Deathloop | Arkane Studios fala sobre o componente online presente no jogo

Deathloop | Arkane Studios fala sobre o componente online presente no jogo

Estúdio comenta sobre a dinâmica, e como tornou-o difícil de ser chato
#Games Publicado por Billy Butcher, em

A dinâmica entre Colt e Julianna é fascinante. Um personagem está tentando quebrar o loop do tempo, enquanto o outro está tentando preservá-lo. Ao longo do caminho, eles passam a se conhecer, rindo das piadas um do outro, compartilhando experiências e atirando um no outro antes que o ciclo comece novamente no dia seguinte.

Essas interações ocorrem ao longo da narrativa, enquanto Colt tenta descobrir a melhor maneira de assassinar oito alvos em um único dia, enquanto Julianna tenta emboscá-lo quando ele menos espera. A imprevisibilidade aumentou graças a Julianna ser controlada por outro jogador que invade o seu jogo na esperança de impedir o progresso de Colt na história.

A ideia de outro jogador invadindo seu jogo e assumindo o papel de seu arqui-inimigo é uma ideia legal, mas qualquer pessoa que já jogou um jogo multiplayer online pode ver imediatamente o potencial de frustração.

No entanto, quando perguntado ao diretor do jogo, Dinga Bakaba, sobre como a Arkane Studios fez para tornar essas experiências multijogador assíncronas recompensadoras, desafiadoras e divertidas em vez de induzir a raiva, frustrar e desanimar, ele se sente confiante de que os encontros serão agradáveis ​​para os jogadores.

"Gosto de pensar sobre aqueles encontros com Julianna como lutas de chefes", diz Bakaba.

"Em algum momento, os alvos, você os conhecerá. Você terá todas as ferramentas para lidar com eles. Eles não são o verdadeiro perigo aqui, especialmente se você estiver jogando online."

A equipe queria que os momentos em que Julianna invade parecesse um desafio, mas Arkane inclina as probabilidades a favor de Colt para que pareça menos opressor ou frustrante. A primeira maneira de Arkane empilhar o deck para Colt é por meio de sua habilidade Reprise, que essencialmente dá a ele três vidas por dia.

Julianna está vivendo o mesmo ciclo de tempo que Colt, mas ela só tem uma vida por dia, o que significa que o jogador de Julianna precisa ser criativo e astuto ao tentar derrubar Colt. No entanto, só porque Colt despacha Julianna nas primeiras horas da manhã, não significa que ela não retornará no final do dia, controlada por outra pessoa.

A equipe não entrará em detalhes como ou por que isso funciona, mas você não deve se sentir muito seguro à tarde só porque matou Julianna na hora do café da manhã.

“Há algo especial nela que torna possível que ela volte”, brinca Bakaba.

"A outra coisa que direi é que o fato de você matá-la durante uma invasão não o faz progredir em direção ao seu objetivo de quebrar o ciclo do tempo."

Além disso, se Colt estiver em um tempo e lugar onde nenhum de seus alvos está por perto, Julianna não pode invadir. Isso permite que Colt explore e faça outras coisas em preparação para sua missão principal, sem medo de ser emboscado.

No entanto, uma vez que Colt vai para uma área ocupada por um alvo, a invasão de Julianna é um jogo justo. Portanto, se Colt não está perseguindo sua presa, mas tentando extrair uma arma para loops futuros ou descobrir pistas sobre o alvo para futuras tentativas, a presença de Julianna aumenta a tensão.

Se ela conseguir acabar com ele, ele não conseguirá ficar com a arma. Porém, se você encontrar uma pista que lhe permita, por exemplo, entrar em uma nova área, você cumpriu seu objetivo de encontrar a dica e a morte de Colt não terá muitas consequências.

Se você estiver jogando enquanto Colt e Julianna invadem seu jogo, você será notificado imediatamente pelo rádio quando ela anunciar sua presença por meio de uma série de provocações. Assim que ela chega, ela tranca as portas de saída, mais ou menos prendendo você no mapa.

