Conheça o sistema de troféus do Playstation

Conheça o sistema de troféus do Playstation

Como funciona o sistema
#Artigos Publicado por João Victor, em

Quando a Microsoft lançou o Xbox 360 em 2005, trouxe com ele várias inovações bacanas, sendo uma delas, minha favorita: o sistema de reputação do jogador, que é computado através das Conquistas (os famosos Achievements, em inglês) que cada jogo disponibiliza. Tal recurso, inspirou várias outras plataformas à fazerem um sistema similar, inclusive sua maior concorrente, a Sony, foi a primeira com seu sistema de troféus! É sobre ele que irei comentar um pouquinho… Tá, isso pode não ser novidade para muita gente, mas você sabe como funciona? Sabe quantos pontos cada troféu lhe fornece? E de quantos você precisa para subir um nível? Continue a leitura e descubra.

O que são troféus e como obtê-los?

Os troféus são uma espécie de recompensa extra oferecida ao jogador quando o mesmo cumpre determinada tarefa, ou seja, é um recurso adicional que nada afeta seu progresso ou desempenho no jogo, você pode simplesmente ignorá-los se quiser. Porém, na minha opinião, eles dão um toque especial ao jogo, pois, para obtê-los você tem realizar determinadas façanhas que normalmente deixaria de lado (eu pelo menos, deixaria), tais como, descobrir todos os itens secretos do jogo, finalizar o jogo em uma dificuldade maior ou em menor tempo, vencer uma partida contra seu amigo, enfim.. se você conseguir, você ganhará um troféu como recompensa e, ficará registrado em seu perfil! Legal, né?

IMAGEaHR0cHM6Ly93d3cudmdzY29tY2VydmVqYS5jb20uYnIvaW1ncy9wb3N0cy91dGlsaWRhZGVfcHVibGljYS8wOV90cm9mZXVzX3BsYXlzdGF0aW9uL3BzLXRyb2ZldXMuanBn

Bom, os troféus são classificados em bronze, prata ou ouro de acordo com o nível de dificuldade para obtê-los e, se conseguir pegar todos do jogo, você ganhará o cobiçado troféu de platina, que é único por jogo (mas não são todos jogos que tem, explicarei mais abaixo).

Se você olhar a lista de troféus do jogo, irá notar que cada troféu possui um descritivo rápido de como obtê-lo, aí é só cumprir o que ele pede que será seu! Porém, alguns não revelam sua identidade, são os chamados troféus escondidos. Estes, você terá que conquistá-los na raça, mas são, geralmente, troféus de terminar o jogo ou relacionados à história (para evitar spoiler talvez?). Mas não se preocupe, existem vários sites que revelam para você o que precisa fazer

A partir do PS4, a Sony colocou um elemento adicional aos troféus: nível de raridade, classificando os como comum, raro, muito raro e ultrararo, baseado na quantidade de jogadores que conquistaram determinado troféu.

Raridade % de jogadores que conquistaram

Ultrararo 5% ou menos

Muito raro Entre 5% e 15%

Raro Entre 15% e 50%

Comum Mais de 50%

Sistema de pontuação e valores dos troféus

Os troféus serão sempre vinculados ao usuário logado no seu PlayStation e para cada troféu obtido você ganhará “x” pontos e a cada “x” pontos, você evolui de nível (level). Sendo os valores dos troféus distribuídos da seguinte forma:

ATUALIZAÇÃO: A partir do dia 07/10/2020, a Sony modificou o sistema de pontuação para aumentar o limite máximo do nível do usuário de 99 para 999, atendendo assim, a demanda da nova geração. Porém, como ela não deixou exatamente claro como funcionaria o novo sistema de pontuação, o usuário.

Redes de caçadores de troféus

Além de poder visualizar seus troféus (e de amigos) pelo próprio videogame, existem alguns sites não-oficiais que sincronizam seus troféus (se estiverem públicos) e montam rankings de jogadores, fornecem diversas dicas de como obter determinados troféus, revelam os troféus escondidos do jogo e, além disso, você pode encontrar pessoas que poderão te ajudar com algum troféu de multiplayer, caso seja necessário.

Todos os jogos possuem troféus?

A resposta é NÃO (infelizmente)! A Sony implementou esse sistema a partir do PS3, porém tardiamente, sendo assim alguns jogos acabaram ficando para trás e sem o sistema de troféus

E aí, o que você acha deste recurso? Nós conte a baixo no campo de comentários se você é um caçador de troféus.

João Victor
João Victor #jhonvwitter
Usuário do Site
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque