Townscaper + Dorfromantik - Jogos de construção de cidades como você nunca viu antes! #GV Review

Townscaper + Dorfromantik - Jogos de construção de cidades como você nunca viu antes! #GV Review

Um dos gêneros mais amados dos gamers está ganhando novidades interessantes. Vem comigo nesta análise dupla!
#Análises Publicado por Allan Kardec, em

Lá em 1989 quando Will Wright estava para lançar o primeiro SimCity, talvez ele não pensa-se que estaria lançado o primeiro game de um gênero que ficou amado e aclamado pelos jogadores do mundo todo, e até hoje é lembrado como um marco dos vídeo-games.

Com o passar dos anos os simuladores de cidade, tiveram seus altos e baixos, a série SimCity acabou tendo um final trágico nas mãos da EA, e hoje o gênero é mantido principalmente pelos apaixonados do gênero que criam obras memoráveis, como o incrível Cities: Skylines, que é o sucessor espiritual de SimCity, e é tudo o que ele não foi em seus últimos lançamentos; Banished um interessante e complexo indie que te leva a tempos medievais; e outros como a série Anno, Surviving Mars, Foundation, Northgard e EndZone que possuem características próprias interessantes que os fazem diferenciar dos demais, mas mantendo o mesmo conceito do simulador e gerenciamento de uma cidade.

Mas e se tira-se a estratégia de gerenciamento do gênero, e deixa-se a criatividade livre para se criar sua cidade, como um trainer, que libera tudo para você simplesmente usar livremente suas habilidades de construtor?

Pensando nisso, hoje trago minha análise de dois games interessantes que possibilitam que você seja um construtor criativo enquanto simplesmente relaxa ao ver sua cidade crescer.

Dorfromantik

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy80MC9kb3Jmcm9tYW50aWstMDM5ODY4LmpwZw==

Por incrivel que pareça conheci este game a dois dias, quando fiz uma outra matéria, e fui atrás de conhecer melhor e me encantei com o conceito apresentado.

Dorfromantik é um game de construção de cidades onde o objetivo básico é guiar o desenvolvimento da cidade usando a estratégia de "combinar" adequadamente os azulejos que estão em uma pilha, enquanto completa objetivos que liberam mais azulejos, quando estes acabarem seu jogo termina. Como um quebra-cabeças de mesa, mas sem uma imagem definida, você irá encaixando os azulejos enquanto cumpre o objetivos, a dificuldade se dá pelo fato da pilha ser aleatória.

Com objetivos simples e outros completos o jogo tem um progresso tranquilo, relaxante e muito divertido. Construir uma linha de trem com 10 conexões, ou um rio com 40, ou quem sabe uma floresta com 50 arvores, pode se tornar tarefas desafiadoras se sua sorte não ajudar, e ainda mais se você não prestar atenção onde encaixa os azulejos. Por vezes escolher entre um ou outro objetivo pode fazer a diferença em prosseguir por mais tempo ou ver um game over mais rápido.

Dorfromantik possui uma arte low poly combinada com uma textura que parece ser desenhada a mão deixando tudo mais agradável, e uma musica relaxante que ajuda a manter o clima. Pode parecer que seja um game que perderá o brilho com alguns minutos, ou que fique repetitivo, mas a aleatoriedade dos azulejos e variedade de combinações possíveis, faz com que o game se pareça uma versão moderna do "paciência (solitaire)" que te possibilita centenas e centenas de jogatinas aparentemente iguais mas cada uma diferente.

Pessoalmente digo que Dorfromantik foi uma incrivel surpresa neste mês, e está me divertindo bastante, sendo um indie indispensável para sua biblioteca caso goste de games diferentes e que buscam divertir pela simplicidade.

Dorfromantik já está disponível para PC, via Steam, GOG e Itch.io.

dWY3eUlwMnZ6Q0E=

Townscaper

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy80MS90b3duc2NhcGVyLTA0MDIyMi5qcGc=

Já falei de Townscaper por aqui, mas hoje o trago novamente, com mais detalhes. Este é um game que surgiu como um teste de habilidades, Oskar Stalberg seu desenvolvedor também trabalhou em Bad North, e o começou para aprimorar seus conhecimentos de programação e ganhou atenção em sua rede social de fãs querendo testar aquele projeto que nem podia ser chamado de um game ainda.

Townscaper então foi lançado, e nele você tem tudo livre, não há limites de construções, e você pode soltar sua imaginação e criar sobre o mar uma cidade da forma que desejar. A mecânica é simples, basta escolher a cor do prédio e clicar na grade sobre o mar que o jogo insere as construções e delimita ruas, formatos e itens de paisagem. Cabe a você definir o tamanho dos prédios e suas conexões, incluindo ruas ou rebaixamentos para o mar.

A combinação harmoniosa e interessante que o game faz dos elementos, é a chave para o sucesso! Com poucos cliques você pode fazer uma cidadezinha em uma ilha, ou até reproduzir Veneza. Quem sabe construir um gigante castelo sobre estacas, ou até cidades voadoras?

Townscaper é um dos games mais minimalistas e de mecânica simples (só clicar) que conheci, que te proporciona algo diferente que nem sei explicar: é interessante, é curioso... é divertido!

Ps.: Uma dica aos curiosos é o Twitter do desenvolvedor que mostra vários experimentos interessantes durante a criação do game, e que ainda continua fazendo.

Townscaper está disponível no Steam e será lançado para Nintendo Switch e dispositivos móveis iOS e Android.

YlR0MzhrMjlnVE0=

Dorfromantik e Townscaper são dois games extremamente simples mas que conseguem divertir bastante. Senti que não daria para se dar uma "nota" individual para cada um pois são games onde o "feeling" fala mais alto, por isso decidi fazer uma análise dupla mais resumida apresentando o conceito de construção de cidades simplificado e minimalista, e também para que os que possam se interessar conheçam estes dois interessantes games.

Como sempre digo, sei que não são games para todos os jogadores, mas o que venham a dar uma chance terão ótimos games para experimentar.

Allan Kardec
Allan Kardec #okardec

Analista e Administrador de Sistema vulgo Programador

Amante de artes, com gostos peculiares e até duvidosos!

Sempre por aqui indicando um joguinho interessante ou desconhecido. Segue eu!

Administrador do Site, Luziânia, GO, Brasil
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque