Os 11 melhores estúdios da Microsoft

Os 11 melhores estúdios da Microsoft

Vote também no seu favorito!
#Artigos Publicado por Vinicius, em

A compra da ZeniMax por parte da Microsft está finalmente completa. Agora, com todos os estúdios da empresa estando sob as asas do Xbox Games Studios, a Microsoft conta com um extenso elenco de desenvolvedoras.

Aproveitando a ocasião, fizemos uma lista com os melhores estúdios da Microsoft em nossa opinião. Confira abaixo.

11 - 343 Industries

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS8zRnlyYkRhLnBuZw==

  1. Principais Franquias: Halo
  2. Próximo Projeto: Halo Infinite

Após a Bungie se separar da Microsoft em 2007 para se tornar um estúdio independente, ficou um vazio na empresa. Alguém precisava assumir o lugar da Bungie e dar continuidade à épica franquia da Microsoft, Halo. Para esse fim, foi criada a 343 Industries.

Com o nome baseado em um dos personagens da franquia Halo, 343 Guilty Spark, a 343 Industries começou sua carreira auxiliando a Saber Interactive com Halo: Combat Evolved Anniversary. Foi somente em Halo 4 que o estúdio teve sua estreia em um projeto por conta própria.

Embora seus jogos não estejam entre os mais bem avaliados da franquia, os Halo produzidos pela 343 Industries foram bem recebidos pela crítica. Agora a grande promessa do estúdio é Halo Infinite, o qual promete levar a franquia para a nova geração, sendo o jogo mais ambicioso da desenvolvedora.

10 - Tango Gameworks

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS80cXJScnJoLnBuZw==

  1. Principais Franquias: The Evil Within
  2. Próximo Projeto: Ghostwire: Tokyo

Fundada pelo lendário Shinji Mikami, a Tango Gameworks é uma das adições mais interessantes ao Xbox Game Studios. O estúdio, assim como seu criador, possuem grandes laços com o gênero de survival horror.

Shinji Mikami é um nome de peso na indústria, tendo dirigido jogos como Resident Evil, Dino Crisis e God Hand. Dentro da Tango Gameworks, o diretor criou a franquia The Evil Within, um dos grandes títulos de survival horror na geração passada.

A aquisição do estúdio é de grande importância, trazendo uma grande maior variedade de gêneros para o Xbox Game Studios, sem contar que é o primeiro estúdio Japonês sob as asas da Microsoft.

Seu próximo projeto é Ghostwire: Tokyo, um inusitado jogo de porradaria em primeira pessoa, onde você usará poderes especiais para enfrentar criaturas sobrenaturais. Por mais estranho que pareça, mesmo sendo um estúdio agora pertencente à Microsoft, Ghostwire: Tokyo será um exclusivo temporário do PlayStation 5 nos consoles, já que um contrato já havia sido firmado antes da compra.

9 - The Coalition

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS9PZFBtWmFKLnBuZw==

  1. Principais Franquias: Gears of War
  2. Próximo Projeto: Desconhecido

Em um processo similar ao da 343 Industries, quando a Epic Games decidiu parar de trabalhar em Gears of War e vendeu a franquia, a Microsoft precisava de alguém para assumir o trabalho. A The Coalition, na época conhecida como Black Tusk Studios, foi quem se tornou responsável pelo jogo.

A empresa pode ter tido um começo um tanto quanto turbulento, com Gears of War 4 não correspondendo às expectativas que os jogadores tinham para a franquia, mas Gears 5 acabou tendo uma recepção muito mais positiva.

Na época, o quinto jogo da série acabou se tornando o maior lançamento da Microsoft nessa geração. Gears 5 trouxe diversas melhorias no gameplay, além de introduzir mapas semi-abertos para serem explorados, algo inédito na franquia.

Ainda não sabemos no que o estúdio está trabalhando atualmente. O último projeto da empresa foi uma empreitada em um gênero novo com Gears Tactics. Teremos que esperar para ver o que a Coalition nos entregará a seguir.

8 - Turn 10 Studios

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS9ORlpvY0FxLnBuZw==

  1. Principais Franquias: Forza Motorsport
  2. Próximo Projeto: Forza Motorsport 8

Criada pela Microsoft na época do Xbox original para se focar somente em jogos de corrida, a Turn 10 Studios deu origem à série Forza Motorsport, a qual continua viva e forte até os dias de hoje.

Com a criação de Forza, o estúdio pretendia bater de frente com os outros jogos de corrida mais estabelecidos, e não só alcançou isso, como transformou a franquia Forza em um dos maiores nomes do gênero.

No entanto, ironicamente a Turn 10 Studios acabou sendo ultrapassada pela própria Playground Games, a qual tinha a missão de criar spin-offs da série Forza. Atualmente Forza: Horizon conta com uma popularidade maior que seu irmão mais velho.

7 - MachineGames

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS84cU8xcFVJLnBuZw==

  1. Principais Franquias: Wolfenstein
  2. Próximo Projeto: Wolfenstein III e Indiana Jones

Estúdio formado por veteranos da Starbreeze Studios, a MachineGames foi responsável por reviver com sucesso a clássica franquia de shooter Wolfenstein, atualizando ela para os dias modernos, embora mantendo os elementos pelos quais era conhecida.

Wolfenstein: The New Order foi um reboot super bem recebido pela crítica e jogadores, e a sequência The New Colossus, apesar de alguns contratempos, ainda teve uma recepção muito positiva. No entanto, Youngblood já não teve a mesma sorte.

Ao lado da id Software, a MachineGames é uma das grandes desenvolvedoras no gênero de FPS frenéticos atualmente, conseguindo captar aquela mesma sensação dos shooter clássicos dos anos 90.

Como já era esperado, a produtora tem trabalhado em uma nova sequência para Wolfenstein. No entanto, uma grande surpresa foi o recente anúncio de um jogo baseado na franquia Indiana Jones. Será interessante ver o estúdio trabalhar em um jogo com uma proposta tão diferente do que estão acostumados.

6 - Ninja Theory

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS9od3hCS0pGLnBuZw==

  1. Principais Franquias: Hellblade
  2. Próximo Projeto: Hellblade 2 e Project: Mara

A Ninja Theory é um dos estúdios da Microsoft com um estilo mais diferenciado. A empresa possui um forte portfólio de jogos de aventura e ação sob seu nome, possuindo uma grande criatividade para jogos desses gêneros.

A desenvolvedora trabalhou em jogos bem recebidos como Heavenly Sword, Enslaved: Odyssey to the West e até mesmo DmC: Devil May Cry, o qual apesar de ter recebido críticas quanto às mudanças na série, teve seu combate muito elogiado.

A Ninja Theory é um estúdio com enorme potencial dentro da Microsoft. Seu mais recente jogo, Hellblade: Senua's Sacrifice, foi uma experiência única, mas que acabou tendo seu potencial prejudicado pelo baixo orçamento do jogo, algo que pode ser resolvido agora com o financiamento da Microsoft.

Embora Bleeding Edge tenha acabado sendo uma decepção, o estúdio já se provou capaz no passado. Atualmente a desenvolvedora está trabalhando em Senua's Saga: Hellblade II, o qual recebeu um teaser com visuais impressionantes, e Project: Mara, uma experiência de terror que promete entregar gráficos ultra realistas.

5 - Arkane Studios

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS9XVHdqblNTLnBuZw==

  1. Principais Franquias: Dishonored e Prey
  2. Próximo Projeto: Deathloop

A Arkane Studios foi outro estúdio que veio junto na compra da Bethesda. A desenvolvedora estourou em sucesso com a criação da franquia Dishonored, a qual entregava uma experiência stealth realmente única.

Desde então, o estúdio tem trabalhado em diversas séries, como Wolfenstein: Youngblood e Prey, além da sequência de Dishonored. A Arkane Studios é muito elogiada por seus incríveis level designs e uso de stealth inovador.

O mais novo jogo da produtora, Deathloop, promete entregar uma experiência mais frenética, colocando os jogadores em um loop. Assim como aconteceu com Ghostwire: Tokyio, o jogo será exclusivo do PlayStation 5 no lançamento.

4 - Playground Games

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS9HRDV0SlpNLnBuZw==

  1. Principais Franquias: Forza Horizon
  2. Próximo Projeto: Fable

A Playground Games pode ter começado a carreira nas sombras da Turn 10 Studios, criando um spin-off para Forza, mas o estúdio cresceu o bastante para se tornar independente e trabalhar em seus próprios projetos.

Forza: Horizon acabou se tornando uma das grandes franquias de corrida, batendo de frente até mesmo com a série principal Forza Motorsport. A Playground Games está entre as melhores desenvolvedoras de jogos de corrida atualmente.