Você pode destrancar as portas hackeando um relé de antena na área, o que pode ser feito remotamente e furtivamente, mas se o relé for hackeado, é provável que Julianna saiba que você está na área geral. De lá, Julianna poderia tentar interrompê-lo em sua rota de saída, mas Colt é mais uma vez o sortudo, pois há duas saídas em cada distrito.

"Esses confrontos não precisam ser resolvidos com combates", disse Bakaba.

"Isso não é necessariamente uma competição de habilidades. Também pode ser uma competição de jogos mentais onde você nunca realmente a vê porque você anda por aí."

Embora Colt possa ter mais vantagens em seu canto, toda a fortuna não está do seu lado. Afinal, Julianna não está sozinha na caça ao Colt. A ilha inteira está à procura do protagonista de Deathloop sob as ordens de Julianna, então se um batedor NPC ou um sistema de segurança localizar Colt, o jogador Julianna receberá um marcador em seu HUD.

Da mesma forma, se Colt entrar em uma situação com armas de fogo ou atirando granadas, isso também chamará a atenção da caçadora.

"Queremos um jogo de gato e rato, em vez de um jogo de confronto direto", diz Bakaba.

Então, como a Arkane fará para evitar que este jogo de gato e rato seja uma aventura frustrante para o jogador de Colt? Uma maneira é balançar a mecânica de risco/recompensa a favor da Colt.

"A frase de efeito do jogo é: 'Se você não tiver sucesso no início, morra e morra de novo'", diz Bakaba.

“Não é necessariamente punitivo se eu tivesse cumprido meus objetivos, e depois disso eu tenho o confronto e perco, pode ser que na verdade eu não perca tanto. Pelo contrário, se eu ganhar, Julianna vai largar um pouco dela loadout, para que você tenha a chance de ganhar um poder ou uma boa arma sem ter que fazer uma missão secundária ou matar um alvo."

Além disso, se você matar Julianna como Colt, ele reabastece seu poder de Reprise, recarregando efetivamente suas vidas extras para aquela corrida. Enquanto isso, se Julianna tiver sucesso em sua missão de matar Colt, ela sairá sem uma recompensa real. Com tanto a ganhar e não muito a perder, pode valer a pena para Colt dar a Julianna o trabalho que ela parece estar procurando.

Mesmo depois de todas essas medidas tomadas por Arkane, se você ainda não quiser que outros jogadores interfiram no seu jogo, você pode limitar as invasões às pessoas da sua lista de amigos ou desligar totalmente a mecânica de invasão.

Se você fizer isso, um NPC Julianna invadirá seu jogo em vez de um controlado pelo jogador.

“Algumas pessoas simplesmente preferem jogar o jogo sozinhas; isso é algo do qual estamos definitivamente cientes”, diz Bakaba.

"Não estou aqui para dizer às pessoas como jogar. O jogo é deles! Mas espero que tentem [jogar online] porque acho que, pelo menos emocionalmente, isso cria algo que queríamos criar. Claro, a IA é útil, fará seu trabalho, mas nunca estará no mesmo nível de caos."

Independentemente de qual modo você joga, você não pode se comunicar com o outro jogador no mundo, e você nem saberá quem é até depois que a sessão terminar:

"Viemos do background Single-Player em termos dos jogos que fazemos, então queríamos fazer algo que parecesse ser para um jogador, mas há uma possibilidade de Multiplayer”, diz Bakaba.

"Aquela pessoa que está bancando o invasor, não são eles; eles são Julianna. Isso é algo importante. Então, não queríamos chat de voz apenas para manter esse nível de mistério..."

"Acho que era mais sobre tentar ter uma experiência Single-Player com algumas pessoas estrelando a sua campanha. Queríamos algo que parecesse ser um personagem do jogo, não alguém da Internet."

Deathloop será lançado em 21 de Maio de 2021 exclusivamente no PlayStation 5 e PC.

Billy Butcher
Billy Butcher #BillyButcher

Um grande fã de jogos e filmes dos gêneros Stealth e Ficção-Científica.

Tenho uma paixão imensa pela franquia Metal Gear Solid, na qual considero a minha favorita, porém também sou um grande amante das sagas Halo e StarCraft.

Moderador do Site, Volta Redonda, Rio de Janeiro
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.