Análise | Bonkies

Análise | Bonkies

Um divertido puzzle cooperativo.
#Análises Publicado por Vinicius, em

Já imaginou como seria um Tetris cooperativo controlando macacos de mochila a jato? Pois bem, lhe apresentamos Bonkies, um novo jogo de quebra-cabeça que promete entregar essa experiência de uma forma muito criativa.

O jogo traz uma fórmula divertida onde você precisa usar a cabeça para superar os mais diversos tipos de quebra-cabeças apresentados em cada nível. Tudo isso sozinho ou junto com amigos no modo cooperativo.

Em Bonkies, cada nível apresenta um espaço vazio, o qual você precisa preencher com formatos específicos. O jogo te entrega várias peças em formatos diferentes, as quais você precisa empilhar dentro desse espaço vazio até conseguir replicar a forma.

É uma premissa bem simples, mas o jogo consegue mantê-la divertida por muito tempo ao apresentar diversas variações de desafios. Seja usando peças de vidro que não podem ser batidas senão acabam quebrando ou a necessidade de construir uma base embaixo do espaço vazio para conseguir completá-lo.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy8zOC8wMzcxNTAucG5n

Os comandos podem ser bem complicados de início, com você tendo que se acostumar a agarrar cada peça e aprendendo a usar a física a seu favor, mas com o tempo as coisas vão ficando mais fáceis e você consegue dominar os movimentos do jogo.

O jogo também te incentiva a completar os desafios o mais rápido que conseguir. Caso você seja capaz de terminar o nível na meta estipulada, receberá uma banana, a qual serve para liberar personagens e níveis extras. Um incentivo simples, mas que pode ajudar os jogadores a rejogarem antigos níveis.

Embora você possa jogar sozinho, Bonkies foi planejado em sua essência como um jogo coop, e é aqui que o título realmente brilha. Você pode trazer até três amigos para te ajudar, tornando tudo ainda mais divertido. Porém a comunicação é de extrema importância para que haja coordenação, caso contrário o caos vai reinar.

Carregar peças mais pesadas, onde é necessário a cooperação de todos os jogadores para ergue-la e a gravidade não irá perdoar caso um dos jogadores cometa algum deslize. Criar uma base para que os outros jogadores possam posicionar as peças em cima dela. Esses vários desafios incentivam os jogadores a sempre trabalharem em equipe.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy8zOC8wMzcxNDkucG5n

No entanto, esse foco no coop acaba prejudicando um pouco a experiência para aqueles que desejam jogar sozinhos. Os níveis mais difíceis podem se tornar frustrantes se você não tiver um amigo ajudando. E para piorar, o jogo não conta com opção de jogar online, somente coop local.

Embora se apresente como um "party game" para a família, Bonkies dificilmente se encaixa nesse quesito. O jogo conta com um alto nível de dificuldade, mesmo jogando com amigos. Como já dissemos antes, a comunicação é tudo, e o erro de um jogador pode custar muito para todos.

Apesar do seu nível de aprendizado alto, Bonkies é uma experiência cooperativa incrível. Caso você tenha a oportunidade de jogar com amigos, não poderíamos recomendá-lo o bastante. Divertido e desafiador, esse jogo com certeza vai te manter um bom tempo ocupado com seus vários níveis e desafios.

O jogo foi analisado no PC com um código fornecido pela editora.

8.0
thumb_up
Nota
Bonkies é uma divertida experiência cooperativa, mas que pode frustar aqueles que desejam jogar sozinhos.
Prós
  1. Coop extremamente divertido
  2. Puzzles desafiadores e divertidos
  3. Bom uso da física
  4. Apresentação bem trabalhada
Contras
  1. Sem modo online
  2. Certos níveis podem ser frustrantes se jogados solo
Vinicius
Vinicius #VSDias55
Equipe do Site, Florianópolis
Publicações em Destaque
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por coca,