Agora, tendo alcançado o sucesso nesse gênero, a Playground Games busca sair um pouco da sua zona de conforto. A Microsoft deixou sob responsabilidade da empresa cuidar do reboot da franquia Fable. Sendo um jogo que os fãs tanto tem pedido o retorno, a desenvolvedora está com um grande desafio em mãos, mas já provou ser mais do que capaz.

3 - id Software

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS9RVVVZNmhMLnBuZw==

  1. Principais Franquias: Doom e Quake
  2. Próximo Projeto: Expansão de Doom Eternal

Se tratando de FPS frenéticos, a id Software ainda é a campeã, sendo os pais do gênero. Seu jogo Wofleinstein 3D é considerado como o verdadeiro "primeiro FPS" da história, sendo muito inovador para a época.

Tendo franquias de peso sob seu nome, como Doom, Quake e Rage, essa foi uma aquisição de alto nível por parte da Microsoft, com potencial de adicionar muito ao seu catálogo de jogos.

Doom Eternal, o mais recente jogo do estúdio, foi recebido com diversos elogios, entregando uma campanha completa e frenética, além de um gameplay satisfatório e brutal. Contando com séries como Halo, Doom, Wolfenstein e Quake, a Microsoft vem aos poucos se tornando a casa dos FPS.

A id Software ainda não anunciou um novo jogo, mas tem trabalhado duro nas expansões de Doom Eternal, Ancient Gods.

2 - Obsidian Entertainment

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS9EYlZOdFc3LnBuZw==

  1. Principais Franquias: The Outer Worlds e Pillars Of Eternity
  2. Próximo Projeto: Avowed

Quando se fala em RPG, um dos grandes nomes na indústria é sem duvida a Obsidian Entertainment. Formada pelos desenvolvedores que criaram os jogos originais da franquia Fallout, a empresa trabalhou em clássicos como Neverwinter Nights 2 e Star Wars: Knights of the Old Republic II.

Entre seus jogos mais atuais se encontra a série Pillars of Eternity, a qual fez muito sucesso com os fãs de CRPG. Fallout: New Vegas, desenvolvido pela Obsidian, é até hoje considerado por muitos como o melhor jogo da franquia. Por fim, The Outer Worlds promete ser uma franquia de peso para o estúdio.

Se tratando de escrita, a Obsidian Entertainment está entre as melhores do ramo. Seus jogos sempre contam com enredos profundos e elementos de RPG complexos. No entanto, seus jogos sempre tiveram um orçamento abaixo do que mereciam. Com a compra da Microsoft, o estúdio terá mais liberdade para trabalhar em jogos mais ambiciosos.

Seu próximo jogo, Avowed, ambientando no mesmo universo de Pillars of Eternity, promete entregar uma experiência fantasiosa em primeira pessoa, similar ao que vimos na série The Elder Scrolls.

1 - Bethesda Game Studios

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS81Zk1ab2IyLnBuZw==

  1. Principais Franquias: The Elder Scrolls e Fallout
  2. Próximo Projeto: Starfield e The Elder Scrolls VI

Como se já não bastasse possuir as desenvolvedoras Obsidian e a inXile, o estúdio da Bethesda agora é oficialmente parte da Xbox Game Studios, tornando essa a casa dos grandes nomes do gênero RPG.

A Bethesda é conhecida por ser um dos principais nomes dos RPGs de mundo aberto, tendo criado a série The Elder Scrolls e revivido a franquia Fallout. Seus jogos são famosos pela enorme liberdade que proporcionam aos jogadores.

A aquisição da Bethesda foi sem duvidas algo grande não só para a Microsoft, mas para toda a indústria, e com certeza o estúdio terá muito a acrescentar ao portfólio da Microsoft, especialmente ao seu serviço Game Pass.

O próximo grande projeto da empresa é Starfield, o qual promete nos levar em uma aventura no espaço. Poucas informações a respeito do título foram divulgadas, mas os jogadores estão ansiosos para saber mais.

Conclusão

Infelizmente devido ao extenso tamanho da lista, tivemos que deixar alguns estúdios bons de fora, os quais merecem pelo menos uma menção honrosa para não deixarmos passar em branco. Entre eles temos Double Fine Productions, Rare, inXile e Mojang Studios.

E você, o que achou? Discorda de alguma posição da lista? Deixe seu comentário abaixo e não esqueça de votar.

Vinicius
Vinicius #VSDias55
Equipe do Site, Florianópolis
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque