
  9. Modos de jogo: Singleplayer
ENREDO (contém spoilers)

Desobedecendo às ordens da Corporação ASTRA, a exploradora Selene tenta pousar no planeta fora dos limites de Atropos para investigar o que ela chama de sinal "White Shadow", que de alguma forma parece familiar para ela. No entanto, ao chegar em Atropos, a nave de Selene sofre graves danos e ela é forçada a aterrissar. Incapaz de entrar em contato com a ASTRA, Selene começa a explorar o planeta e fica chocada ao se deparar com seus próprios cadáveres. Ela rapidamente começa a aprender que toda vez que ela morre, o tempo parece voltar ao momento em que ela aterrissou, mandando-a de volta ao ponto de partida. Além disso, o planeta parece mudar cada vez que ela volta, e Selene também tem visões bastante realistas, mas aleatórias.

Resolvendo encontrar a fonte da White Shadow, Selene segue em frente, lutando contra formas de vida alienígenas hostis e eliminando tecnologias alienígenas que sobrou de uma civilização avançada, mas extinta, que costumava residir em Atropos. Enquanto ela rastreia a White Shadow através dos vários ambientes de Átropos, Selene se depara com o que parece ser uma réplica de sua casa de infância. Cada vez que ela entra, ela se lembra de velhas memórias e está constantemente encontrando um astronauta vestindo um traje espacial antigo. Selene logo se lembra que sua mãe, Theia, que estava sempre muito ocupada com seu trabalho e não tinha tempo para ficar com Selene, o que resultou em um ressentimento por parte da protagonista. Eventualmente, os dois foram pegos em um acidente de carro que deixou Theia aleijada. Selene também descobre que ela aparentemente usou um canhão alienígena para abater sua própria nave, o que a fez ficar encalhada em Atropos.

Finalmente, Selene consegue rastrear a origem da White Shadow, o que mostra a ela mais visões do passado e do futuro antes de se desligar. Posteriormente, ASTRA finalmente recebe seu pedido de socorro e envia um navio de resgate. Selene retorna à Terra como uma heroína e, posteriormente, morre de velhice, apenas para despertar de volta em Atropos, tendo retornado ao acidente. Desanimada por não ter escapado de verdade de Atropos, Selene continua a explorar o planeta para encontrar respostas. Eventualmente, sua busca a leva a um abismo subaquático bem abaixo da superfície do planeta, onde ela encontra uma réplica do antigo carro de Theia. A partir deste ponto, o jogo diverge dependendo se Selene investigou totalmente sua casa e desvendou todos os seus segredos ou não.

Se Selene não recuperou as chaves do carro de sua casa, ela prossegue para o fundo do abismo, onde encontra uma criatura alienígena enorme, semelhante a um polvo. Ela então revive a memória do acidente de carro, onde Theia vê um Astronauta parado no meio da estrada e desvia para evitá-lo, dirigindo o carro para fora de uma ponte e em um lago próximo. Enquanto Theia e Selene começam a se afogar, a visão de Selene fica turva, implicando que ela está voltando para o acidente da nave.

Se Selene recuperou as chaves do carro de sua casa, ela abre o carro e enfrenta uma versão corrompida de Theia. Ela luta contra Theia e então é transportada de volta no tempo, onde é revelado que ela é a Astronauta que Theia desviou para evitar o acidente, o que significa que Selene paradoxalmente causou o acidente de carro que ela vivenciou. Selene então se encontra debaixo d'água e nada para a superfície, o que implica que ela está finalmente livre do loop temporal.

TROFÉUS
  1. Helios - Colecione todos os troféus
  2. Sobrevivência Atropiana - Aprenda os princípios de sobrevivência em Átropos
  3. Além das Ruínas - Termine a Sondagem das Ruínas Abandonadas
  4. Ascensão da Montanha - Termine a Sondagem dos Ermos Carmesins
  5. Pela Cidade Esquecida - Termine a Sondagem da Cidadela Abandonada
  6. Ecos do Passado - Termine a Sondagem das Ruínas Ecoantes
  7. Congelado no Tempo - Termine a Sondagem dos Ermos Dessecados
  8. Submerso em Memórias - Termine a Sondagem da Cicatriz Abissal
  9. Uma Sombra na Névoa - Derrote Phrike
  10. Ascensão - Derrote Ixion
  11. Julgamento - Derrote Némesis
  12. Silencie a Canção - Derrote Hiperião
  13. Escuridão Interior - Derrote Ofíon
  14. Fuga Fracassada - Termine o 1.º Ato
  15. Última Viagem - Termine o 2.º Ato
  16. Sombra Branca -Termine o 3.º Ato
  17. Segunda Chance - Retorne graças a um artefato
  18. Mensagem Crípticas - Analise um Xenoglifo
  19. Traduções Crípticas - Desbloqueie todos os níveis de tradução de um Xenóglifo
  20. Precisão cirúrgica - Execute 5 Sobrecargas bem-sucedidas em sequência.
  21. Adaptando às Circunstâncias - Atinja o Nível 30 em Proficiência de Arma
  22. Treinamento em Campo - Complete um desafio diário no Modo de Simulação
  23. Invólucro Endurecido - Atinja uma Integridade Máxima de 200%
  24. Avaliação de Risco - Termine o Risco Calculado
  25. Pico de Adrenalina - Atinja o Nível de Adrenalina máximo
  26. Irreversivelmente Contaminado -Tenha 5 Parasitas simultaneamente
  27. Retorno Eterno - Morra pela primeira vez
  28. Destinos Alternativos - Recupere 10 Diários de Patrulha
  29. Bem-vindo ao Lar - Termine a primeira sequência da Casa
  30. Pecados da Mãe - Termine todas as sequências da Casa
  31. Visões do Passado - Complete um conjunto de Xenoarquivos
IMAGENS

Slide https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/46/tudo-o-que-voce-precisa-saber-045093.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/46/tudo-o-que-voce-precisa-saber-045094.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/46/tudo-o-que-voce-precisa-saber-045095.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/46/tudo-o-que-voce-precisa-saber-045096.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/46/tudo-o-que-voce-precisa-saber-045097.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/46/tudo-o-que-voce-precisa-saber-045098.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/46/tudo-o-que-voce-precisa-saber-045099.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/46/tudo-o-que-voce-precisa-saber-045100.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/46/tudo-o-que-voce-precisa-saber-045101.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/46/tudo-o-que-voce-precisa-saber-045106.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/46/tudo-o-que-voce-precisa-saber-045105.png;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/46/tudo-o-que-voce-precisa-saber-045104.png;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/46/tudo-o-que-voce-precisa-saber-045103.png;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/46/tudo-o-que-voce-precisa-saber-045102.jpg

VÍDEOS

SnY0QmpXb0ItTkE=

eWlZOTA2eE1hOEU=

NTkyOXJLYXpIYkU=

CURIOSIDADES
  1. O jogo tira proveito do controle DualSense do PlayStation 5 e do Tempest Engine para suportar feedback tátil avançado, áudio espacial 3D e efeitos de ray tracing em tempo real, aprimorando a experiência de imersão do jogador.
  2. Com o poder de processamento aumentado e a inclusão de um armazenamento SSD personalizado no PlayStation 5, o jogo apresenta tempos de carregamento reduzidos e uma grande variedade de inimigos, efeitos visuais e objetos dentro das cenas de jogo.
  3. O jogo é executado em resolução 4K e 60 quadros por segundo.
RECEPÇÃO

O jogo tem sido bem recebido pela mídia, com críticas bastante postivas, no geral. Daniel Tack, da Game Informer, disse que Returnal é um deleite visual, com uma gameplay difícil que te frustra um pouco, mas que te faz persistir. Peter Hunt, do DualShockers, disse algo parecido, falando que a dificuldade de Returnal é frustrante e desafiadora e que o título é uma grande demonstração tecnológica. A VGames elogiou a história do jogo, dizendo que ela é assustadora e fascinante. Também elogiou a jogabilidade e a qualidade técnica do game, apenas criticando a dificuldade e algumas partes do jogo que são arrastadas. Jeff Grubb, do Venture Beat, criticou o sistema de loop e alguns momentos do jogo que são bem arrastados, apesar de ter elogiado a história de Returnal.

Abaixo está a média do jogo no Opencritic:

Renatito
Renatito #renatito91

Historiador e fã de Xbox

Moderador do Site, Recife